Capítulo 32: Partida [Ela realmente fugiu!]
Página (1/3)
O nascimento de Chao Chao transcorrera em segurança, e ninguém ficou mais feliz do que Pei Zheng. Ao ouvir, do lado de fora da sala de parto, o choro límpido do bebê, seu coração se encheu de uma emoção indescritível.
Mas, pouco depois, tudo ficou em silêncio. Pei Zheng ainda nem tivera tempo de se alegrar quando seu coração subiu de repente à garganta. Então chamou em voz alta a parteira, exigindo que saísse para lhe dar notícias.
Ao ouvir a voz, a parteira saiu depressa. Mal ia pronunciar algumas palavras auspiciosas quando Pei Zheng a bombardeou com perguntas:
— Por que o choro cessou? Aconteceu alguma coisa com a criança?
A preocupação estampada no rosto de Pei Zheng não parecia fingida. Se não tivesse visto com os próprios olhos, a parteira jamais acreditaria que a mulher lá dentro fosse apenas uma concubina.
— Herdeiro, fique tranquilo. O bebê está muito bem. Chorou algumas vezes há pouco e agora dorme profundamente ao lado da mãe.
— Já ajudei no nascimento de tantas crianças, mas é a primeira vez que vejo uma tão branquinha e limpa.
A parteira continuou a dizer algumas palavras de bom agouro, elogiando a criança como se não houvesse outra igual em todo o mundo.
Pei Zheng ficou satisfeito e ordenou a Fu Cai que entregasse a recompensa previamente preparada. Além disso, fez questão de mandar dar uma porção extra à parteira.
Com a recompensa nas mãos, ela naturalmente ficou ainda mais contente e tratou de agradá-lo:
— Herdeiro, gostaria de ver o bebê?
— Posso entrar agora? — perguntou Pei Zheng, surpreso.
Na verdade, ele já queria entrar para ver Chao Chao, mas fora impedido o tempo todo. Ao ouvir as palavras da parteira, ficou naturalmente cheio de dúvidas.
A parteira já ajudara no nascimento de inúmeras crianças, mas era a primeira vez que ouvia semelhante pedido. A sala de parto era considerada impura, e os homens normalmente desejavam manter-se o mais distante possível. Quem teria uma ideia como a de Pei Zheng? Para ela, aquilo era extremamente curioso.
Enquanto tecia comentários em pensamento, manteve no rosto um sorriso afável:
— Naturalmente, podemos trazer o pequeno senhor para fora.
Ao ouvi-la, Pei Zheng recusou sem sequer pensar. Ele realmente estava ansioso para ver o filho, mas ainda não passava das três da madrugada, e o vento soprava furiosamente do lado de fora. Não havia necessidade de expor uma criança tão frágil àquele frio.
— Não é preciso. Esperarei mais um pouco.
A parteira, naturalmente, não ousou dizer mais nada. Foi receber sua recompensa toda contente.
Pei Zheng esperou até que a sala de parto estivesse arrumada e que todo o sangue tivesse sido removido. Só então pôde entrar para ver o bebê.
Dentro do quarto, a criança já dormia. Era um pequeno embrulho envolto em faixas, aninhado ao lado de Chao Chao. Tal como a parteira dissera, era muito branquinho, limpo e adorável.
— Ele dormiu? — perguntou Pei Zheng em voz baixa.
Chao Chao assentiu suavemente. Embora estivesse exausta, não conseguia dormir; limitava-se a contemplar em silêncio o rosto adormecido do filho. Tinha até a impressão de que poderia continuar olhando para ele até o fim dos tempos.
Pei Zheng não estava em situação muito melhor. Fitava o bebê sem piscar e não resistiu a estender a mão para tocar-lhe os dedos. A sensação macia fez seu coração derreter completamente.
Enquanto olhava para a criança, inúmeras expectativas surgiram em seu peito. Embora naquele instante ela ainda fosse apenas um recém-nascido, Pei Zheng já conseguia imaginar um futuro muito distante.
Observou-o atentamente por um longo tempo, até enfim dizer:
— Mas ele é bonito demais.
Pei Zheng não estava simplesmente elogiando o próprio filho. Raramente um recém-nascido era tão bonito, mas aquela criança era diferente: tinha a ponte do nariz alta e delicada, os olhos compridos e estreitos, e uma beleza extraordinária.
Ainda assim, Pei Zheng começou a preocupar-se. Não sabia se seria uma coisa boa um menino ser bonito demais.
Chao Chao, porém, não tinha tantas inquietações. Entre ter um filho feio e ter um filho bonito, preferia sem dúvida a segunda opção. Puxou a mão de Pei Zheng e escreveu em sua palma:
Você não gosta dele?
Pei Zheng sorriu e pediu que não pensasse bobagens:
— Este é o nosso filho. Como eu poderia não gostar dele?
