Capítulo vinte e cinco: O surgimento de sombras espectrais
Passadas as oito da noite, o velho Wu, embriagado, retornou à empresa. Ele abriu o portão de ferro com a chave, esgueirou-se para dentro e preparou-se para tirar uma soneca, como de costume.
No entanto, hoje era diferente. O abajur sobre a mesa estava aceso e, na cadeira, um jovem de semblante exausto brincava entediado com uma caneta.
Um ladrão! O velho Wu levou um susto tão grande que o álcool se transformou em suor frio. Ele rapidamente sacou a adaga que carregava na cintura.
— Sou eu — disse o jovem, pousando a caneta na mesa e levantando-se.
O velho Wu estreitou os olhos embriagados e riu:
— Pequeno Qi, por que não está no necrotério e voltou para a empresa?
— O diretor Zhang me deu folga hoje. — O jovem, Qi Lu, dono da Agência Kunlun, fungou e disse, visivelmente insatisfeito: — Velho Wu, você bebeu de novo?
O velho Wu bocejou:
— Bêbado? Eu não estou... bêbado. Se estivesse, conseguiria conversar com você?
— Ah! — Qi Lu balançou a cabeça, impotente, e perguntou: — Alguma pista nos últimos dois dias?
— O espetáculo já terminou, não tenho nada para fazer. É melhor esperar por notícias do oficial Liu.
— Você... — Qi Lu ficou tão irritado que não conseguiu falar. Houve uma morte, e a estranha mansão de ontem já seria motivo suficiente para manter o velho Wu ocupado, mas ele não demonstrava a menor urgência.
Ao ver a irritação de Qi Lu, o velho Wu não se abalou. Ele encostou a cabeça no encosto do sofá e sorriu:
— Você sabe com quem eu estava bebendo?
— Como vou saber! — retrucou Qi Lu, ainda contrariado.
O velho Wu mencionou um nome e a raiva de Qi Lu desapareceu instantaneamente. Acontece que quem jantava com o velho Wu era um dos policiais sob o comando de Liu Chenfei, que estava de folga.
Qi Lu perguntou apressado:
— Alguma novidade?
— O oficial Liu e sua equipe encontraram muita coisa na mansão, mas deixaram passar um detalhe.
— O quê?
— Os corações que estavam conservados nos frascos da cozinha desapareceram.
— Impossível — duvidou Qi Lu, achando que tinha ouvido mal.
O velho Wu respondeu com convicção:
— Li a lista de itens apreendidos; realmente, esses objetos não constam nela.
Desta vez foi a vez de Qi Lu ficar chocado. Ele pensou um pouco e perguntou:
— Será que algum policial no local roubou as provas?
— Deixe disso. Eram tantos frascos que seria impossível para uma única pessoa levá-los sem ser notada. Não creio que a polícia tenha agido em conluio. Quem iria querer essas porcarias?
O argumento do velho Wu fazia sentido, e Qi Lu também achou sua própria hipótese absurda.
O velho Wu hesitou e continuou:
— Na verdade, ontem, na mansão, descobri que havia um quarto secreto no dormitório do primeiro andar...
— Uma pista tão importante e você só me diz agora! — reclamou Qi Lu.
— Ontem, quando eu ia te contar, aquele tal de Zheng Lin já estava pronto para fugir. Além disso, a polícia só saiu de lá hoje de manhã. Como entraríamos antes disso?
Antes que terminasse a frase, Qi Lu o puxou do sofá.
— Vamos, vamos para a mansão agora.
Vendo a empolgação de Qi Lu, o velho Wu não teve escolha a não ser acompanhá-lo. Assim que entraram no carro, Qi Lu disse:
— Eu dirijo hoje, para evitar que você seja multado por dirigir embriagado.
O velho Wu, a contragosto, saiu do banco do motorista e passou para o banco de trás.
Qi Lu conduziu o carro até o bairro residencial abandonado, estacionou em um lugar discreto e dirigiu-se com o velho Wu até a mansão.
A porta principal estava lacrada pela polícia, mas isso não era um problema para o velho Wu. Ele tirou sua adaga e, com a delicadeza de uma mulher, removeu o lacre intacto, abrindo a fechadura sem deixar vestígios.
Qi Lu verificou se não estavam sendo seguidos antes de entrarem. O velho Wu, com uma lanterna, guiou-o até o quarto.
— Onde está o quarto secreto?
O velho Wu apontou a lanterna para a estante no canto:
— Atrás disto.
Juntos, empurraram a estante. Qi Lu viu que a parede atrás dela estava vazia, sem qualquer sinal dos padrões estranhos que cobriam o restante da casa.
— Você está mentindo? — perguntou Qi Lu em voz baixa.
O velho Wu riu:
— Faz tempo que não olha para imagens tridimensionais, não é?
Qi Lu entendeu na hora. Ele fixou o olhar na parede e, ajustando o foco, finalmente percebeu um relevo. Ao tocar o local, ouviu-se um estalo abafado e um buraco quadrado de cerca de trinta centímetros surgiu na parede, com uma maçaneta em formato de fera no centro.
Qi Lu observou a maçaneta de bronze. Pelo chifre único e presas proeminentes, reconheceu a criatura como o Tianlu, uma besta mítica da antiguidade, frequentemente usada para guardar túmulos de imperadores e nobres.
— Estranho. Isto é uma residência, por que haveria um Tianlu aqui? É um mau presságio.
