Capítulo Vinte e Sete: Cada um no seu devido lugar

Entretenimento Chinês 1981: Começando por Jornada ao Oeste Reflita bem. 3618 palavras 2026-07-30 06:18:54

Página (1/3)

— Terceiro irmão, está em casa?

Gu Bei chegou ao pátio dos fundos e, ao ver a luz acesa na casa de Ma San'er, aproximou-se para bater à porta.

— Estou. Quem é?

A voz de Ma San'er veio de dentro, acompanhada por alguns ruídos.

— Sou eu, Gu Bei. Se ainda não dormiu, vamos conversar um pouco.

Antes de viajar a trabalho para Shaoxing, Gu Bei já queria procurar Ma San'er, mas naqueles dois dias ele não apareceu em casa, e ninguém sabia por onde andara.

— Ah, é você, Bei. Espere um instante!

Logo se ouviram passos dentro da casa e, em seguida, a porta se abriu.

— A esta hora você ainda não dormiu? Amanhã não trabalha?

Todos os vizinhos do grande pátio achavam Ma San'er um sujeito inconsequente. Não tinha emprego de verdade e passava os dias perambulando sem fazer nada. A única família que sempre mantivera boas relações com ele era a família Gu.

Segundo as lembranças de Gu Bei, anos antes, quando a mãe de Ma San'er morreu, ele ainda era um rapazinho e ficou sozinho em casa. Os dois irmãos mais velhos já eram casados e nenhum dos dois queria se responsabilizar por ele. Li Sufen sentiu pena do garoto e passou a chamá-lo com frequência para comer em sua casa.

Ma San'er também era grato. Durante os anos em que a família de Gu Xiaowu foi enviada para o campo, ele protegeu os irmãos Gu Bei, que ainda eram pequenos, e sempre ajudou nos trabalhos pesados da casa.

Justamente por isso, Gu Bei acreditava que Ma San'er tinha bom caráter e agora queria ajudá-lo a se reerguer.

Viver apenas de comprar e revender quinquilharias não oferecia futuro.

— Sua tia disse que você tinha viajado. Mal começou a trabalhar e já conseguiu acompanhar um superior numa viagem para longe. Não é de admirar que todos no pátio digam que você tem futuro.

As palavras de Ma San'er elogiavam Gu Bei, mas também carregavam uma dose de autodepreciação.

Gu Bei era alguém promissor; naturalmente, ele próprio era o exemplo negativo mencionado, ainda que indiretamente, pelos vizinhos do pátio.

Ma San'er já estava acostumado com isso.

— Não fique aí parado na porta. Entre. Eu ainda não jantei; nós dois podemos... Hehe! Sua tia não se importa que você beba?

Ma San'er podia ser insolente com qualquer outra pessoa do pátio, mas nunca esquecia a bondade que recebera da família Gu, especialmente de Li Sufen, por quem sentia ao mesmo tempo profundo respeito e certo temor.

— Já comi. Vim apenas conversar um pouco.

Dizendo isso, Gu Bei entrou atrás de Ma San'er.

A casa continuava tão desarrumada quanto sempre. Ma San'er passava os dias perambulando pelas ruas e muitas vezes ficava dois ou três dias sem voltar. Sem uma mulher para ajudá-lo a arrumar tudo, seria estranho que um homem sozinho não transformasse a casa num chiqueiro.

— Bei, sente-se. Hehe, está um pouco bagunçada.

Ma San'er puxou uma cadeira para que Gu Bei se sentasse. Sobre a mesa havia um pacote de carne de cabeça de porco, outro de arroz cru, uma garrafa de bebida de crisântemo e apenas o restinho no fundo.

— Vamos tomar uma?

Gu Bei recusou apressadamente. Viera tratar de um assunto importante.

Ao virar a cabeça, viu sobre a cama aquecida alguns objetos que Ma San'er devia ter conseguido sabe-se lá onde. Bastou um olhar para perceber que tudo não passava de tralha.

— Terceiro irmão, como andam os negócios nestes últimos dias?

— Ah...

O rosto de Ma San'er se cobriu de mau agouro. Ele virou de uma vez mais de meio copo e pegou dois pedaços de carne de cabeça de porco para acompanhar a bebida.

— Nem me fale. Naquele dia...

Ma San'er hesitou, mas, por se tratar de Gu Bei, decidiu contar a verdade.

— Você se lembra daquele dia em que nos encontramos na rua? Eu lhe disse que um antigo colega de escola tinha me apresentado um negócio, mas alguém acabou estragando tudo, não disse?

Página (1/3)

Página (2/3)

— Como eu poderia esquecer?

Foi assim que Gu Bei conseguiu seu primeiro capital.

