Capítulo Dezoito: Ilusão e Serenidade
Página 1 de 3
— Senhor Qi, você está bem? — aquela voz masculina voltou a soar ao lado de Qi Lu.
Qi Lu abriu os olhos e percebeu que estava dentro de uma sala de velório, com a fumaça azulada que se erguia diante dele e olhares desviados ao redor, curiosos.
— Senhor Pei? — de repente, Qi Lu lembrou-se de que Pei Liping ainda não havia saído do perigo, e seu coração apertou.
— Ele acabou de ser levado ao hospital pela ambulância — respondeu Ye Mingfeng, o mesmo que havia perguntado a ele pouco antes.
— Por que eu estou aqui? — a mente de Qi Lu ainda estava presa naquela floresta estranha.
— Quando carreguei o senhor Pei para a ambulância e voltei, vi que você também havia desmaiado. Fiquei apavorado e não parei de pressionar seu ponto vital, com medo de que algo lhe acontecesse. Ainda bem que você acordou — disse Ye Mingfeng, aliviado.
— Você disse que eu desmaiei? — Qi Lu falou, olhando para o ombro direito, sem qualquer ferimento, e a roupa intacta.
— Um sonho lúcido? — ele se lembrou de quando encontrou Su Ling, e a grama ao redor estava manchada de sangue, mas seus pés não tinham uma gota.
Ye Mingfeng continuava a tagarelar, mas Qi Lu estava imerso em seus pensamentos, sem ânimo para responder. Forçou um sorriso para se despedir e cambaleou até o prédio onde alugava um apartamento.
Quando Ding Xiaolan abriu a porta e viu Qi Lu exausto, com olhar vazio, percebeu que ele tinha problemas. Ajudou-o a sentar no sofá, serviu água e mediu sua temperatura na testa. Quando viu que estava normal e que a respiração era regular, soltou um suspiro de alívio.
— O que aconteceu? — perguntou ela suavemente.
— Eu... — Qi Lu largou o copo, sem saber por onde começar. O que vivera fora tão estranho que não conseguia explicar.
— Sabe, o olhar que você tinha ao entrar parecia o mesmo da primeira vez que vimos Su Ling após ela cair da escada, quando acabou de acordar — disse Ding Xiaolan sem querer, mas a frase caiu como um trovão nos ouvidos de Qi Lu. Um lampejo de luz passou em sua mente, e ele hesitou antes de perguntar de forma vacilante:
— Quer dizer que vou acabar como Su Ling?
— Não... não quis dizer isso — ela rapidamente se explicou. — Só estou preocupada com o seu perigo. Não sei o que está acontecendo, mas nos últimos dias tenho sentido uma mão negra manipulando tudo às nossas costas.
— Tomara que seu pressentimento esteja errado — respondeu Qi Lu, sem muita convicção. Ele contou as folhas dos amuletos espirituais que carregava, todas estavam ali, intactas. Isso indicava que o que vivenciara na sala de velório fora apenas uma ilusão, pois para enfrentar Su Ling precisara de dezenas deles.
Calmamente, Qi Lu guardou os amuletos no bolso interno e viu Ding Xiaolan com sua pequena bolsa, pronta para sair.
— Para onde vai?
— Vou ao mercado comprar vegetais e, de passagem, quero averiguar algumas informações sobre o Mestre Ye, o Taoista — respondeu ela.
Página 2 de 3
Era uma boa ideia, Qi Lu concordou, lembrando-a para ter cuidado, pois muitas coisas estranhas estavam acontecendo ultimamente, e não queria que nada acontecesse a Ding Xiaolan.
Depois que ela saiu, Qi Lu acendeu um cigarro e deixou a fumaça vagar com seus pensamentos.
Embora fantasmas possam criar ilusões, aquelas eram ilusões simples, baseadas em enganar os sentidos, mas não ilusões verdadeiras. Seria mais apropriado chamá-las de alucinações avançadas. Assim, mestres caçadores de fantasmas como Ye Xianzhi podiam facilmente desmascará-las ao bloquear os cinco sentidos, jamais se perderiam nelas.
Mas o que Qi Lu vivera hoje era diferente. A ilusão estimulava diretamente o cérebro, confundindo a linha entre realidade e fantasia. Só bloquear os sentidos não bastava; era preciso acalmar a mente para não ser vítima do feitiço.
“Acalmar a mente” é uma tradução do sânscrito “shramana”. No budismo, significa praticar o bem e extinguir o mal. No taoismo, refere-se a fundir-se com o céu e a terra durante a meditação, eliminando todos os pensamentos perturbadores.
O taoismo exige muito mais para acalmar a mente, enfatizando que quem sofre ilusões deve possuir uma vontade poderosa para resistir. Sem habilidades sobrenaturais, é difícil dominar essa essência. Por isso, Qi Lu achava natural que Ye Xianzhi tivesse sido morto numa ilusão.
