Capítulo 51
Afinal, Xuoya estava certa: o fim da feira não significava folga, mas sim o início de uma nova maré de trabalho, especialmente porque havia previsões de que um tufão atingiria a região naqueles dias.
— Tufão? — perguntou Sushu, sem conseguir reagir de imediato ao receber a ligação de Liu Minsu. — Vai ter tufão por aqui?
— A previsão foi anunciada há muito tempo, você não assistiu ao noticiário? — repreendeu Liu Minsu. — Comprou comida em casa? Caso ocorra alguma inundação, não vá passar fome.
— Vou comprar na saída do trabalho hoje. — Após desligar o telefone da mãe e chegar ao escritório, Sushu percebeu que o assunto principal havia mudado rapidamente da feira para o tufão previsto para a noite seguinte. Todos estavam tensos, e as prateleiras de muitas lojas já haviam sido esvaziadas pelas compras.
— Por que não me lembro de ter visto um tufão por aqui antes? — Sushu perguntou confusa, ouvindo os colegas discutirem se a tempestade seria igual à anterior. — É tão terrível assim?
— Na última vez que um tufão passou por aqui, praticamente não sobrou nenhuma árvore de pé, e o estacionamento subterrâneo virou um aquário. Naquela época, você estava estudando fora e não tinha voltado, não é?
— É provável... — pensou Sushu, imaginando que talvez a lembrança fosse tão antiga que ela realmente tivesse esquecido.
— Hoje à noite, todos os equipamentos do escritório devem ser desligados da tomada, as portas e janelas bem fechadas, e amanhã de manhã já teremos chuva por causa do tufão — disse Zhao Yiyang. — Eu dirijo um jipe. Amanhã, quem tiver dificuldade de locomoção pode me ligar que eu vou buscar.
As palavras foram ditas para todos, mas o olhar velado era dirigido a Sushu. No entanto, Sushu já havia planejado: tinha uma capa de chuva, a distância entre o escritório e sua casa não era grande, então poderia vir a pé.
O tufão estava previsto para chegar na noite seguinte, mas o dia amanheceu cinzento e carregado. No horário de saída de Sushu e dos colegas, a chuva já havia se intensificado e as nuvens escuras pareciam tocar o chão, criando uma atmosfera assustadora.
Devido ao mau tempo, Zhao Yiyang levou as funcionárias para casa uma a uma. O carro de Xiao Ya havia ficado no escritório, cuja localização era em uma área mais elevada e segura do que o estacionamento subterrâneo. No caminho, Mi Mei deu a Sushu algumas dicas sobre como enfrentar dias de tufão e mencionou colar fita adesiva em formato de cruz nas janelas, sendo zombada por Zhao Yiyang:
— Ah, faça-me o favor! O Wang Jing fez exatamente isso da última vez e foi o único cuja janela estilhaçou.
— Foi azar dele! Quem diria que um galho quebrado voaria direto na janela?
— Isso não prova que a fita adesiva não serve para nada?
Em menos de cinco minutos, chegaram ao prédio de Sushu. Antes de ela descer do carro, Zhao Yiyang lembrou:
— Amanhã, se a chuva estiver muito forte, eu venho te buscar. Não vá a pé para o trabalho, se a água subir muito, fica perigoso!
Sushu acenou com a mão para indicar que havia entendido. Vendo o carro de Zhao Yiyang partir, ela abriu o guarda-chuva e caminhou em direção ao grande supermercado próximo. Imaginando que um estabelecimento daquele porte ainda teria muitos mantimentos, ficou chocada ao entrar: havia poucas pessoas, a seção de frescos estava quase vazia — restando apenas folhas de vegetais apodrecidas e imprestáveis —, e na seção de alimentos secos quase não havia nada, sobrando apenas macarrão instantâneo com sabor de picles em conserva, o menos favorito de Sushu.
Ela deu uma volta completa pelo supermercado sem saber o que comprar. Lembrando-se de que ainda havia bolinhos congelados pela mãe na geladeira e que, por mais forte que fosse o tufão, não passaria fome, decidiu sair de mãos vazias. No entanto, assim que se virou para ir embora, um repositor a chamou:
— Por que você não vai levar nada?
O repositor era uma senhora de idade avançada, com uma expressão muito gentil. Sushu respondeu:
— Tia, o que eu queria comprar já esgotou. Ainda tenho bolinhos congelados em casa, o suficiente para dois dias.
