Capítulo 127: O convite do Diretor Harden

Renascido na Inglaterra como um Gênio Literário Mestre Mamão 2327 palavras 2026-04-01 09:17:38

Kevin já havia escrito todos os versos de todas as estrofes de *O Canto do Rouxinol*, embora não os tivesse enviado todos de uma vez a Walter. Portanto, naquele momento, bastava-lhe abrir o arquivo e enviar os versos do sexto capítulo.

**Ooço a tua voz;**
**Muitas vezes estive apaixonado pela Morte mansa,**
**Chamei-a em versos suaves para que levasse o meu fôlego**
**Em fumaça silenciosa;**
**Agora mais do que nunca parece rico morrer,**
**Cessar a meia-noite sem dor,**
**Enquanto despejas a tua alma assim**
**Em tal êxtase!**
**Ainda assim cantarás, e eu terei ouvidos em vão—**
**À tua alta requiem tornada um sodalício de terra.**

Estes são os versos do sexto capítulo de *O Canto do Rouxinol*. Nele, o poeta, imerso na escuridão, escuta o canto do rouxinol e declara quase apaixonar-se pela "Morte mansa". Envolvido pelas melodias sinuosas da ave, o poeta experimenta uma morte de tom romântico, em que o espírito se dissolve na imensidão. Guiada pelo voo do rouxinol, a consciência da morte parece revestir-se de uma opulência inacessível ao mundo terreno, acalentando o desejo de extinguir a vida no infinito cósmico, livre de qualquer sofrimento.

Esta estrofe revela profundamente o anseio do poeta por uma paz espiritual eterna. O canto do rouxinol afigura-se como um réquiem entoado pelos deuses, uma melodia vinda do Paraíso. É evidente que esta morte desejada pelo poeta difere daquela marcada pela fadiga terrena e pela agonia febril. Contudo, a incursão guiada pelo canto sublime do rouxinol ainda não consegue afastar totalmente a ideia da morte, demonstrando que o autor permanece atado aos tormentos da realidade.

Sempre que lia as poesias de John Keats, Kevin não podia deixar de admirar a imaginação daquele gênio falecido na flor da idade. A atmosfera e o lirismo evocados por sua pena alcançavam patamares inacessíveis a muitos literatos, tanto do passado quanto do presente, do Oriente e do Ocidente. Esta era a razão pela qual a sua poesia incendiava a Inglaterra com tanto fervor.

Após reler o texto rapidamente, Kevin enviou-o de imediato a Walter. Vendo a notificação de que a mensagem havia sido despachada com sucesso, deitou-se tranquilamente na cama e desfrutou de um sono revigorante.

***

Na manhã seguinte, após despertar, Kevin precisava comparecer à universidade. O prazo da sua licença havia expirado e, como não tinha nenhum compromisso urgente, decidiu simplesmente retornar às aulas. Afinal, seus estudos ainda não estavam concluídos e convinha respeitar os regulamentos acadêmicos.

Assim que cruzou os portões do campus, várias estudantes enamoradas fixaram nele o olhar, algumas com expressões de pura adoração.

— Não é aquele talentoso Kevin? Finalmente o vejo de novo. Desde que o seu livro fez tanto sucesso, raramente tenho notícias dele.

— É verdade. Ouvi dizer que *Jane Eyre* foi adaptada para o cinema recentemente e que o filme está fazendo um enorme sucesso na Inglaterra. Provavelmente, todas as obras dele acabarão nas telas grandes. Que inveja! Conseguir tanto reconhecimento tão jovem.

— Se o meu namorado fosse tão brilhante, eu morreria de felicidade. Como admiro quem consegue escrever textos que encantam tanta gente.

— Parece que a decisão da Linda de rejeitá-lo no passado foi um erro colossal. Lembro-me daquele dia em que Kevin se declarou diante de tanta gente e ela o chamou de péssimo partido sem futuro. E agora? O mundo deu voltas.

— É verdade. Embora o August também escreva e publique artigos, não se compara minimamente ao Kevin de hoje.

Collison vinha saindo da secretaria bem no momento em que avistou Kevin, decidindo chamá-lo imediatamente.

— Kevin, venha cá por um instante — disse Collison em voz alta.

Ouvindo o chamado, Kevin deu meia-volta e caminhou em direção à sala dos professores.

— Professor Collison, o senhor me chamou? É por causa dos meus dias de ausência? Peço desculpas, a culpa foi minha — disse Kevin com cortesia.

— Não, não me refiro a isso. Já disse que aqui prezamos pela liberdade; ninguém o censurará pelas faltas. Não fui eu quem o mandou chamar, mas sim o diretor Harden — respondeu Collison.

— O diretor Harden me chamou? — surpreendeu-se Kevin.

Anteriormente, o diretor Harden o havia convocado em algumas ocasiões, mas quase sempre por motivos disciplinares: o baixo rendimento acadêmico ou o hábito de adormecer nas aulas. Contudo, como frequentara pouquíssimo a faculdade ultimamente, não cometera tais deslizes. Qual seria o motivo da convocação?

— Sim. Ele falou comigo esta manhã e pediu que o procurasse assim que regressasse — confirmou o professor.

— Está bem, irei lá agora mesmo — disse Kevin.

***

— O melhor a fazer é ir já, o diretor Harden acabou de voltar para a sala dele.

Sem perder tempo, Kevin dirigiu-se ao gabinete da direção.

— Entre — respondeu uma voz ressoante após três batidas na porta.

— Bom dia, respeitável diretor Harden. O professor Collison disse que o senhor desejava ver-me?

— Ah, Kevin. Venha, sente-se, por favor — disse o diretor com amabilidade.

Surpreendido por tamanha cordialidade, Kevin sentiu-se lisonjeado e, ao mesmo tempo, intrigado com as verdadeiras intenções por trás daquela recepção.

Após acomodar-se conforme indicado, Kevin inquiriu com polidez:

— Prezado diretor, qual o motivo de sua chamada? Aconteceu algo relativo à minha negligência anterior? Garanto-lhe que tais comportamentos não se repetirão.

— Não, não, meu caro Kevin, você está enganado. Reconheço que o meu desdém passado foi um grave erro e envergonho-me disso. Se o chamei hoje, é por outro motivo — apressou-se em esclarecer o diretor, gesticulando com as mãos.

— Outro motivo?

— Exatamente. Imagino que esteja a par da nossa publicação literária aqui na Universidade de Edimburgo. Antigamente, o August publicava frequentemente os seus textos nela. Sendo colegas de turma, decerto sabe a que me refiro — ponderou o diretor.

— Naturalmente. O periódico literário da nossa faculdade chama-se *Juventude* — respondeu Kevin.

A existência de revistas literárias em ambientes universitários era algo comum, sobretudo no mundo paralelo da Inglaterra. A Universidade de Edimburgo possuía o seu próprio periódico, batizado precisamente de *Juventude*.

Circulando havia mais de cem anos dentro da instituição, a revista fora idealizada pelo ex-reitor Elkerson, que também fora um escritor de certo renome em sua época. Infelizmente, absorvido pelas obrigações administrativas da universidade, acabara por abandonar quase por completo a escrita.

Apesar de ter deixado de escrever devido à carga de trabalho, a paixão de Elkerson pela literatura permanecera intacta. Para suprir essa aspiração, decidira fundar a publicação *Juventude* na Universidade de Edimburgo.

A história era de conhecimento geral entre os estudantes daquela casa de estudos, e Kevin continuava sem decifrar a razão pela qual o diretor Harden lhe vinha falar sobre o periódico justamente naquele momento.