Capítulo 6 Abandono

Jiang Fu Lu Ran 5126 palavras 2026-07-30 06:18:39

Fora, de repente, começou a chover sem aviso algum.

No meio da noite, a chuva intensa trouxe o aroma da terra molhada para dentro do quarto. Talvez por causa do barulho estridente da chuva, Cui Zhen’an despertou de repente.

Ele fixou os olhos, sem piscar, na xícara de porcelana cheia de chá à sua frente.

Bastava que ele tomasse aquele chá, e Jiang Fu morreria. Era o jeito mais limpo e rápido.

Mas, quando chegou a hora, ele hesitou.

Essa sensação de não avançar nem recuar o incomodava profundamente. Desde criança, em qualquer decisão ou ação, ele sempre fora resoluto e direto, nunca procrastinando. Porém, nessa situação, vacilava.

Realmente deixaria Jiang Fu morrer assim?

Após ponderar por um momento, Cui Zhen’an acabou por abrir a janela e despejou o chá no beiral.

O chá morno tocou o chão fazendo pequenos estalos antes de desaparecer. Ele então colocou a xícara vazia na mesa, e a sensação ambígua finalmente se dissipou.

Lá fora, a chuva fina caía como fios, e era possível ouvir vozes vindo da cozinha.

Parece que Jiang Fu estava organizando os criados para preparar um banho medicinal para Cui Zhen’an.

Em pouco tempo, dois criados encheram o balde de madeira atrás do biombo, como de costume. O ambiente encheu-se do aroma das ervas medicinais. Jiang Fu ficou ao lado, e só depois que todos saíram do quarto, ela colocou a roupa limpa que trazia no colo de lado e foi ajudar Cui Zhen’an a levantar o braço.

Eles caminharam lado a lado. De tal ângulo, Cui Zhen’an viu as gotas de água brilhando nos cabelos de Jiang Fu sob a luz da vela. Ele estendeu a mão para tirar as gotas do coque dela. Inicialmente, Jiang Fu não entendeu, mas logo percebeu o que ele fazia e sorriu: “Fora, de repente, começou a chover. Está abafado e quente, talvez você se sinta desconfortável no banho medicinal hoje. Aguente firme.”

Durante o banho medicinal não se pode ficar exposto ao vento, mesmo que o ambiente estivesse quente e úmido por causa da chuva, a janela não poderia ser aberta para ventilar.

“Não tem problema,” respondeu Cui Zhen’an, deixando que ela o ajudasse a se posicionar junto ao biombo, depois abriu os braços. Jiang Fu tirou cuidadosamente seu casaco externo, vestiu a túnica longa que ele usava para o banho, e o ajudou a entrar na água.

Todo o processo foi rápido, mas também cansou bastante Jiang Fu.

“Vai descansar um pouco, você está cansada depois de um dia inteiro,” disse Cui Zhen’an, parecendo atencioso.

“Está bem,” Jiang Fu saiu do biombo, sem esquecer de falar com ele: “Ah, preciso preparar uma sopa de feijão verde para você. Os remédios que tomou esses dias são muito quentes, precisa de algo refrescante para baixar a febre.”

“Certo.” Cui Zhen’an respondeu de forma casual, com um tom calmo e sem expressão.

Ao ouvir o barulho da porta, Cui Zhen’an levantou um pouco a cabeça em direção ao balde. Agora, sua única tarefa era esperar.

Na superfície, a residência parecia como de costume.

Do lado de fora, dois guardas armados faziam ronda, e dentro da mansão, um grupo de vigias com lanternas circulava. A casa, embora um tanto decadente, permanecia silenciosa. Naquela noite chuvosa, com a lua escondida, um grupo de homens vestidos de preto se escondia sob o beiral, esperando o momento certo.

Olhos atentos seguiram o vulto de Jiang Fu afastando-se, e eles se moveram cuidadosamente, mas o som das telhas rangendo ainda podia ser ouvido claramente por Cui Zhen’an dentro da casa.

A mistura de ervas no balde esfriava gradualmente.

Jiang Fu voltou segurando a sopa de feijão verde já fria e alguns petiscos, colocou-os na porta e, estimando que o tempo estava adequado, deixou tudo e veio até o balde. Ela tocou a água para sentir a temperatura e falou: “A água esfriou, pode sair.”

