Capítulo 22

Depois de reencarnar como o papagaio do astro do cinema, eu fiquei famoso de repente Fruto estranho do xadrez 4131 palavras 2026-07-30 06:13:22

Página (1/3)

Branco Feliz não sabia que, do outro lado, Lípu já havia descoberto sua selfie. Só sabia que, atordoado, conseguira enfim sobreviver àquele dia. Na hora de dormir, deitou-se sem cerimônia sobre o travesseiro de Lípu e adormeceu sentindo o aroma que ainda restava ali, fingindo que o dono ainda estava presente.

Na manhã seguinte, ficou olhando fixamente para o comedouro, onde restava apenas uma fina camada de ração.

Ele havia calculado cuidadosamente quanto comeria. Como era possível que tivesse sobrado tão pouco tão depressa?

Antes que pudesse entender, ouviu o ruído suave da porta se abrindo. Era Mei Youshu.

Branco Feliz virou-se e voou até ele, parando de propósito a dois metros de distância.

— Bom dia! Já comeu?

Mei Youshu empurrou os óculos escuros para cima e abriu um sorriso rígido.

— Olá, Grande Branco...

Ele não recuou.

Branco Feliz observou o jovem parado, imóvel, e sentiu-se muito satisfeito.

Nos dois dias anteriores à partida de Lípu, Mei Youshu aparecera todos os dias por algum tempo. Graças às aproximações deliberadas de Branco Feliz, o jovem havia evoluído de alguém que se virava para a parede assim que o via para alguém que, contanto que não olhasse diretamente para ele, já não tremia.

O que Branco Feliz não sabia era que as pernas de Mei Youshu estavam tão moles que ele mal conseguia andar.

Enquanto Lípu estivera em casa, tudo fora relativamente suportável; pelo menos havia alguém ao lado dele para lhe dar apoio. Mas agora estava sozinho com Branco Feliz, e aquilo o fazia reviver o terror da infância, quando fora trancado no galinheiro de uma casa no campo...

Pense nos quinhentos.

Branco Feliz viu o jovem, que até então parecia abatido, recuperar o ânimo num instante. Mei Youshu foi diretamente até o armário onde ficava a ração dos pássaros, encheu habilmente uma caixa até a borda e depois foi à cozinha ferver água.

Branco Feliz o seguiu e ouviu Mei Youshu soltar um “hã?” depois de verificar o bebedouro.

— Como ainda há tanta água?

Ah, aquela água fora fervida por ele na noite anterior.

Branco Feliz bocejou e perguntou:

— Quer beber água?

— Obrigado, ainda não estou com sede. Eu...

O corpo de Mei Youshu enrijeceu de repente. A voz ficou presa em sua garganta, como o chiado do vapor quando a água começa a ferver.

Só depois de um longo tempo ele se virou, rígido ao extremo. O movimento parecia o de alguém com o pescoço enferrujado, acompanhado por estalos imaginários e inexistentes.

Seus olhos revelavam um terror indescritível.

Ao ser encarado daquela maneira, Branco Feliz sentiu nascer uma malícia travessa. Caminhou lentamente para a frente e disse:

— Grande Árvore... o que vai comer no café da manhã hoje? E no almoço?

— Grande Árvore, como está indo o trabalho?

— Grande Árvore, o tempo está tão bom hoje... que tal sairmos para brincar?

Quanto mais se aproximava, mais Mei Youshu recuava, até que o tom de Branco Feliz se tornou cada vez mais parecido com o de Lípu, e sua voz também.

— Grande Árvore, eu vou falar com a Lídia sobre isso. Você não precisa mais se preocupar.

Era algo que ouvira Lípu dizer ao telefone.

Mei Youshu caiu sentado no chão.

Ele devia estar apavorado. Branco Feliz olhou para os cabelos espetados do jovem. Embora fossem naturalmente curtos e rígidos, davam-lhe a impressão de que Mei Youshu havia se transformado num ouriço.

