Capítulo 52
O terreno do prédio da Secretaria Provincial de Propaganda era, na verdade, alto, mas, a essa altura, a praça do lado de fora já estava inundada, com a água atingindo a altura do peito do pé. Enquanto caminhava, Susu se felicitava por estar usando botas de chuva. Ao entrar no edifício, percebeu que o saguão do térreo estava repleto de diversos suprimentos destinados ao combate às enchentes e ao resgate de emergência. Enquanto observava, alguém de repente bateu em suas costas, dando-lhe um susto. Ao se virar, viu um homem de rosto familiar, cujo nome não conseguia recordar, olhando para ela com o cenho franzido. Ele perguntou:
— O que você veio fazer aqui? Não disseram para as mulheres ficarem em casa? Sua unidade não avisou?
— Eu queria vir para ver se posso ajudar — explicou Susu. — Posso conferir as quantidades ou entrar em contato com outras unidades. Qualquer coisa serve.
— Não precisa, já temos gente suficiente. Não estamos precisando de homens... quer dizer, não estamos precisando de mais gente aqui — corrigiu-se, apressando-a. — Vá para casa logo, não precisam de você aqui.
Susu ainda tentou dizer algo, mas o homem avaliou o clima lá fora e franziu ainda mais a testa:
— Com este tempo, é meio perigoso você voltar sozinha. Vou arranjar um carro para você.
Antes que Susu pudesse reagir, ele gritou para o outro lado do corredor:
— Xiao Dong! Venha aqui fora!
— Oi! — respondeu o chamado, correndo para fora enquanto enxugava o cabelo. — O que foi?
— Leve esta moça para casa. Aproveite que a água ainda não está tão alta, vá logo.
— Meu carro... — Xiao Dong pretendia recusar, mas, ao afastar a toalha, viu a jovem parada ao lado do colega. Sob aquela luz penumbranada, o rosto dela era tão pálido que parecia brilhar, e sua expressão de desamparo e confusão era capaz de apertar o coração de qualquer um.
Ainda bem que a segunda metade da recusa não chegou a ser pronunciada; Xiao Dong a engoliu às pressas, transformando-a em:
— Meu carro não tem problema nenhum! Garanto levá-la em segurança!
— Mas a Xiaoya, da nossa unidade, também disse que viria ajudar... — hesitou Susu. — Se não se importar, prefiro esperar ela chegar parairmos juntas.
— Não precisa esperar. A maioria das ruas do centro está inundada, ela não vai conseguir passar. Você também deve voltar logo, senão daqui a pouco nem os nossos carros conseguirão circular.
Os fatos provaram que o homem estava certo. Pouco depois, Susu recebeu uma ligação de Xiaoya, que estava presa no meio do caminho e claramente não conseguiria chegar. Xiaoya pediu que Susu também voltasse para casa o mais rápido possível, pois, nas condições atuais, sair sem ser um profissional era extremamente perigoso.
Ouvindo aquilo ao lado, Xiao Dong apressou-a:
— Vamos logo, vou levá-la para casa agora mesmo.
No caminho de volta, a água na rua estava visivelmente mais profunda. Como a turvação impedia de enxergar as condições da via, o trajeto de cinco minutos levou quinze para Xiao Dong percorrer. Além disso, foi impossível entrar de carro no condomínio, obrigando-o a dar inúmeras recomendações e a pedir encarecidamente que Susu tomasse muito cuidado com os bueiros abertos.
— O terreno do condomínio é um pouco mais alto, vou tomar cuidado. Tenha cuidado no seu caminho de volta também! — Susu ajustou bem a capa de chuva. — Obrigada! Fique seguro!
Xiao Dong sorriu largo, balançou a mão para ela e, ansioso para retornar ao trabalho, deu meia-volta com o carro e partiu.
Susu tateou o caminho a pé na chuva. O local onde Xiao Dong a deixara era uma depressão com água bastante funda, mas, caminhando cem metros adiante, chegaria a uma plataforma elevada a uma distância curta. Após dar apenas alguns passos, ouviu a voz de uma criança choramingando por socorro, carregada de desespero e pavor.
Quando Susu ergueu os olhos, quase perdeu o fôlego de susto: o pé da criança parecia preso em algo, e metade de seu corpo estava submersa. A criança devia ter apenas seis ou sete anos e, como já era baixa, se afundasse um pouco mais, ficaria totalmente coberta pela água. Hesitando por apenas alguns segundos, Susu lançou-se em direção ao local. Ao se aproximar, sentiu também a enorme sucção sob os pés, o que fez até mesmo uma adulta como ela se desequilibrar. Ela agarrou o braço da criança, que, parecendo ter encontrado uma tábua de salvação, puxou-a com toda a força. O rosto do menino estava encharcado, com a chuva e as lágrimas misturadas.
