Capítulo 33: Coincidindo com a memória

Excelentíssimo Presidente, Por Favor, Mantenha a Compostura Nan Youhang 2510 palavras 2026-07-30 06:10:40

Página (1/3)

Su Yan pensou por um instante e disse:

— Não participar da política.

— Mais alguma coisa?

— … Obedecer!

Su Yan não costumava baixar a cabeça diante das forças do mal, mas, diante de forças ainda mais malignas… só lhe restava ceder. Além disso, aquilo também dizia respeito à busca de seus interesses ao longo da vida. Tossiu baixinho e, transigindo, explicou:

— Era só uma conversa qualquer.

— E sobre o que vocês conversavam?

Quão entediado o presidente deveria estar para se interessar por uma fofoca dessas? Su Yan fez um muxoxo e respondeu:

— A mulher do meu mestre, ou seja, minha mestra, se envolveu com outro homem. Meu mestre está furioso e arrasado. Disse que, quando voltasse do interior, pediria licença e iria ao país de Diba procurar minha mestra. Se ela voltasse com ele, tudo bem. Mas, se insistisse em continuar com aquele homem, meu mestre a mataria e depois se suicidaria. Se não pudessem compartilhar a cama em vida, ao menos dividiriam o mesmo túmulo depois da morte… Hum… Acho que foi só isso.

— Você disse que Tan Ping iria aonde procurar sua mestra?

— A Diba! Aquele país rico até dizer chega. Meu mestre disse que minha mestra foi para lá com aquele velho catar sucata. Segundo ele, dá para ganhar dezenas de milhares por mês. Estou pensando se deveria pedir demissão e ir para lá catar sucata também. É um trabalho sujo e cansativo, mas o salário é alto…

Su Yan continuou tagarelando sem parar, enquanto Sheng Langxi mergulhava nos próprios pensamentos, sem fazer a menor ideia do que ela estava dizendo.

Depois que o carro entrou no distrito das Rosas, seguiu pela avenida Xiafei, fazendo inúmeras curvas, até finalmente chegar ao local onde Su Yan desceria. Ela agradeceu a Sheng Langxi e saiu do veículo. Com sua bolsa barata pendurada no braço, atravessou alegremente um monte de lixo fétido após o outro e caminhou até uma barraca de frutas.

— Mãe, cheguei!

Quando ainda estava a alguns metros de Du Fenglian, Su Yan apressou o passo e correu até ela. Abraçou-lhe o pescoço e beijou seu rosto, fazendo manha como uma filha comum diante da mãe.

Observando a cena pela janela do carro, Sheng Langxi curvou levemente os lábios. Aquela mulher parecia tão pouco confiável… Quem diria que era uma filha tão obediente?

Algumas crianças imundas cercaram o carro, olhando curiosas para dentro. Temendo que algo acontecesse a Sheng Langxi, o motorista ligou o motor devagar, preparando-se para partir.

Quando Sheng Langxi estava prestes a fechar a janela, viu Su Yan atravessar uma extensa faixa de vegetação e comprar água numa pequena loja. Da barraca de frutas, sua mãe gritou aflita:

— Menina, volte logo! A mamãe não está com sede!

Como se algo tivesse atingido seu coração, aquele chamado se sobrepôs a uma cena guardada em sua memória. Sheng Langxi mandou o motorista parar e ficou olhando fixamente para Su Yan, que voltava sorridente, carregando duas garrafas de suco.

O rosto limpo, o sorriso inocente e o rabo de cavalo balançando suavemente a cada passo lembravam-lhe, de algum modo, uma garota que conhecera muitos anos antes.

Página (1/3)

Página (2/3)

Todas aquelas semelhanças eram uma coincidência ou apenas uma ilusão sua?

— Impossível — murmurou Sheng Langxi para si mesmo.

— Excelência, o senhor disse alguma coisa? — perguntou o motorista.

Sheng Langxi fechou os olhos por um instante e respondeu com indiferença:

— Não foi nada. Vamos embora.

Ele fechou a janela. O carro arrancou lentamente e, pouco depois, deixou para trás aquele lugar imundo, caótico e miserável.

Por passar longos anos exposta ao vento e ao sol, Du Fenglian parecia mais velha do que as mulheres da mesma idade. Seu coração era fraco, por isso não podia realizar trabalhos muito pesados. Havia anos, mantinha uma barraca de frutas para sobreviver.

Quando não estava trabalhando, Su Yan ajudava Du Fenglian a vender frutas. Era bonita, tinha a pele clara, falava com doçura e possuía uma personalidade vivaz. Quando estava na barraca, as vendas costumavam ser melhores do que de costume.

— Mãe, vá para casa descansar. Eu fico tomando conta daqui sozinha — disse Su Yan.

Du Fenglian hesitou antes de responder:

— Está bem. Seu irmão quer comer pãezinhos recheados com carne. Vou para casa prepará-los para ele.

Embora não tivesse recebido uma educação superior, na juventude Du Fenglian gostava de ler livros e jornais. Como mãe de dois filhos, era relativamente esclarecida em outros assuntos. Mas, quando se tratava de preferir os homens às mulheres, sua mentalidade estava profundamente arraigada. Era incapaz de tratar Su Yan e Su Wang com igualdade.