O que fazer? Como acalmar aquele dono temporário?

Talvez pudesse cantar uma música para ele.

Enquanto Branco Feliz cantarolava baixinho, Mei Youshu já estava tão chocado que seus pensamentos haviam entrado em completa desordem.

Não era como se nunca tivesse ouvido Lípu dizer que Grande Branco falava muito bem. Ele até se preparara para ouvir o papagaio dizer todo tipo de bobagem. Mas jamais imaginara... jamais imaginara...

Grande Branco também conseguia imitar a voz de Lípu!

Era verdade que papagaios podiam imitar a voz dos donos, mas conseguir fazê-lo daquele jeito... aquilo não era realmente um demônio que havia adquirido forma?

Naquele instante, ele quase vira Lípu de volta, parado bem diante dele.

Mas, no fim das contas, o que lhe arrepiava o couro cabeludo era aquele bico pontudo se aproximando cada vez mais. Todo o resto era apenas um fator adicional.

Mei Youshu desejou cobrir completamente as lentes dos óculos escuros, para não precisar ver o papagaio. Mas, se não pudesse enxergá-lo e ainda ouvisse a voz de Lípu, talvez fosse algo muito mais assustador...

Quando enfim conseguiu organizar os pensamentos, Mei Youshu já havia enchido o bebedouro da gaiola com água fresca fervida e esfriada. Enxugando o suor, sentou-se no sofá.

Página (1/3)

Página (2/3)

Vendo como ele estava cansado, Branco Feliz não o incomodou. Continuou até o topo do aquário para alimentar os peixes.

Uma, duas, três...

Mei Youshu, que ficara acordado até tarde na noite anterior, estava sonolento e prestes a adormecer. Seu olhar perdeu-se no vazio, como se visse alguma coisa caindo sem parar dentro do aquário, enquanto os peixes disputavam aquilo...

Mas o que estava caindo ali?!

Mei Youshu despertou num sobressalto e, em três passos largos, atravessou a sala até o aquário, quase colando o rosto no vidro para observar.

Que susto. Então era apenas ração para peixes.

Ele relaxou por dentro. Por pouco não pensara que fosse alguma coisa estranha. Se acontecesse algum acidente enquanto cuidava da casa, não teria como dar explicações a Lípu...

Espere. Então quem estava jogando a ração ali dentro?

Mei Youshu levantou a cabeça lentamente, em câmera lenta, e seus olhos encontraram os de Branco Feliz, empoleirado no topo do aquário. O papagaio inclinou a cabeça, como se quisesse mostrar alguma coisa, pegou um grão de ração e, sob o olhar do jovem, jogou-o pela abertura.

— N-não jogue mais! — pediu Mei Youshu, trêmulo.

Ele não havia esquecido a cena que vira entre o sono e a vigília. Grande Branco provavelmente já jogara muita ração ali dentro; se continuasse alimentando os peixes, talvez acabasse matando-os de tanto comer.

Tentou levantar a mão para espantar o papagaio, mas não conseguiu. Em vez disso, o animal agarrou seu braço.

Ele tinha subido no braço dele!

Mei Youshu quis sacudir o membro, mas também temia machucar o papagaio. Só pôde permanecer rígido, sem se atrever a mover-se.

O confronto terminou quando Branco Feliz saltou espontaneamente do braço do jovem.

Lidar com pessoas era muito mais divertido. Branco Feliz observou Mei Youshu exibir uma expressão exausta e depois entrou na cozinha com passos arrastados.

Ah, certo. Aquele homem já havia dormido por várias horas. Agora era meio-dia.

A habilidade culinária de Mei Youshu não ficava atrás da de Lípu. A diferença era que ele gostava de comida extremamente apimentada. Branco Feliz não sabia disso. Vendo um prato que parecia muito apetitoso, voou para lá e roubou uma garfada.

