Capítulo 47: Aquele que realiza grandes feitos
Quanto mais pensava, mais amedrontado ficava. Se toda a minha família acabasse perecendo por minha causa, eu certamente não conseguiria suportar tal resultado. Havia também o Poldro e os outros, que tinham caído comigo no buraco de roubo de túmulos e visto a menina de vermelho dentro daquele caixão. Pensei que, se aquela menina de vermelho quisesse me fazer mal, certamente não os pouparia.
O que eu faria agora?
Eu não era um sacerdote taoista nem sabia como subjugar demônios e fantasmas. Diante daquela menina de vermelho, eu não passava de um peixe na tábua de cortar, à mercê de suas vontades.
Nesse momento, lembrei-me de repente de outra coisa. Lembrei que a menina de vermelho acabara de soprar um ar frio em direção a mim, e parecia que algo havia entrado na minha cabeça. O que ela tinha feito comigo?
Essa questão me deixava extremamente perplexo.
No entanto, olhando para o meu estado atual, parecia que nada de mal havia acontecido: meu corpo ainda se movia e minha mente estava perfeitamente lúcida. Em princípio, não havia nenhum problema grave por enquanto, certo?
Enquanto eu divagava com esses pensamentos confusos, a porta do quarto do hospital foi empurrada novamente. Meu pai e minha mãe tinham chegado cedo, trazendo o café da manhã.
Ao me ver sentado ali com um olhar vago, perguntaram o que eu estava pensando. Minha mãe, sendo mais direta, quis saber se eu tinha me interessado pela jovem enfermeira de antes.
Isso fez meu rosto corar intensamente. Apressei-me em me defender, dizendo que não havia nada disso, que, mesmo que eu me interessasse por ela, ela certamente não se interessaria por mim; afinal, ela era da cidade e eu não passava de um caipira do campo.
Meu pai não gostou nada disso e retrucou, dizendo que ser caipira não tinha nada de mais e perguntando se os citadinos eram feitos de ouro. Ele disse: "Garoto, a semente do seu pai foi feita para realizar grandes feitos no futuro, não se menospreze tanto assim."
Dei uma risada irônica interiormente. Como diabos eu conseguia ver em mim alguém destinado a grandes feitos, se o meu próprio pai, muito mais capaz do que eu, passava a vida arando a terra honestamente no campo?
No entanto, eu não ousei dizer isso em voz alta. Se a veia temperamental do meu pai subisse à cabeça, ele seria capaz de tirar o sapato ali mesmo e bater no meu traseiro. Em um hospital tão grande, eu não podia me dar ao luxo de passar por essa vergonha.
Depois de terminar o café da manhã — mingau ralo de milho acompanhado de pãezinhos recheados —, fiquei finalmente com o estômago cheio.
O médico havia recomendado que eu ficasse internado para observação. Na verdade, os ferimentos no meu corpo já não eram graves, e eu perfeitamente poderia ir para casa se recuperar. Contudo, minha mãe estava preocupada e pretendia me deixar ali por mais alguns dias.
Como eu ainda estava pensando em comprar arroz glutinoso para o Pequeno Xu e os outros, terminei de comer e comecei a apressá-los para irem logo para casa. Com o Ano Novo recém-chegado, a casa não podia ficar sem ninguém; se algum parente aparecesse de visita, era preciso haver alguém para recebê-los.
O que eu disse acabou servindo de alerta para a minha mãe. Preocupada com a possibilidade de alguém da família dela vir visitá-la, ela também pensou em aproveitar para voltar à casa dos pais e visitar minha avó — na nossa região, ninguém dizia "avó materna", chamávamos diretamente de avó.
Assim, minha mãe encarregou meu pai de ficar vigiando-me e decidiu ir para casa primeiro. Eu, naturalmente, não queria que nenhum deles ficasse ali, então disse que não tinha nada, mandando que ambos voltassem para casa. Na pior das hipóteses, poderiam voltar no dia seguinte. Afinal, os médicos do hospital cuidavam muito bem de mim, especialmente aquela enfermeira.
Assim que disse isso, percebi que havia falado demais e deixado escapar algo, demonstrando claramente que eu tinha algum interesse pela enfermeira. Meu pai e minha mãe olharam para mim ao mesmo tempo, ostentando um sorriso malicioso e acenando com a cabeça em uníssono. Minha mãe disse: "Muito bem, garoto, a mãe não vai te atrapalhar. Tente conquistar aquela moça; você já não é mais nenhuma criança, está na hora de arrumar uma esposa..."
