Capítulo 20: O Homem na Assadeira
Página (1/3)
Capítulo 20 – O Homem na Chapa
Enquanto tomava pequenos goles de Calpis, Ritsu Sasajima recostava-se na cadeira, olhando com certo olhar vazio para Matsuda e Idachi, que ainda comiam com afinco. Será que o estômago desses dois tinha uma ligação direta com a Baía de Tóquio?
Logo após a bandeja de nigiris do Zero Furuya ser servida, Matsuda, que já dizia estar satisfeito, estendeu novamente a mão pecaminosa para pegar o único nigiri de camarão vermelho restante e o colocou na boca, reclamando enquanto mastigava que havia poucos nigiris de camarão e queria pedir mais.
“Nem sequer tem camarão-doce, nem ouriço-do-mar, que decepção~”
“Se você quer comer, peça à parte.”
Quando estava prestes a chamar o garçom, de repente vieram dois gritos femininos da área das cabines, imediatamente atraindo a atenção dos clientes e funcionários do restaurante.
“Ugh… Ah!!”
“Yaaah—!!!”
Sasajima reagiu rapidamente, levantando-se e correndo até lá, e viu uma cena que o surpreendeu.
Um homem vestindo uma camisa roxa escura estava deitado sobre a mesa, o pior era que seu rosto inteiro estava apoiado na chapa quente, emitindo um chiado, uma imagem que incomodava Sasajima, que acabara de terminar de comer carne grelhada.
“Jun-kun!”
Uma garota loira foi a primeira a reagir, tentando afastar o homem da chapa, mas foi impedida por uma mão forte. Sasajima, com o rosto sério, disse: “Deixe comigo, por favor, vocês três fiquem aí ao lado.”
Os três atônitos levantaram-se apressadamente, enquanto Sasajima calmamente separava o rosto do homem da chapa. Em menos de um minuto, o rosto já apresentava queimaduras graves, até com marcas da chapa, uma cena ao mesmo tempo ridícula e assustadora.
Os clientes ao redor também perderam o apetite, e uma garota da mesa ao lado alertou cautelosamente: “Senhor, não deveríamos chamar uma ambulância?”
Furuya Zero e os demais, que chegaram ao local após o aviso, perceberam que o homem não reagia mesmo com a chapa sobre o rosto e cada um começou a fazer suas próprias suposições. Sasajima, que estava mais próximo, sentiu um leve cheiro de amêndoa amarga.
Cianeto de potássio.
“Não precisa chamar ambulância… Capitão Idachi, por favor, chame a polícia. Isso é um assassinato.”
“Entendido!”
Como estudantes da academia de polícia, eles precisavam manter a calma diante da cena. Em casos de envenenamento por cianeto, o mais provável é que o autor do crime esteja entre as pessoas na mesma mesa ou entre os garçons e cozinheiros do restaurante. Então, primeiro, era preciso restringir o círculo de suspeitos e afastar os clientes do local do crime.
Quase simultaneamente, os cinco tiraram de seus bolsos luvas brancas sem pó e começaram a investigar a cena do crime. Idachi, após chamar a polícia, ficou responsável por manter a ordem, afastando todos da área e pedindo aos funcionários que colocassem a placa “Fechado Temporariamente”.
Página (2/3)
— “Eles parecem bem jovens. Será que são policiais?”
— “Se fossem policiais, não precisariam chamar a polícia, né…”
— “Será que são os próprios assassinos, uma gangue talvez?”
Idachi contraiu levemente os lábios, surpreso com a imaginação fértil dos clientes cochichando e tentando tirar fotos escondidas. Ele os repreendeu em voz alta: “Somos estudantes da Academia da Polícia Metropolitana de Tóquio! Quer que eu explique o que é crime de gravação ilegal?”
“Ah? Do que você está falando, eu não…”
Idachi avançou, segurou firmemente o celular da pessoa na mão direita e sorriu: “De acordo com as leis de Tóquio, esse ato pode acarretar até seis meses de prisão e multa de 500 mil ienes.”
“Eu, eu apago agora!”
Enquanto isso, Furuya Zero e Matsuda Jinpei examinavam as marcas na cena, tentando descobrir como o veneno foi administrado; Kagehiko Morofushi ajudava a polícia a gravar os depoimentos, começando pelos três que estavam na mesma mesa; e Sasajima fazia uma autópsia preliminar ao lado do corpo.
No nariz e boca do cadáver havia um forte cheiro de amêndoa amarga, o mesmo cheiro vinha da mão direita, indicando que o morto provavelmente entrou em contato com o cianeto pela mão durante a refeição e ingeriu o veneno.