Pensando bem, ele realmente precisava agradecer a Ma San'er: fora ele quem lhe fornecera o dinheiro inicial e, por uma feliz coincidência, também lhe apresentara aquela oportunidade.

— Desde aquele dia, tudo começou a dar errado para mim. Nem lhe conto o azar. Comprei algumas quinquilharias, mas nenhuma era verdadeira. Pedi a conhecidos que me ajudassem a intermediar alguns negócios, mas não consegui fechar nenhum...

Ma San'er continuou falando, sem parar, sobre todos os infortúnios recentes.

Gu Bei ouviu sem levar aquilo muito a sério. Um sujeito como Ma San'er, que não entendia nada de antiguidades e ainda assim se aventurava naquele ramo, só conseguiria ganhar dinheiro sem parar se o túmulo de seus antepassados ficasse ao lado dos Treze Túmulos Ming.

Afinal, não havia tantos estrangeiros ingênuos no mundo para ele enganar!

— Terceiro irmão, você nunca pensou em procurar um trabalho de verdade?

Depois de reclamar por um bom tempo, Ma San'er foi interrompido por Gu Bei. Ainda não tinha terminado o que queria dizer; abriu a boca, com uma expressão amarga.

— Se eu pudesse arrumar um emprego sério, acha que gostaria de continuar perambulando pelas ruas?

Ao dizer isso, tornou a erguer o copo.

— Bei, você mora no mesmo pátio que eu. Não consegue ver? Aqui há mais de vinte famílias. Fora a sua, existe alguma que me considere digno de alguma coisa?

Gu Bei ia falar, mas Ma San'er o impediu.

— Eu sei muito bem por quê. É porque não tenho emprego, não é? Quando eu era pequeno, não havia adultos em casa. Às vezes passava fome, às vezes conseguia comer. Se eu não tivesse vivido pelas vielas, provavelmente teria morrido de fome. Depois fui mandado para o campo e, quando voltei para a cidade, disseram que me arranjariam um trabalho. Mas olhe só: apenas nesta nossa rua há trinta ou cinquenta jovens que retornaram do campo. De onde sairiam tantos empregos para acomodar todo mundo?

Quanto mais falava, mais amargurado ficava.

— Dizem que não sou uma pessoa decente. Mas por que não sou? Eu roubei alguém? Assaltei alguém? Vivo do meu próprio esforço. Então por que, quando me veem, todos torcem o nariz e fazem cara feia? Bei, não estou me gabando, mas quando eu vendia cigarros, nem sempre ganhava menos por mês do que o seu tio.

Aquilo era verdade. Sem falar de outras coisas, apenas no que dizia respeito à comida, poucas famílias do pátio conseguiam manter um padrão melhor.

É claro que Ma San'er morava sozinho. Vivia segundo o lema “bebamos hoje, pois amanhã se verá”, ao contrário das outras famílias, que precisavam sustentar muita gente e não podiam deixar de economizar em cada detalhe.

— Terceiro irmão, se aparecesse um trabalho sério, você aceitaria?

Gu Bei não tinha vindo ouvir as reclamações de Ma San'er e tratou de cortar o assunto.

Trabalho sério?

Ao ver que Gu Bei voltava a tocar naquele ponto, Ma San'er estalou os lábios algumas vezes e de repente sorriu.

Se aquilo tivesse acontecido no passado, bastaria alguém dizer que poderia lhe arranjar um emprego para que ele fosse correndo, mesmo que fosse numa fábrica do bairro, colando caixas de fósforos ao lado de um grupo de senhoras. Varrer as ruas também serviria.

Ter um emprego significava receber um salário estável. Assim, poderia até abrir a boca para procurar uma esposa.

Agora que tantos jovens retornados do campo estavam de volta à cidade, havia uma multidão sem trabalho. Em algum lugar, certamente seria possível encontrar uma oportunidade.

Mas, depois de passar dois anos vivendo à sua maneira, pedir a Ma San'er que encontrasse um lugar para trabalhar tranquilamente... no fundo, ele realmente...

— Bei, foi sua tia que mandou você vir?

Assim que ouviu aquilo, Gu Bei percebeu que Ma San'er havia entendido tudo errado.

— Não foram meus pais. Você sabe como é difícil conseguir uma vaga hoje em dia.

Naquele momento, a economia individual e o comércio livre ainda estavam em sua infância. Os chamados empregos formais se concentravam todos nas empresas estatais e coletivas. Havia uma pessoa para cada vaga, e os postos eram transmitidos do pai para o filho; não sobrava nenhum. Para entrar numa grande fábrica, era preciso ter contatos extremamente poderosos.

Gu Xiaowu era apenas chefe da segurança de uma fábrica de alimentos, e Li Sufen trabalhava como cenógrafa na Academia de Cinema de Pequim. A família não tinha influência alguma. Como poderiam conseguir um emprego formal para Ma San'er?