Cui Zhen’an, que estava de olhos fechados fingindo dormir, abriu-os sem dizer palavra, levantou-se do balde e, apoiado por Jiang Fu, saiu da água.

A fina seda molhada grudava no corpo dele, delineando suas formas. Jiang Fu, de rosto pequeno, evitava olhar diretamente, fingindo desinteresse, e passou a ele as roupas secas.

Embora ainda não estivesse totalmente recuperado, ele estava muito melhor do que antes, conseguia vestir-se sozinho.

Quando Cui Zhen’an saiu vestido com roupas secas, Jiang Fu já havia acendido um incenso para eliminar a umidade do ambiente.

A fumaça perfumada se espalhava suavemente, neutralizando o cheiro das ervas.

Quando ele se virou, já estava atrás dela.

“Você já está melhor. Vou mandar eles entrarem para tirar o balde,” disse Jiang Fu, mas foi interrompida por Cui Zhen’an.

“Sem pressa,” ele respondeu, olhando-a de cima a baixo. “Como está a sua ferida nas costas?”

Ela mexeu os ombros para tranquilizá-lo: “Não dói mais. A ferida está quase cicatrizada. Se você não tivesse perguntado, eu nem lembraria que ainda estou machucada.”

O olhar de Cui Zhen’an ficou intenso. Observando-a com atenção, Jiang Fu percebeu algo estranho e perguntou baixinho: “O que houve?”

“Nada demais,” ele respondeu pela metade, então segurou seus ombros e passou os dedos pelos cabelos dela, num gesto leve e intermitente. “Você tem se esforçado muito ultimamente. Eu preciso te encontrar uma saída segura.”

“Saída segura?”

Jiang Fu não entendeu o significado oculto nas palavras dele e achou que talvez estivesse ouvindo errado. Mas no instante seguinte, Cui Zhen’an usou a palma da mão como uma lâmina e golpeou com força o ponto do ombro dela, que ficou paralisada da cintura para cima. Antes de desmaiar, ela olhou para ele com os olhos arregalados e incrédulos. A visão escureceu e ela caiu para trás.

No momento em que Jiang Fu caiu, Cui Zhen’an a segurou pela cintura, evitando a ferida nas costas. Uma mão dele ficou atrás do ombro e a outra na cintura.

De longe, parecia que ela pendurava em seu corpo.

Com agilidade, ele a colocou na cama, de lado para não machucar a ferida. Depois deu alguns passos para trás. A luz da vela projetava sua sombra alta e esguia, quase cobrindo Jiang Fu.

Ele sabia que esse dia chegaria.

Desde que ela viera até ali, sabia que chegaria a esse momento.

O que ela chamava de amor conjugal era, na verdade, uma ilusão calculada entre ambos.

“Não foi em vão todo o esforço que você fez para fingir tanto tempo. Eu deixo você viva porque, se seu tio vê que você foi nocauteada, provavelmente não vai culpá-la completamente.” Para Cui Zhen’an, Jiang Fu era uma enviada de outro, jamais estaria do mesmo lado que ele. Mesmo assim, ele estava dividido entre não conseguir matá-la com frieza e não conseguir partir com tranquilidade. Sabendo que ela não ouviria aquelas palavras, ainda assim falava, como uma despedida.

A chuva aumentou lá fora, a noite escura como tinta. Além das poucas luzes tremeluzindo sob o beiral, tudo estava imerso em trevas.

Cui Zhen’an estava imóvel dentro do quarto. Pelo canto do olho, viu mais de uma sombra atravessando a varanda, e logo alguém empurrou a porta e entrou.

O visitante tinha passos leves e firmes. O primeiro a entrar avançou e se ajoelhou diante de Cui Zhen’an, dizendo em voz baixa: “Príncipe herdeiro, desculpe a demora.”

Sem virar a cabeça, Cui Zhen’an reconheceu pela voz ser Fang Liu, um dos guardas secretos que o acompanhava desde a infância.

Desde que ele chegara à capital, Fang Liu vinha discretamente protegendo-o. Após anos separados, finalmente se reencontravam.

Cui Zhen’an desviou o olhar de Jiang Fu e se voltou para Fang Liu e seus homens.

Eram oito homens vestidos de preto, com rostos cobertos, prontos para escoltá-lo para fora da cidade naquela noite.

“Está tudo pronto?” perguntou Cui Zhen’an, com as mãos atrás das costas. Este era o dia esperado, mas ele ainda não estava completamente livre e não podia relaxar.