— Ai, vejo que é uma jovem que mora sozinha. Se o tufão vier mesmo, vai faltar água e luz! — A senhora olhou ao redor e baixou a voz: — Eu guardei um pouco de macarrão instantâneo e panelas de aquecimento automático para mim, vou te dar uma parte.
— Sério que pode? — Os olhos de Sushu brilharam. — Muito obrigada, tia!
Adorada pelo olhar cheio de admiração da jovem, e ainda por cima tão bonita, a senhora sentiu-se lisonjeada:
— Venha, vou pegar para você. Vamos fazer isso escondidas, para ninguém ver.
— Tá bom!
É preciso admitir que a capacidade de estocagem das tias chinesas é formidável. O que a senhora chamou de "dar uma parte" resultou em um peso que Sushu quase não conseguia carregar. A senhora ainda sentiu um pouco de culpa por ter dado poucas panelas de aquecimento automático, dizendo que se amanhã a chuva diminuísse e novos produtos chegassem, guardaria mais para ela. Sushu recusou com muita gratidão e seguiu caminho, carregando com esforço uma grande sacola de comida.
— Quer que eu te acompanhe? Você consegue carregar isso? — gritou a senhora de longe.
— Não tem problema!
Dizer que não havia problema foi um exagero: nem cem metros adiante o problema surgiu. Tendo que segurar o guarda-chuva e carregar as sacolas ao mesmo tempo, Sushu ficou com metade do corpo encharcado, suas mãos perderam a força e a alça da sacola parecia prestes a arrebentar a qualquer momento. Exatamente quando ela estava prestes a soltar tudo na rua alagada, uma mão esticou-se de repente ao seu lado, pegou a alça da sacola e a ergueu.
Assustada, ela virou a cabeça e viu um rapaz alto e magro, sem guarda-chuva, com os cabelos encharcados em mechas grudadas, mas com um rosto muito familiar.
— Não se lembra de mim? Moro no prédio ao seu lado, nossos horários de saída são parecidos. — Ele mostrou os dentes brancos em um sorriso. — Deixe-me ajudar a levar para sua casa, está muito pesado.
— Não precisa, eu posso...
— Como não trouxe guarda-chuva, você pode segurar o meu. — O rapaz carregava outra sacola menor, claramente suprimentos de emergência para o tufão. Sem esperar resposta, segurou as duas sacolas e caminhou a passos largos em direção ao prédio de Sushu. Sushu ergueu o guarda-chuva bem alto para protegê-lo da chuva, precisando esticar o braço devido à altura dele. Poucos passos depois, percebendo o desconforto dela, o rapaz disse:
— Não precisa segurar o guarda-chuva para mim. A chuva está piorando, tanto faz estar molhado ou não. Vamos correr, assim que chegarmos ao saguão fica tudo bem.
Dito isso, ele começou a correr. Sushu o seguiu; mesmo carregando peso, o ritmo dele era muito mais rápido. Assim que entraram no saguão e fecharam o guarda-chuva, Sushu respirou aliviada:
— Muito obrigada mesmo! Se não fosse pela sua ajuda, minhas compras teriam caçado no chão.
— De nada, não há de quê. — O rapaz levou as coisas até o elevador. — Vou deixar no elevador, você sobe sozinha. Comprou bastante coisa, né? Já pegou água mineral?
— Água mineral? — Sushu perguntou confusa.
O rapaz suspirou resignado:
— Em prédios altos como o nosso, é muito fácil faltar água durante um tufão, então precisamos estocar mais. Comprei dois galões, vou te dar um, leve junto com você.
Sem dar tempo para Sushu recusar, ele colocou as compras e a água no elevador e disse:
— Aperte o andar da sua casa, eu já vou indo. Tchau.
— Espera aí, deixa eu te dar o... — Antes que pudesse terminar, o rapaz já havia saído correndo pela porta principal.
Com o elevador indo direto até a porta de seu apartamento, os últimos passos foram fáceis para Sushu, que não pôde deixar de pensar que ainda existem muitas pessoas boas no mundo. O que ela não sabia era que aquele mesmo "bom samaritano" havia cruzado no caminho de volta com outro vizinho carregando duas sacolas pesadas, exausto e vermelho de esforço, e ele simplesmente limitou-se a acenar levemente com a cabeça e seguiu seu caminho.