Chao Chao sorriu suavemente, e seus olhos voltaram a pousar sobre a criança.
Página (1/3)
Página (2/3)
Pei Zheng então perguntou como ela estava:
— Você está bem?
Chao Chao assentiu de leve. Depois de dar à luz, todo o mal-estar que sentia parecia ter desaparecido. Agora estava tranquila. Ao ver o quanto Pei Zheng gostava da criança, ficou ainda mais feliz. Não havia nada melhor do que o filho ser amado pelo próprio pai.
A ama de leite logo apareceu e levou o bebê para alimentá-lo. Chao Chao observou enquanto ela o carregava para longe, sentindo, por alguma razão, uma tristeza e uma relutância inesperadas.
Queria muito tomar o filho de volta nos braços, mas conseguiu conter o impulso.
Quando Chao Chao quis levantar-se para beber água, Pei Zheng a apoiou pessoalmente, fazendo-a encostar-se em seu peito. Chunhe já estava acostumada com aquela cena e trouxe a água morna que havia deixado preparada.
Pei Zheng abraçou Chao Chao com força. Só quando sentiu claramente o calor do corpo dela entre os braços conseguiu relaxar. Antes, sem poder vê-la nem ouvir qualquer som vindo de dentro do quarto, ficara extremamente preocupado.
— Chao Chao, você sofreu muito.
Chao Chao segurou de leve o braço de Pei Zheng e bebeu toda a água com a ajuda dele.
Ela realmente não achava que tivesse sofrido. Sentia apenas certa perplexidade. A criança nascera assim, surgindo em sua vida sem qualquer aviso.
Chao Chao ainda não estava preparada para saber como enfrentar aquela criança.
Mas o instinto materno já se manifestara. O bebê mal fora levado dali e ela já começava a sentir sua falta. Ainda assim, conteve-se e não disse nada.
Nem mesmo Pei Zheng, que permanecera ao lado dela o tempo todo, percebeu.
Embora também gostasse muito do filho, Pei Zheng não passara por dez meses de gestação e não conseguia compreender a sensação de perda de Chao Chao. Quando o bebê foi levado, ele apenas sentiu alívio. Ao contemplar aquele pequeno embrulho, ficara tão nervoso que nem sabia onde colocar as mãos.
Temia machucá-lo por acidente.
Depois de alimentar a criança, a ama de leite voltou trazendo-a nos braços. Ao ver que Pei Zheng ainda estava ali e lembrar-se dos rumores que circulavam na residência sobre ele, perguntou cautelosamente:
— Gostaria de segurar o bebê?
O corpo de Pei Zheng enrijeceu no mesmo instante. É verdade que desejava fazê-lo, mas, depois de pensar com cuidado, recusou:
— Deixe para lá. Ele é tão molinho da cabeça aos pés que eu poderia deixá-lo cair.
Qualquer pessoa perceberia o carinho contido em suas palavras.
A ama de leite, naturalmente, não foi exceção. Mas, como queria agradar aos senhores da casa, tentou mais uma vez:
— Herdeiro, não precisa se preocupar. Comigo aqui, jamais deixarei que aconteça algo ao pequeno senhor.
Foi graças à garantia dela que Pei Zheng enfim se atreveu a tentar. A ama de leite colocou cuidadosamente o bebê em seus braços e ensinou-lhe como segurá-lo.
O corpinho macio aninhou-se contra seu peito. As mãos de Pei Zheng ficaram rígidas, e ele nem sequer ousava respirar profundamente.
No passado, jamais imaginara que um dia ficaria completamente impotente diante de uma coisinha tão pequena. A criança era minúscula, mas Pei Zheng já desejava colocar diante dela tudo o que possuía.
Segurando o bebê com extrema cautela, Pei Zheng deu dois passos à frente. Depois de se acostumar com o peso, levou a criança até Chao Chao e, como se apresentasse um tesouro, disse:
— Veja, ele dormiu.
Para a ama de leite e para a parteira, o fato de uma criança dormir não tinha nada de extraordinário. Era algo absolutamente comum. Para Pei Zheng, porém, era completamente diferente.
Aquela criança diante dele era seu filho, unido a ele pelo sangue.
Chao Chao ficou ainda mais feliz em acompanhá-lo naquela alegria.
Os pensamentos dos dois estavam inteiramente voltados para o bebê.
Página (2/3)
Página (3/3)
Por fim, foi preciso que a parteira dissesse que os ossos da criança ainda eram muito frágeis e que não deveria ser carregada por muito tempo para que Pei Zheng, relutante, a colocasse no berço.
Chao Chao pensou que a ama de leite levaria o bebê embora, mas Pei Zheng empurrou o berço até junto da cama dela e falou com solenidade:
— Minha mãe pretendia levar a criança para o pátio principal e criá-la lá. Não fique triste. Ser criado sob os cuidados da avó seria excelente para ele. Mas você acabou de dar à luz e certamente não suportaria separar-se dele. Já conversei com minha mãe. Quando você terminar o período de resguardo, mandaremos a criança para lá.