Fang Liu respondeu: “Sim, os guardas na porta foram neutralizados e substituídos pelos nossos homens. Ninguém vai perceber por enquanto. Também colocamos uma substância na água do poço da mansão esta tarde; todos estão atordoados, não precisam se preocupar.”

Para escapar, era necessário passar por ali. Antes os guardas imperiais vigiavam com rigor, mas depois que ele ficou gravemente ferido e se movia com dificuldade, eles relaxaram.

Por isso ele fingiu estar doente mesmo depois de recuperado — tudo para este momento.

Sabia que seria descoberto cedo ou tarde, e não podia perder tempo agora. Com um gesto largo, Cui Zhen’an sinalizou para Fang Liu se levantar e disse: “Vamos partir.”

Enquanto passava por Fang Liu, este olhou para Jiang Fu deitada e perguntou: “Príncipe herdeiro, o que faremos com essa mulher?”

Cui Zhen’an parou os passos, virou-se lentamente e, à luz fraca das velas, lançou um último olhar para Jiang Fu: “Deixe-a ir.”

Os homens de preto escoltaram Cui Zhen’an pela noite chuvosa, apagando seus rastros com a água da chuva.

Eles saíram pelo portão lateral da residência do príncipe e entraram numa carruagem já preparada.

Os poucos soldados em patrulha na cidade foram avisados com antecedência pelos espiões, e, devido à forte chuva, estavam menos atentos.

Quando a carruagem chegou a um cais dentro da cidade, a chuva começou a diminuir. Na névoa da noite, puderam ver vários navios comerciais ancorados.

Fang Liu ajudou Cui Zhen’an a descer da carruagem e apontou para um dos navios não muito longe: “O portão da cidade já está fechado. Agora, só podemos sair ao amanhecer.”

“Quando clarear, vamos embarcar nesse navio, primeiro pelo rio e depois pela terra. Assim será mais rápido. Príncipe herdeiro, fique tranquilo, tudo já está organizado.”

Cui Zhen’an assentiu e seguiu rápido, sem perder tempo. A rota de fuga e os detalhes haviam sido planejados desde cedo, e as mensagens foram transmitidas por Jiang Fu, tudo conforme o planejado.

O porto dos navios comerciais na capital só liberava a passagem antes mesmo dos portões da cidade abrirem.

Eles entraram no navio encharcados pela chuva, finalmente podendo respirar aliviados. Depois de trocar as roupas molhadas, Cui Zhen’an foi até a janela. A água parecia se fundir com o céu, e as poucas luzes do navio refletiam no rio, criando um ambiente frio e disperso.

Preso durante tantos anos, prestes a partir, ele não sabia por que sentia o coração pesado, como se uma pedra enorme o esmagasse, como uma nuvem negra que o sufocava. Ficou olhando fixamente para as ondas lá fora.

Fang Liu entrou na cabine e ofereceu uma tigela de chá de gengibre: “Príncipe herdeiro, tome um pouco de chá de gengibre.”

Cui Zhen’an colocou a toalha que usava para secar o cabelo de lado e pegou a tigela, mas não bebeu imediatamente.

“Príncipe herdeiro, por que deixou essa mulher viva?” Fang Liu perguntou, curioso, aproveitando a oportunidade.

Mencionar Jiang Fu naquele momento parecia um assunto delicado.

Durante todos esses anos, ele fingira ser um simples atendente de confeitaria e sabia da verdadeira índole de Jiang Fu. Para ele, ela era tão perigosa quanto qualquer pessoa do governo, uma ameaça que deveria ser eliminada para garantir a limpeza e a segurança.

O cheiro forte do gengibre, extraído da fervura, era desagradável para Cui Zhen’an. Ele franziu a testa, largou a tigela de lado e respondeu sem muito interesse: “Matar ela não adiantaria nada.”

Ele já pensara em matá-la várias vezes, mas não conseguia.

Sua justificativa era o cuidado que ela teve por ele durante todo esse tempo.

Estavam quites.

“Príncipe herdeiro, acabou de chegar uma carta secreta do Senhor Lu,” Fang Liu anunciou, querendo perguntar mais, mas foi interrompido por quem estava do lado de fora. Então ele calou-se e olhou para a entrada da cabine.

Cui Zhen’an fez um gesto para que entrasse.