Ao acariciar a estátua, Qi Lu notou algo estranho no olho esquerdo. Pressionou-o e a casa tremeu; a parede começou a se abrir, revelando uma passagem.
— Era mesmo um quarto secreto, muito bem escondido.
Entraram. Para surpresa de ambos, dentro daquele espaço de menos de vinte metros quadrados, havia uma casinha de um metro de altura, rústica, feita de tijolos reaproveitados, sem sequer uma porta.
Mais estranho ainda era a divindade banhada a ouro ali venerada. Diante dela, havia uma mesa com incensos parcialmente consumidos, sinal de que alguém estivera ali há poucos dias.
Qi Lu examinou a estátua: um monstro com cabeça de cão e corpo humano, com braços adornados por padrões de chamas.
O velho Wu, já sóbrio, comentou:
— Que brincadeira é essa? Não é o deus Anúbis do Egito antigo? Será que o dono da mansão seguia um culto egípcio?
Anúbis, embora não tivesse o status mais elevado na teologia egípcia, era o guardião das almas e deus da mumificação, sendo reverenciado pelos faraós. Como ele era representado com cabeça de chacal e corpo humano, a dedução de Wu fazia sentido.
Contudo, Qi Lu balançou a cabeça:
— Você viajou longe demais. Pode ser um demônio nativo da China.
— Impossível — ponderou o velho Wu. — Seria o Tiangou, o cão que devora a lua?
— Errou de novo — disse Qi Lu, fazendo mistério.
— Então, quem é? Diga logo!
Qi Lu apontou para a arma na mão da estátua:
— Reconhece esta arma?
— Parece um machado cerimonial, um Yue.
— Exato. O Yue é uma arma tipicamente chinesa, símbolo de poder real. O Egito não teria algo assim.
O velho Wu hesitou:
— Não me diga que é o Cão Celestial que acompanha Erlang Shen?
— Olhe aqui. — Qi Lu indicou a parte de trás da estátua, onde havia oito caracteres misteriosos.
O velho Wu pegou a estátua, iluminou-a com a lanterna e, após muito observar, não conseguiu identificar o significado. Irritado, disse:
— Não zombe da minha falta de estudo, diga logo o que significa.
Qi Lu riu:
— Na verdade, eu também não sei. A identidade da estátua continua um mistério.
Ao perceber que estava sendo alvo de uma brincadeira, o velho Wu ficou carrancudo. Qi Lu tornou-se sério:
— Qual a relação entre esta estátua e os eventos sobrenaturais no necrotério? Será que o monstro enterrado lá é ele?
— Você enlouqueceu? — rebateu o velho Wu. — A aparência dele é completamente diferente do cadáver no caixão. Não podem ser o mesmo.
— Então há um novo monstro? — Qi Lu disse, melancólico. — Teremos que enfrentar dois ao mesmo tempo?
— Isso seria suicídio! — disse o velho Wu. — Não sou tão tolo. Só teremos chance se resolvermos um de cada vez.
— Talvez eu esteja exagerando. A estátua pode ser apenas um objeto de adoração de algum culto, sem existência real. — Qi Lu colocou a estátua de volta, tirou fotos com o celular e disse: — Vamos voltar. Vou ao necrotério vigiar o local, você cuida da mansão. Se houver novidades, avisamos um ao outro.
— Combinado.
Ao saírem, o velho Wu levou Qi Lu até o necrotério. Ao chegarem ao cruzamento próximo ao local, onde não havia semáforo, o velho Wu freou bruscamente.
— Estamos quase chegando, por que parou? — perguntou Qi Lu.
— Olhe ali. — O velho Wu desceu do carro com uma expressão grave.
Qi Lu desceu também e viu, no beco onde Liang Xue fora morta, um brilho esverdeado sinistro. As luzes de neon na esquina piscavam, prestes a apagar. Outro evento sobrenatural estava ocorrendo.
— Melhor não nos metermos nisso — disse o velho Wu, hesitando.
— Eu não tenho medo, por que você teria? — Qi Lu avançou com firmeza. Ele não perderia a chance de desvendar o mistério que restara do incidente anterior.
O velho Wu, a contragosto, seguiu-o, rezando para que nada desse errado. Ao entrarem no beco, encontraram uma névoa densa sob a luz pálida da lua, formando figuras fantasmagóricas no chão de pedra.
"Taque! Taque! Taque..."
Qi Lu ouviu o som familiar de cascos de cavalo atrás de si. Virou-se rapidamente, mas o beco estava vazio. Não havia sinais de presença maligna. Ele temia sair de mãos vazias novamente.
Enquanto vigiava a entrada, uma mão grande pousou em seu ombro, fazendo-o gritar de susto.
— Pare com isso! Não olhe para trás, olhe o que está na sua frente! — o velho Wu, apesar da situação, parecia ter se acalmado.
Qi Lu olhou novamente e viu, na névoa, um homem de capa preta montado em um cavalo cinzento caminhando lentamente em sua direção. O céu escureceu ainda mais e Qi Lu viu, mais uma vez, os olhos ardentes como fogo fatuo. Logo atrás, outra figura surgiu: o chamado "He Wuchang".
— Velho Wu, use um feitiço e acabe com eles!
Não houve resposta. Qi Lu notou que algo estava errado e, ao virar-se, percebeu que estava sozinho. O velho Wu tinha desaparecido. Apenas sua própria voz ecoava no beco vazio.
— Droga, velho Wu, seu covarde! Na hora do perigo, me usou como bucha de canhão e fugiu!