— Socorro, me ajude, soluços...
Susu fez o possível para acalmá-lo e perguntou:
— Consegue puxar seu pé para fora? Tente se mover devagar, há algum espaço livre?
— Estou preso... — Ter alguém para ajudar acalmou um pouco a criança, que só então percebeu que a pessoa que a resgatava era uma moça extraordinariamente bonita, deixando escapar: — Você é a Fada de Balala?
— ...Isso mesmo, sou eu — respondeu Susu, acompanhando o fio da meada. — Então você tem que obedecer à Fada. Faça exatamente o que eu disser, combinado?
A criança balançou a cabeça vigorosamente e limpou o nariz com a manga.
— Consegue mexer o pé? — perguntou Susu. — O que está sentindo agora?
— Está preso em um buraco, é muito pequeno, não consigo mexer — disse a criança, cuja capacidade de expressão era razoável. — Acho que tem um galho me machucando.
— Certo, agora vou tocar no seu pé. Segure-se em mim e não se mova — instruiu Susu, agachando-se. A água atingiu-lhe o peito imediatamente. Como estava muito turva, ela só podia "enxergar" com as mãos para descobrir o que estava acontecendo.
Após apalpar por alguns instantes, Susu concluiu que se tratava de um bueiro cuja grade provavelmente havia quebrado. O pé da criança e um pedaço de galho haviam ficado presos juntos de maneira muito firme; se puxasse o galho com força excessiva, o menino gritaria de dor.
— Você consegue tirar o sapato? — perguntou Susu. — Quer que a moça ajude a tirá-lo? Senão não conseguiremos tirar seu pé.
A criança, com os olhos cheios d'água, assentiu:
— Sim, eu escuto a Fada!
Susu abaixou-se ainda mais, com a água chegando ao seu pescoço, prestes a cobrir-lhe o rosto. Felizmente, aquele ângulo foi suficiente: suas mãos alcançaram o sapato da criança e, puxando com força na altura do calcanhar, conseguiu fazê-lo soltar-se para dentro do buraco. Com o espaço ampliado, retirar o pé tornou-se bem mais fácil.
Nesse ponto, Susu estava completamente encharcada, com a capa de chuva gotejando por dentro e por fora. Segurando firmemente a mão do menino, ela caminhou em direção à plataforma elevada, onde a água já cobria os joelhos.
— Onde fica sua casa? Vou levá-lo.
A criança indicou um endereço também dentro do condomínio, e Susu o conduziu até lá.
— Com uma chuva dessas, por que não estava em casa? Onde estão seu pai e sua mãe? Por que saiu sozinho?
— Eles trabalham e voltam muito tarde. Eu estava em casa com a vovó — respondeu a criança com voz abafada. — Mas hoje a vovó saiu para jogar mahjong, e eu estava tão entoado sozinho que saí para brincar na água.
Susu teve uma vontade imensa de perguntar àquela criança azarenta se era ela quem brincava com a água ou se a água é que brincava com ela.
— Nunca mais saia sozinho para brincar, especialmente com um tempo assustador desses. E se a correnteza o tivesse levado? — Susu o acompanhou até a porta de casa. O menino trazia uma chave pendurada no pescoço e abriu a porta sozinho. Aquilo pareceu perigoso aos olhos de Susu, mas a criança já estava acostumada; aquele ambiente familiar o obrigava a carregar a própria chave.
— Já vou indo. Fique bem comportado em casa. Tem comida aí?
O menino assentiu e perguntou:
— Da próxima vez que eu estiver em apuros, a Fada virá me ajudar de novo?
— Sim — respondeu Susu com a voz suave. — Mas existem muitas Fadas; mesmo que não seja eu, outra Fada virá ajudá-lo.
Enquanto descia as escadas, Susu sentia um aperto no coração. Por que não é necessário fazer um teste para ser pai ou mãe? Há neste mundo pais que amam seus filhos, mas também aqueles que não se importam com eles, deixando-os crescer como ervas daninhas. Hoje ela estava lá para ajudar, mas se não estivesse? O que teria acontecido àquela criança?
Com as roupas grudadas ao corpo, sentindo frio e cansaço, Susu apenas trocou de roupa ao chegar em casa e despencou exausta na cama, adormecendo ao som da chuva lá fora.