— Eu sei, eu sei. Não sou como você, que é universitário e, depois de formado, vira funcionário público.

Um subalterno insignificante da televisão central, um cenógrafo de baixo escalão... isso também contava como funcionário público?

Está bem!

Página (2/3)

Página (3/3)

Gu Bei sabia que seu emprego realmente despertava a inveja e o ciúme de todos os jovens da mesma idade no pátio.

— Será que você está pensando no seu terceiro irmão e arranjou para mim um trabalho sério?

Ma San'er riu ao dizer isso, mas, antes que Gu Bei pudesse responder, acenou com a mão.

— Bei, agradeço a intenção, mas já me acostumei a viver livremente. Mesmo que você realmente encontrasse um lugar para mim, provavelmente eu não conseguiria ficar lá. Então... deixe para lá. Ainda assim, vou guardar esse gesto no coração. Quando eu prosperar, não esquecerei a sua família.

Se Ma San'er poderia enriquecer, Gu Bei não tinha a menor dúvida. Com aquela energia incansável e aquele gosto por se meter em tudo, quando os ventos da mudança começassem a soprar, talvez ele conseguisse pegar uma dessas correntes e subir junto.

Além disso, se Ma San'er fosse um sujeito simplório e obediente, Gu Bei nem sequer teria pensado nele.

Gu Bei já vinha ponderando sobre aquilo havia vários dias e continuara refletindo durante a viagem a Shaoxing.

Ainda não era possível agir sem restrições, mas também não dava para ficar sentado, olhando para o nada. Sobretudo agora que tinha dinheiro: não podia deixá-lo parado no banco. Precisava encontrar uma maneira de fazer dinheiro gerar mais dinheiro.

Mas sua família era pequena. Gu Xiaowu, Li Sufen e o próprio Gu Bei tinham empregos; Gu Nan ainda estudava, e a garotinha não podia ajudar em nada.

O mais importante para Gu Bei era encontrar um representante, alguém que avançasse na linha de frente enquanto ele comandava tudo à distância.

Depois de pensar e repensar, só conseguia chegar a Ma San'er.

Aos olhos dos outros, Ma San'er era um sujeito inconsequente. Mas, para Gu Bei, ele era corajoso, esperto e, acima de tudo, não tinha medo do trabalho duro e ousava se arriscar.

Procurar Ma San'er era também uma maneira de aproveitar ao máximo seus talentos.

Só não sabia se Ma San'er estaria disposto a aproveitar aquela oportunidade e subir aos céus levado pelo vento que ele sopraria.

— Terceiro irmão, não recuse tão depressa. Espere eu terminar. O trabalho de que estou falando não é o que você imagina. Também não tenho poder para colocá-lo numa fábrica. Você gosta de viver livremente, e o assunto que quero lhe propor combina perfeitamente com o seu jeito.

Ao ouvir aquilo, Ma San'er ficou ainda mais confuso.

— Bei, diga logo. O que exatamente você quer fazer?

Gu Bei sorriu.

— Voltar ao seu antigo ofício.

— Vender cigarros?

Ma San'er ficou atônito.

Aquilo era um trabalho sério? Era como criar tartarugas num pote: quanto mais se criava, mais absurdo ficava.

No passado, ele não tivera escolha. Era um homem adulto e precisava ganhar dinheiro para comer, precisava encontrar uma maneira de se sustentar.

Mas só quem já havia feito aquilo sabia o quanto era difícil.

Quando vendia cigarros, levantava-se antes do amanhecer e ia dormir tarde da noite. Esforçava-se para encontrar fornecedores e conseguir mercadoria, mas no fim só ganhava o suficiente para compensar o trabalho. Apenas os fumantes inveterados que não conseguiam obter cupons de cigarro procuravam vendedores como eles.

Além disso, era preciso ficar alerta o tempo todo. Todos os dias, os agentes da patrulha comunitária e os guardas de segurança os perseguiam como se fossem cães.

Agora as coisas estavam melhores, mas o número de pessoas que faziam aquele tipo de comércio também aumentara. Só em Shichahai e Dashilan já havia uma multidão.

O negócio que mantinha agora podia não ser estável, mas, quando conseguia fechar uma venda, o lucro bastava para sustentá-lo por meio ano. Tinha dinheiro disponível; por que haveria de voltar àquele ofício?

— O que está pensando? Eu viria aqui no meio da noite só para convencê-lo a voltar a vender cigarros?

— Então o que é?

— Tenho um negócio para fazer no sul. Já reuni o capital necessário. Só não sei, terceiro irmão... se você estaria disposto a fazer uma viagem.

Gu Bei deixou de rodeios e foi direto ao ponto.

— Ao sul?

Ao ouvir isso, o espírito de Ma San'er se animou de imediato.

Página (3/3)