No instante seguinte, sob o olhar atônito do jovem, começou a tossir violentamente. Bateu as asas até a cozinha, abriu a torneira e enfiou o bico sob a água fria corrente.

Que incrível...

Mei Youshu entrou atrás dele e observou claramente todo o processo: o papagaio abrindo a torneira e depois erguendo a cabeça para lavar a boca.

Que impressionante. Que inteligente.

Depois de se conter por um longo tempo, Mei Youshu conseguiu elogiar:

— Muito bem.

Branco Feliz lançou-lhe um olhar sem palavras. Na verdade, estava ainda mais irritado consigo mesmo: com Lípu fora de casa, presumira por hábito que alguém o impediria de comer qualquer coisa.

— Sem pimenta! Sem pimenta! — disse ele.

Mas Mei Youshu levantou o celular com cautela. Havia uma mensagem de Lípu. Ele a enviara às pressas depois de ver Grande Branco engasgar.

“Não dê comida aleatória a Grande Branco.”

As palavras, frias e implacáveis, destruíram o sonho de Branco Feliz de aproveitar a ausência de Lípu para comer à vontade.

Mei Youshu ergueu um pouco o celular.

— Seu dono não deixou você comer.

Ao mesmo tempo, puxou o prato para longe do papagaio.

Toda a plumagem da cabeça de Branco Feliz despencou.

Mei Youshu não conseguiu conter uma risada. Era a primeira vez que via emoções tão semelhantes às humanas num pássaro. Com aquela aparência adorável, o contraste era realmente divertido demais para resistir.

Branco Feliz voou para dentro da gaiola, comeu meia caixa de ração e, tomado pelo ressentimento, não conseguiu terminar tudo. Depois tirou um cochilo ali mesmo.

Quando acordou, Mei Youshu já havia limpado a mesa inteira.

Mas não parou. Tampouco foi embora. Em vez disso, pegou o molho de chaves que Lípu lhe entregara antes de partir e abriu uma porta que nunca havia sido aberta.

Branco Feliz ergueu o corpo e inclinou a cabeça para escutar.

Quanto à certeza de que aquela porta jamais fora aberta... era simples: ele nunca vira Lípu ir naquela direção.

Branco Feliz saiu imediatamente da gaiola e, fazendo uma curva brusca, planou até onde Mei Youshu estava.

A luz da tarde feriu-lhe os olhos. Do outro lado da janela daquele quarto, surgiu uma paisagem que nunca vira antes, repleta de novidades.

Era um quarto de hóspedes, provavelmente destinado a visitas. Estava completamente mobiliado, e a cama permanecia coberta por um lençol protetor contra poeira. Pela camada de pó sobre a mesa, porém, parecia não ser usado havia bastante tempo.

— Cof... há quanto tempo este quarto não é arejado?

Página (2/3)

Página (3/3)

Mei Youshu cobriu o nariz e abriu a janela. Seu movimento fez a poeira acumulada no parapeito espalhar-se de repente, como uma tempestade de areia uivante.

Branco Feliz recuou silenciosamente. Na noite anterior, acabara de tomar banho e não queria repetir a experiência naquele mesmo dia.

Quando Mei Youshu se virou, viu uma massa branca esforçando-se para passar pela fresta da porta. Sentindo o couro cabeludo arrepiar e, ao mesmo tempo, contendo uma risada, foi até o banheiro, molhou um pano e fez um gesto para o grande papagaio, que o seguira de perto.

— Só estou arejando um quarto que não é usado e limpando os lugares sujos. Não vou pegar nada do seu dono.

Aquilo era praticamente igual a um cão protegendo a casa.

Pensando nisso, Mei Youshu aproveitou a força do vento e abriu também as outras portas. Estava prestes a começar uma grande limpeza quando o toque repentino do celular interrompeu seus planos.

— Lídia?

— Agora?

— Está bem, já estou voltando.

Guardou o celular. Branco Feliz viu o jovem, que até então se movia devagar, vestir rapidamente o casaco como se tivesse recebido uma injeção de estimulante, deixar as chaves e sair sem sequer lhe lançar um olhar.