Chao Chao ouviu tudo atônita, enquanto uma corrente de calor lhe atravessava o coração. Conseguia imaginar quanto esforço Pei Zheng devia ter feito para conseguir aquilo. Ele já lhe concedera coisas demais.
Se ela e Pei Zheng nunca tivessem tido um passado juntos, talvez se contentasse com aquela situação. Talvez até se sentisse feliz.
Infelizmente, o coração humano nunca se satisfaz. Chao Chao jamais conseguiria contentar-se.
Ela olhou para Pei Zheng e fez sinais em silêncio:
A senhora disse alguma coisa?
— Minha mãe não disse nada. Apenas mandou que você cuidasse bem de si — respondeu Pei Zheng com leveza, sem lhe contar mais.
A senhora Ruan não sentia pena pela separação entre Chao Chao e o filho. Dissera a Pei Zheng que, se já haviam decidido registrar a criança em nome da esposa legítima, não poderiam permitir que Chao Chao alimentasse pensamentos impróprios.
Pei Zheng, no entanto, não pensava assim. Afinal, seria apenas pouco mais de um mês. Não havia necessidade de ser tão cruel.
Chao Chao contemplou a criança no berço, e uma expressão diferente surgiu em seus olhos. Ao olhar para Pei Zheng, quase deixou cair as lágrimas, fazendo-o rir e chorar ao mesmo tempo.
— Ouvi dizer que não se pode chorar depois de dar à luz.
Chao Chao ficou surpresa por ele saber tantas coisas. Queria perguntar como aprendera aquilo, mas, ao ver o modo natural com que Pei Zheng se comportava, apenas concluiu que ele era muito instruído.
Era como durante a gravidez, quando Pei Zheng sempre sabia o que ela podia ou não podia comer.
Chao Chao jamais soube, porém, que todo aquele conhecimento e aquela aparente indiferença vinham das consultas secretas que Pei Zheng fazia aos médicos.
O bebê dormia profundamente no berço, e Chao Chao também estava muito sonolenta. Pei Zheng então cobriu-lhe os olhos com a mão, obrigando-a a descansar.
A escuridão repentina deixou Chao Chao um pouco tensa. Instintivamente, ela segurou a mão de Pei Zheng, enquanto uma voz suave lhe chegava aos ouvidos.
Chao Chao pensou que não conseguiria dormir, mas logo adormeceu, mergulhando num estado de semiconsciência. Depois de tanto tempo, sonhou novamente com a Aldeia de Dongshui. Lá havia a familiar casa de tijolos e telhas e, dentro dela, a pessoa que tanto amava.
Ele ainda usava as roupas de antigamente, embora houvesse algo diferente. À sua frente havia um pequeno berço, onde dormia uma criança delicada como uma boneca de porcelana. Ao ver Chao Chao, ele a chamou alegremente:
— Chao Chao, venha depressa ver. O bebê dormiu.
Encostada ao batente da porta, Chao Chao sorriu com ternura.
Ficou ali contemplando o marido e o filho, com os olhos cheios de um amor tão profundo que não poderia ser dissipado.
Não se sabe quanto tempo passou até Chao Chao despertar. O céu já estava completamente claro. Ela sentia uma dor e uma pressão intensas no peito, desejando apenas poder massageá-lo.
Mas tinha vergonha de falar sobre aquilo e suportou em silêncio.
A dor, porém, era difícil de suportar para qualquer pessoa. Em pouco tempo, seu rosto ficou mortalmente pálido, e logo alguém percebeu que havia algo errado. Chunhe perguntou aflita o que acontecera, mas Chao Chao não quis responder e apenas balançou a cabeça.
Por fim, foi a ama de leite, depois de alimentar a criança, quem percebeu o problema. Ordenou imediatamente que Chunhe trouxesse água quente para fazer compressas. Só então Chao Chao entendeu o que estava acontecendo.
— Não precisa ficar com vergonha, concubina. Toda mulher fica assim depois de dar à luz.
— Não se preocupe. Depois que tomar o remédio para interromper a produção de leite, isso vai passar.
A ama de leite continuou a tranquilizá-la, sem perceber que aquelas palavras haviam deixado Chao Chao ainda mais melancólica.
A técnica da ama de leite era muito habilidosa. A compressa quente aliviou bastante a dor.
Mais tarde, uma criada mais velha da residência trouxe o remédio para interromper a produção de leite. Como Chao Chao não precisaria amamentar o bebê pessoalmente, não teria de suportar aquele tormento. Em outra época, talvez sofresse por não poder alimentar o próprio filho, mas agora recebeu aquela tigela de remédio sem a menor hesitação.
Página (3/3)