No meio da noite, o som da chuva aumentou, parecendo que o céu havia desabado, acompanhado por fortes estrondos de trovões. Sushu acordou com o barulho e olhou pela janela, avistando apenas os fios densos de chuva sob a luz da rua, o que lhe trouxe um pressentimento ruim. No dia seguinte, a intuição confirmou-se: embora a água da torneira continuasse funcionando, a energia elétrica havia acabado.
Sushu pegou a bateria portátil para carregar o celular e viu no grupo do escritório a orientação para que todos ficassem em casa trabalhando remotamente por enquanto. Ela foi cozinhar os bolinhos no fogão a gás e, ao verificar o celular novamente, a instrução havia mudado: todos os funcionários homens deviam se apresentar imediatamente no escritório.
Antes que pudesse formular alguma pergunta, o telefone de Xiao Ya tocou com um tom de seriedade incomum:
— A região costeira já inundou, o exército foi acionado para o combate às enchentes. O Zhao Yiyang e os outros rapazes foram convocados para ajudar na evacuação e na coordenação com a população.
O coração de Sushu apertou-se:
— Minha casa é perto do escritório, daqui a pouco vou lá ver se posso ajudar em algo.
Xiao Ya fez uma pausa, como se quisesse dizer algo, mas limitou-se a responder:
— Tenha cuidado. Daqui a pouco eu também vou.
O condomínio de Sushu ficava em uma área elevada e não acumulava muita água. Ela comeu rapidamente algumas mordidas de café da manhã, vestiu a capa de chuva e correu diretamente para o escritório. Ao sair do prédio, surpreendeu-se ao ver o mesmo rapaz que a ajudara no dia anterior. Desta vez ele usava um guarda-chuva, e sua expressão séria transformou-se instantaneamente em uma surpresa alegre ao vê-la. Ele deu alguns passos largos e perguntou:
— Por que você saiu de casa com esse tempo? É muito perigoso.
A simpatia de Sushu pelo rapaz era grande; ao ouvi-lo, ela sorriu timidamente, revelando pequenas covinhas que deixaram o jovem atordoado, fazendo-o sentir como se o calor de uma fogueira o envolvesse mesmo debaixo daquela chuva torrencial.
— E você, por que saiu?
— ... Eu sou programador, nem que caia canivete do céu eu tenho que trabalhar. — O rapaz inclinou o guarda-chuva na direção de Sushu, sem se importar com o fato de ela estar de capa de chuva e não precisar de proteção. — Aonde você vai? Eu te levo de carro.
Ele nunca havia achado a compra impulsiva daquele jipe grande tão útil quanto naquele momento:
— A tração é alta, não tem medo de alagamento.
— Meu escritório é ali na frente, é muito perto, dá para ir a pé — recusou Sushu. — O tempo que você levaria tirando o carro da garagem é maior do que eu levo caminhando.
— Então eu vou com você até lá, esse clima está muito perigoso — insistiu o rapaz, acrescentando em seguida: — Eu não tenho horário fixo de entrada, não estou com pressa.
Desta vez Sushu não conseguiu recusar. Mais tarde, ela descobriria que aquele prestativo rapaz chamava-se Xuan Yuan, tinha a mesma idade que ela e trabalhava como técnico em uma empresa. Ao saber que Sushu trabalhava no Departamento de Propaganda Provincial, Xuan Yuan exclamou impressionado:
— Que incrível! Temos a mesma idade, mas você é muito mais competente do que eu! — disse ele, com a sinceridade de quem ganhava dez vezes o salário dela, um elogio tão genuíno que deixou Sushu envergonhada.
— Na verdade, estou aqui em regime de colaboração temporária. Originalmente trabalho na Comissão de Inspeção Disciplinar de Haicheng — confessou ela. — Mais dia menos dia, vou deixar o Departamento Provincial.
— Com o seu talento, você certamente será efetivada aqui — afirmou Xuan Yuan, inclinando ainda mais o guarda-chuva para protegê-la, pois a chuva voltara a apertar.
— Cheguei. — Sushu apontou para o prédio de escritórios à frente. — Obrigada por hoje. Quando a chuva parar, pago um almoço para você.
— Combinado, então! — Vendo Sushu entrar no edifício, Xuan Yuan estampou um olhar de frustração e murmurou baixinho: — Essa rua é curta demais...