Ah, então só restava esperar Lípu voltar.

Branco Feliz olhou para o relógio na parede. Eram duas da tarde. Se o avião não atrasasse, Lípu provavelmente chegaria em casa no começo da noite.

De repente, sentiu-se muito mais disposto. Planejou tirar um cochilo e depois levantar ao anoitecer para assistir televisão até Lípu voltar.

Tum!

Um som abafado veio do quarto de hóspedes que acabara de visitar. Branco Feliz não teve escolha senão sair do sofá macio e ir verificar.

Descobriu que uma decoração sobre a mesa havia sido derrubada pelo vento. Voou até lá e chutou o objeto para longe da borda, para evitar que o enfeite, que parecia ser de vidro, se quebrasse.

Caso contrário, a culpa cairia sobre ele. Com certeza seria assim.

Ele não esperava que Mei Youshu tivesse saído com tanta pressa a ponto de nem fechar a porta.

Branco Feliz balançou a cabeça, soltando um pequeno som de reprovação, e voou em direção aos outros quartos que ainda não visitara, para verificar se o vento havia derrubado alguma coisa importante.

Os três quartos desconhecidos eram todos dormitórios. Os outros dois, porém, estavam completamente vazios, sem nenhum objeto. Talvez Lípu ainda não tivesse decidido o que colocar neles. Afinal, morando sozinho, não havia muita utilidade em ter tantos quartos.

Branco Feliz deu uma volta e, quando se preparava para retornar, avistou outra fresta de porta, entreaberta.

Naquele quarto ele nunca havia entrado.

Branco Feliz forçou a passagem e ficou atônito por um longo momento diante da cena.

Aquilo era... um escritório?

Estantes cobriam completamente as paredes. Havia três delas, abarrotadas de livros empilhados do chão ao teto, transformando o cômodo luminoso num escritório com uma atmosfera intensa de biblioteca e estudo.

As estantes eram de um tom escuro e sóbrio, sem tornar o ambiente opressivo. Os livros, porém, tinham todos a mesma cor e estavam dispostos de maneira uniforme, como se nem fossem livros de verdade.

A iluminação também era diferente da dos outros cômodos. Não havia uma única luminária redonda no teto, mas enormes estruturas luminosas espalhadas pelos quatro cantos, com diversos equipamentos de iluminação — como ring lights e softboxes. O conjunto lembrava um estúdio fotográfico.

Mas era estranho. Por que havia tantas luzes daquele tipo numa casa?

Espere... o que era aquilo?

Branco Feliz ficou imóvel.

Como até então observara tudo de baixo para cima, e como havia um computador enorme no escritório, não prestara atenção à pilha de equipamentos espalhados ou presos ao lado dele. Mas agora que saltara para a cadeira giratória, teve a sensação de estar vendo coisas familiares e, ao mesmo tempo, desconhecidas.

Microfones, câmeras, gravadores, equipamentos de captação de som, alto-falantes, um computador de mesa...

O olhar de Branco Feliz percorreu cada objeto. Em seus olhos refletia-se o brilho metálico, incomparavelmente suave, enquanto seu bico se entreabria pouco a pouco.

Eram equipamentos mais avançados e sofisticados do que aqueles que ele próprio já usara. Bastava observá-los a olho nu para perceber o custo exorbitante e o nível profissional daquele conjunto.

Somando aquilo aos equipamentos especializados ao redor e à atitude de Lípu, que sempre mantinha a porta fechada e protegia aquele cômodo, a resposta tornava-se óbvia.

Branco Feliz lançou-se de repente para a frente. Não se importou com a fina camada de poeira que sujou suas penas de voo. Uma luz espantosa brilhava em seus olhos.

Meus queridos!

Não fora em vão ter ficado tanto tempo sem internet.

Finalmente encontrara diversão!

Página (3/3)