Mais de uma vez, Su Yan a ouvira conversar com as vizinhas:

— De que adianta uma filha ser boa? Mais cedo ou mais tarde, ela pertencerá à família de outro homem. Só um filho é realmente nosso. Na velhice, ainda teremos de depender dele.

Por causa disso, Su Yan chorara várias vezes e também expressara sua insatisfação em diversas ocasiões, mas Du Fenglian sempre tratava o assunto com um sorriso, sem mudar concretamente sua atitude.

— Mãe, você não pode continuar mimando-o desse jeito. Ele já é um homem feito e você sempre…

— Chega. Seu irmão só quer comer alguns pãezinhos de carne. Por que você está tão contrariada?

Du Fenglian tirou o chapéu de sol da cabeça e colocou-o sobre a cabeça de Su Yan. Irritada, Su Yan o retirou e segurou-o nas mãos, dizendo, inconformada:

— Você faz tudo o que Su Wang quer comer. Mas, quando eu quero alguma coisa, por que nunca prepara para mim?

Du Fenglian pendurou no pescoço de Su Yan a bolsinha onde guardava o troco e, sorrindo, deu um tapinha em sua testa lisa.

— Já está tão crescida e ainda disputa comida com o seu irmão? Está bem, pare de reclamar. Não é como se eu não fosse deixar você comer quando os pãezinhos ficarem prontos… Tome conta da barraca e não dê o troco errado. Vou para casa preparar os pãezinhos.

Su Yan fez um muxoxo e observou Du Fenglian atravessar a faixa de vegetação coberta de poeira, seguindo em direção a uma área de barracos baixos.

Página (2/3)

Página (3/3)

Os negócios não iam muito bem naquele dia. Poucas frutas haviam sido vendidas, e isso deixou Su Yan um tanto abatida. Ela estava prestes a abrir a boca para anunciar suas mercadorias quando uma figura familiar entrou em seu campo de visão.

Irmão Tan? O que ele está fazendo aqui?

Embora diante dos outros Su Yan parecesse arrogante e sem modos, no fundo era extremamente insegura. Sobretudo na presença de Tan Yushi, sentia-se tão inferior que não ousava contar a verdadeira situação de sua família.

Tan Yushi já tentara várias vezes acompanhá-la até em casa, mas ela sempre recusara.

Ela se esforçava para ganhar dinheiro e regateava cada centavo justamente para juntar o mais depressa possível o suficiente para comprar uma casa decente, não precisando se sentir, diante do homem de quem gostava, tão insignificante quanto um grão de poeira.

Tan Yushi vestia um sobretudo cinza-claro e calças cáqui. A roupa casual fazia com que parecesse ainda mais elegante, distinto e extraordinário do que de costume. Escondida atrás da barraca de frutas, Su Yan espiava furtivamente na direção dele por cima da banca.

Felizmente, Tan Yushi não veio até ali. Depois de comprar uma garrafa de água na pequena loja do outro lado da rua, virou-se e caminhou em direção a um beco escuro e úmido.

Quase todos os moradores do distrito das Rosas conheciam aquele beco. Era o Beco dos Salgueiros, um lugar destinado aos homens pobres e desesperados que buscavam algum prazer.

Ali viviam duas ou três dezenas de mulheres jovens. Todas as noites, depois de se maquilarem de modo chamativo, penduravam uma lanterna vermelha sob o beiral de suas casas. Quando a lanterna estava acesa, significava que aceitavam clientes; quando permanecia apagada, indicava que havia alguém dentro da casa ou que não estavam bem o bastante para trabalhar.

Aquele beco era famoso não apenas no distrito das Rosas, mas em toda a cidade. Originalmente, não tinha nome. Mais tarde, dizia-se que um homem muito erudito visitara o local e lhe dera o nome de Beco da Bela Seda.

Su Yan se levantou e observou a figura alta e esguia de Tan Yushi desaparecer na escuridão do beco. Suas sobrancelhas se franziram profundamente. Tan Ping já dissera que os homens eram criaturas governadas pela parte inferior do corpo, e que um momento de prazer não significava necessariamente nada.

Mesmo assim, Su Yan não queria acreditar que o irmão Tan, que em seu coração era tão puro quanto um lótus branco coberto pela neve de uma montanha celestial, pudesse comprar os serviços de uma prostituta em busca de um prazer momentâneo.

— Ainda é cedo. As lanternas vermelhas do Beco da Bela Seda nem sequer foram acesas. O irmão Tan deve ter ido até lá por algum outro motivo — disse ela a si mesma, tentando se consolar.

Mas, depois de se tranquilizar durante um bom tempo, continuava sentindo um desconforto no coração. Enquanto vendia frutas, quase chegou a errar as contas.

Com o humor péssimo e a mente atormentada por pensamentos confusos, assim que escureceu Su Yan encerrou as vendas do dia, arrumou a barraca e se preparou para voltar para casa.

Página (3/3)