A carta foi entregue pelas mãos de Fang Liu, lacrada com cera. Ele cuidadosamente abriu e leu as poucas linhas escritas com caligrafia fina.

Era uma mensagem de Lu Xingzhou, seu melhor amigo e parente distante, que sempre o ajudou a negociar e a realizar seus planos. A carta dizia que tudo estava organizado para seguir adiante e que ele podia ficar tranquilo.

Com tudo resolvido, Cui Zhen’an guardou a carta sem dizer palavra e sentou-se à janela, olhando para o horizonte.

Fang Liu percebeu a preocupação no olhar dele e, respeitosamente, saiu sem dizer nada.

O chá na mesa esfriava, e Cui Zhen’an não bebera uma gota.

Na segunda metade da noite, a chuva cessou, e as estrelas e a lua reapareceram, iluminando o rio com reflexos cintilantes.

O vento soprava, balançando as folhas de lótus recém-nascidas na margem, fazendo barulho. Cui Zhen’an perdeu-se em pensamentos.

Ele baixou os olhos para a palma da mão direita e lembrou do golpe que dera em Jiang Fu, que fora forte. Ele não queria sequer recordar o olhar de incredulidade dela antes de perder a consciência.

No verão, as noites são curtas. Quando a madrugada passou, um clarão cinza começou a surgir no céu. Cui Zhen’an não fechou os olhos, aguardando o amanhecer.

Então ouviu Fang Liu entrar e relatar: “Príncipe herdeiro, já está na hora de partir.”

Cui Zhen’an pareceu despertar e, desviando o olhar, assentiu para Fang Liu.

De fora, o navio onde estavam não se diferenciava dos outros que estavam ancorados no rio. Ele fechou os olhos por um instante, e a rota cuidadosamente planejada se formou em sua mente.

Logo no próximo cais, eles mudariam para a terra firme e, depois de sair do Portão do Som da Montanha, todos os caminhos levariam ao Norte. Naquele ponto, mesmo que o governo tivesse todos os recursos, seria difícil detê-lo.

Enquanto o navio se afastava lentamente do porto da capital, Jiang Fu despertou de um sonho.

Deitada de lado por muito tempo, sentia dormência na metade do corpo. Fechou os olhos e tentou se mover, mas a dor aguda ao encostar a ferida nas costas no travesseiro a fez engolir um suspiro frio. Abriu os olhos de repente.

A luz cinzenta da manhã entrava pela janela, misturada com a luz das velas ainda acesas, iluminando o quarto de forma suave.

Para evitar que a ferida aberta nas costas se abrisse novamente, Jiang Fu cuidadosamente se apoiou nos braços para sentar-se. O quarto estava vazio, exceto pela luz das velas. Ela não via sinal de Cui Zhen’an.

Ainda meio atordoada, sua mente se esforçava para lembrar dos eventos da noite anterior. Quando finalmente recordou, seus grandes olhos ficaram chocados.

A dor remanescente no ombro ainda era clara e profunda. Ela não pôde deixar de tocar a ferida e, ao lembrar do golpe de Cui Zhen’an, sentiu um calafrio no coração.

Então ela se levantou para ir ao quarto interno. Passando pelo biombo, viu o balde de ervas. A pessoa já não estava lá, apenas o líquido frio refletia sua imagem solitária.

Jiang Fu sempre fora calada, mas não tola. Se ainda não compreendesse o que acontecera até agora, seria realmente insensata.

Sua cabeça doía levemente, e as pernas tremiam, recuando lentamente. Talvez por não ter trocado o curativo na noite anterior, a ferida nas costas latejava, como se estivesse se abrindo novamente.

Ela recuou mais dois passos até sentir o calcanhar bater na parede. Sem saída, apoiou-se contra ela para não cair.

O canto do jardim estava cheio de cantos de pássaros que atravessavam o pátio, tornando o ambiente barulhento para ela.

Ela desviou o olhar do balde e, mesmo naquela situação, preferiu enganar a si mesma, murmurando: “Ele… ele deve estar no jardim… deve estar no jardim…”

Levantando-se da parede, tentou correr para fora em busca dele, mas mal deu dois passos quando a porta foi chutada por fora. Vários guardas armados invadiram o quarto.

Um deles, com o rosto tomado pela raiva, apontou para Jiang Fu e gritou: “Levem essa mulher!”