As unhas estavam rosadas, as mucosas da pele apresentavam coloração roxa escura, e restos de comida escorriam dos cantos da boca, mostrando que ele morreu envenenado no meio da mastigação, sem nem conseguir engolir.
“Realmente foi envenenamento por cianeto, mas ainda não dá para saber onde o veneno foi ingerido.” Sasajima, após a inspeção, pediu ao restaurante uma toalha branca para cobrir o rosto, pois a visão era realmente perturbadora.
“Conseguimos uma pista.” Furuya Zero apontou para um prato de nigiris ainda não terminado na mesa e disse: “Não há cheiro de cianeto neles, então é improvável que ele tenha morrido por comer esses nigiris… Claro que não podemos descartar a possibilidade de um assassinato aleatório.”
Matsuda Jinpei deu de ombros: “Além desses, nada na mesa indica veneno, pelo menos à vista e olfato, só a perícia poderá confirmar.”
Morofushi, que já havia confirmado as identidades dos três na mesa, anotou no caderno: “Terminei de interrogar. A vítima se chamava Jun Saki, 27 anos, barman do bar Blue Lasers, em Wakamatsu-cho 1-chome.”
Sentado à frente dele estava Takuya Hagi, também com 27 anos, amigo da faculdade e atualmente gerente do departamento de marketing da Matsui Corporation em Asahi-cho 2-chome.
Ao lado da vítima estava sua namorada, Nanako Asamoto, 24 anos, com quem namorava há um ano e trabalhava como garçonete no mesmo bar.
A última era Aya Matsui, 25 anos, filha do presidente da Matsui Corporation e namorada de Hagi.
Ao ouvir o relato de Morofushi, Sasajima franziu a testa, recordando o que aconteceu no banheiro. O círculo de suspeitos já podia ser reduzido a esses três, todos com motivos para cometer o crime.
E todos os motivos tinham a ver com “emoções”.
Olhando para Takuya Hagi, que consolava sua namorada, Sasajima lembrou o que o instrutor Onizuka dissera nas aulas de cultura geral: ao coletar informações sobre o alvo, não se deve tirar conclusões precipitadas, é melhor esperar a polícia reunir mais evidências.
Página (3/3)
Se alguém envenenou, certamente há um instrumento para guardar o veneno; encontrar o método de envenenamento tornará tudo muito mais fácil.
A polícia de Tóquio chegou rápido ao local. O líder, um homem de porte um pouco robusto, vestia um sobretudo laranja com um cinto apertado que evidenciava sua barriga de chope, e usava um pequeno chapéu da mesma cor, com expressão muito séria.
“Quem chamou a polícia?”
“Eu!” Idachi levantou a mão e se aproximou: “Olá, policial, por favor, venha aqui.”
O policial gordo percebeu que o corpo já tinha sido movido e que os clientes estavam agrupados em uma área, pensando: como assim? Os jovens hoje em dia adoram fofocas, mas são tão organizados assim?
“Equipe de perícia, entrem em ação. Outros, comecem a interrogar testemunhas, identifiquem suspeitos relacionados ao caso… O legista, faça a autópsia preliminar.”
“A causa da morte foi envenenamento por cianeto de potássio, o óbito ocorreu entre 20h49 e 20h52.”
O jovem diante dele, aparentando uns dezoito anos, falou isso e Megure Tooru piscou confuso: “Hum? Quem é você?”
“Ritsu Sasajima, estudante da Academia de Polícia Metropolitana. Já realizei a autópsia preliminar, então não é necessária uma segunda. Agora o que a polícia precisa descobrir é a origem do veneno.”
Megure semicerrou os olhos, como quem diz “você está me ensinando a trabalhar?”, ignorou Sasajima e se aproximou do corpo. Após observar, percebeu que o jovem tinha talento.
“Sasajima-kun, certo? Você e o que chamou a polícia são estudantes da academia?”
“Sim, e estes três também.”
Megure assentiu: “Para vocês, chegou cedo demais ao local, podem observar ao lado, o resto deixem conosco.”
Parece que… não conquistaram a confiança do policial.
Mas também é compreensível, eles ainda parecem garotos que não terminaram a escola, é difícil para um veterano experiente confiar de imediato.
“Policial, na verdade tenho algo para lhe contar, relacionado ao caso.”
“Oh?”
[Caso original, Hagi e Saki são participações especiais como amigos leitores (risos)]
(Fim do capítulo)