Senti um suor frio escorrer pela testa. Por que fui inventar de dizer aquilo? Realmente não era confiável.
Meu pai também bateu no meu ombro e disse com um tom professoral: "Garoto, você tem sangue nas veias, é um rapaz da nossa família Wu. Lembre-se de que, no meu tempo, quando eu estava conquistando a sua mãe, eu..."
Antes que meu pai pudesse terminar a frase, minha mãe puxou a orelha dele e disse irritada: "Seu velho gagá, pare de falar besteiras na frente do seu filho, você não tem nenhum pingo de compostura. Vamos para casa imediatamente..."
Dizendo isso, o casal saiu do quarto do hospital, claramente decidido a me deixar ali entregue à própria sorte. Aqueles dois eram mesmo inacreditáveis: bastou eu falar aquilo, sem sequer insistirem um pouco, para simplesmente darem as costas e irem embora. E se eu sofresse algum contratempo?
Por outro lado, aquilo até que era bom, pois me dava total liberdade.
Assim que eles partiram, vesti rapidamente as roupas que minha mãe havia trazido de casa e saí do hospital.
Foi só quando me vi do lado de fora que me dei conta de um problema gravíssimo: eu não tinha sequer um centavo no bolso. Como diz o velho ditado, um único centavo pode sufocar um herói. Sem dinheiro, onde eu compraria arroz glutinoso? Eu certamente não podia simplesmente roubar à luz do dia.
Aquilo realmente me deixou aflito.
Fiquei estupefacto na entrada do hospital por um momento, até que me ocorreu uma ideia. Depois de terminar o ensino médio, eu havia trabalhado fora por um período e fiz amizade com um rapaz que morava justamente naquela sede de condado. Naquela época, costumávamos andar juntos, nos dávamos muito bem e eu até já tinha visitado a casa dele. Pensei que ir até lá para pedir um pouco emprestado não seria problema algum.
Movido por essa lembrança, segui minhas memórias em direção à casa dele. Eu já tinha estado lá uma vez, mas minhas lembranças eram vagas e eu não conseguia precisar a localização exata. Contudo, o condado não era grande, e, procurando com atenção, eu decerto o encontraria.
Depois de vaguear pelo condado por mais de uma hora, finalmente achei a residência do meu amigo. Ele se chamava Gao Wanqiang, um rapaz bastante apático, embora um pouco inferior à minha própria beleza, e muito leal. Pedir dinheiro emprestado a ele provavelmente não seria um problema, pensei comigo mesmo.
A casa de Gao Wanqiang ficava em uma antiga vila murada dentro do condado. A família dele não era muito rica, caso contrário ele não teria ido trabalhar fora como eu. Parado diante do grande portão de ferro da casa deles, hesitei por um instante antes de bater à porta.
Alguns latidos ferozes ressoaram do interior do pátio.
Momentos depois, ouvi uma voz familiar perguntar: "Quem é?"
"Sou eu, Pequeno Jiu...", respondi.
Passos se aproximaram, o portão de ferro se abriu e um rosto sorridente apareceu para me receber. Ele disse alegremente: "Irmão Jiu, que vento te trouxe aqui hoje? Faz tanto tempo que não nos vemos, eu estava mesmo com saudades de você."
Dizendo isso, Gao Wanqiang me deu um forte abraço e me convidou a entrar na casa.
Ao caminhar pelo pátio, vi o grande lobisomem que eles criavam. Que bicho formidável, com mais de meio metro de altura, de aparência verdadeiramente assustadora. Foi nesse exato momento que me lembrei de outra coisa: visitar a casa de alguém durante as festividades de Ano Novo de mãos vazias, sem trazer sequer um presente, era algo bastante inadequado. Por isso, apressei-me em dizer: "Qiangzi, peço desculpas sinceras. Saí de casa com tanta pressa que acabei me esquecendo de trazer algo para cumprimentar seu tio e sua tia..."
Gao Wanqiang deu um tapinha no meu ombro, o que me fez careta de dor — maldito, ele tinha acertado exatamente o meu ferimento! Como ele não sabia de nada, continuou rindo a bandeiras gastas: "Irmão Jiu, por que essa formalidade toda? Vir à minha casa é como estar na sua própria casa, que necessidade há de trazer presentes? Meus pais foram visitar parentes, e como estou à toa em casa, daqui a pouco vou preparar alguns pratos e bebidas para nós dois batermos uma boa rodada."