Ele entendia o perigo das ilusões: embora falsas, os ataques dentro delas afetam a consciência, fazendo a pessoa acreditar que está ferida de verdade. Ao voltar à realidade, o corpo sofre as consequências. Pior ainda, se morrer na ilusão, é possível que sofra morte cerebral e a alma parta para o além.
Isso explicava o mistério da morte de Ye Xianzhi. Sentindo-se mais tranquilo, Qi Lu, porém, se perguntou quem teria matado Ye Xianzhi. Seria o jovem misterioso que encontrou na ilusão? Um personagem ambíguo, difícil de interpretar, capaz de qualquer coisa.
Mas por que figuras como Pei Liping e Su Ling apareceram na ilusão? Ao pensar em Pei Liping, Qi Lu sentia algo inexplicável, sempre desconfiara que esse empresário entusiasta do taoismo escondia segredos, mas não sabia como comprovar.
Sua mente se embaralhava cada vez mais. Apagou o cigarro no cinzeiro, levantou-se e abriu a janela da sacada.
Uma brisa fresca entrou, e ele viu um jovem casal rindo e conversando enquanto passava lá embaixo, irradiando juventude. Qi Lu os invejou um pouco, pois juventude significa poder fazer o que quiser, mesmo errando, há tempo para recomeçar. Ele, porém, não tinha mais escolhas.
Fechou a janela suavemente, foi ao banheiro e abriu a torneira para lavar o rosto, tentando dissipar o cansaço.
A água limpa jorrou com um zumbido abafado. Ao molhar as mãos, algumas gotas respingaram no peito. A pressão estava forte. De repente, um pensamento estranho lhe ocorreu: e se a água fosse vermelha, como sangue em filmes de terror ruins? Isso daria alguma pista?
Mas era só imaginação. Além do som da água, só se ouvia seu coração acelerado. Lavou as mãos às pressas e, com a toalha, secou o rosto. A água fria o revigorou.
Então, uma voz masculina profunda soou perto de sua orelha:
— A virtude suprema é como a água. Por que se apegar a uma única coisa?
— Quem está aí? — Qi Lu assustou-se, olhando ao redor, enquanto tirava rapidamente um amuleto do bolso interno.
Página 3 de 3
No espelho do banheiro apareceu um rosto familiar, mas não era o seu próprio!
Era um homem antigo, usando um turbante confuciano, com um leve sorriso nos lábios.
Impossível! Qi Lu o conhecia muito bem, mas sabia que ele já havia morrido. Mesmo que todos no mundo pudessem ressuscitar, ele não poderia voltar à vida!
Certamente era uma alucinação! Fechou os olhos com força, abriu-os e olhou novamente no espelho. Só viu seu próprio rosto pálido e molhado.
Sua mente fervilhava de pensamentos, mas nenhum acalmava o coração disparado.
Forçou-se a se acalmar e examinou tudo no quarto. Silêncio absoluto, só ele ali, nem Ding Xiaolan tinha voltado.
Parecia que sua ansiedade gerara a alucinação. Limpou o suor frio da testa, abriu a porta e saiu para a rua.
Pouco depois retornou, despejando sobre a mesa os objetos que comprara: alúmen. Colocou o alúmen e o cinábrio que preparara em água limpa para dissolver lentamente.
Aquela voz estranha o assustara, mas também o alertara. Em vez de esperar passivamente o inimigo agir, era melhor preparar defesas para impedir ataques.
Qi Lu sabia que havia duas formas de se proteger contra ilusões.
A primeira era atacar diretamente o corpo do lançador da ilusão, concentrando toda a força para destruir o suporte da ilusão e assim quebrá-la. Mas ele logo descartou essa ideia, pois não sabia quem o enfrentava, e não podia errar ao atacar.
Restava a segunda forma: montar um círculo mágico ao redor de si, para impedir que a ilusão se propagasse e atingisse sua mente.
Qi Lu não era muito familiarizado com esses círculos, ao contrário do velho Wu, que os usava com maestria.
Lembrou-se do velho Wu, apesar de beber demais e ser medroso, ele sempre aparecia nos momentos cruciais, uma qualidade que não podia ser ignorada.
Mais ainda, Wu era meticuloso e ajudava muito nas investigações de fenômenos sobrenaturais, facilitando para Qi Lu resolver casos estranhos.
Desta vez, Qi Lu e Ding Xiaolan investigavam a morte de Ye Xianzhi sem o auxílio do velho Wu, e estavam sem pistas.
Mas ele não podia esperar por Wu para agir. Pegou o pincel vermelho, molhou na água do amuleto e, recordando os desenhos dos círculos que Wu fazia, começou a copiar na sala.
Depois de meia hora, terminou o círculo. Não sabia se funcionaria, mas só restava tentar. Amanhã, com Wu, as coisas seriam mais fáceis, e ele não enfrentaria o inimigo sozinho.