Capítulo 22: Os Fogos de Artifício do Festival Shangyuan
No décimo dia do primeiro mês, Chunhe informou ao mordomo da mansão que havia conseguido permissão para voltar para casa, despedindo-se de Chaochao e partindo cedo para sua residência.
Antes de sair, Chaochao lhe entregou uma boa quantia em prata para levar consigo: “Não tenho outra coisa para lhe dar, pensei muito e achei que prata seria o mais adequado.”
No coração de Chaochao havia muita gratidão por Chunhe, por isso queria expressar seu agradecimento de alguma forma.
Chunhe olhou para a prata nas mãos e nem ousou aceitar: “Madame, eu recebo uma pensão mensal, e você ainda me dá tanto além disso, eu realmente não posso aceitar esse dinheiro.”
Mas Chaochao ignorou sua negativa, fechou suavemente suas mãos e sorriu, dizendo que tinha muito mais: “Na véspera do Ano Novo, o jovem senhor me deu um envelope vermelho, mas nem tudo era para você. Quando for ao mercado, compre outras coisas para mim.”
Chunhe entendeu a boa intenção de Liu Chaochao e sabia como era o temperamento do senhor, então não insistiu mais e aceitou tranquilamente.
Realmente, ao vê-la aceitar, Chaochao exibiu um sorriso satisfeito.
Pei Zheng nunca foi mesquinho com esses bens materiais, frequentemente presenteava-a com muito ouro, prata e joias; em seu baú de maquiagem havia muitas peças valiosas. Embora Liu Chaochao não entendesse a arte dos artesãos, sabia que tudo aquilo tinha grande valor.
Pei Zheng não se importava, e Liu Chaochao ainda menos.
Ela mesma não sabia desde quando passou a desprezar o dinheiro; poucos meses atrás, ainda se preocupava com pequenas quantias, contando moedas de cobre uma a uma, mas agora...
Liu Chaochao não quis pensar mais sobre isso, quanto mais pensava, mais dor de cabeça sentia.
Depois que Chunhe saiu, Chaochao tirou a camisa de primavera que havia preparado para Pei Zheng e continuou a costurá-la, começando pela roupa de baixo, agora já na segunda camada; com a chegada da primavera, provavelmente estaria pronta.
Não sabia se Pei Zheng iria gostar.
Desde a véspera do Ano Novo, Liu Chaochao não tinha mais visto Pei Zheng, embora frequentemente ouvisse notícias dele, os dois não se encontravam.
Ela até pensava nele de vez em quando.
Mas dizer que sentia muita falta dele? Na verdade, não.
Quando terminou a segunda camada da roupa, o sol já se punha e ela nem percebeu que tanto tempo havia passado.
Durante esse período, ninguém a incomodou, o que a deixou feliz; ela não podia conversar com os outros, que não entenderiam o que dizia. Na vasta mansão do marquês, além de Pei Zheng, só Chunhe sabia do que ela falava.
Chaochao não queria se entregar a tristezas, pois achava aquilo muito sem sentido; muitas coisas eram escolhas dela, e reclamar agora seria apenas vaidade.
Ela nem queria pensar nessas coisas, mas a mente não se controla, e ela se via pensando repetidamente.
E repetidamente dizia a si mesma que não se importava.
Ao entardecer, Chunhe voltou para a mansão trazendo para Chaochao espetinhos de frutas caramelizadas e bonecos de açúcar, que na capital eram mais delicados e bonitos do que na pequena cidade de Jiangnan, além de que, por ser inverno, o açúcar não havia derretido.
Mas Chaochao nem olhou para eles, dizendo que seu apetite andava ruim e que queria algo para abrir o estômago.
Acabou comendo toda a espetada de frutas caramelizadas.
“Se madame gostar, da próxima vez pedirei para alguém comprar para a senhora,” disse Chunhe, feliz por ver que Chaochao gostara dos doces. Chaochao quis recusar para não incomodar, mas ao ver a alegria de Chunhe, não insistiu.
No escritório do Jardim Chuanshu, Pei Zheng ouvia Fu Quan relatar os movimentos de Liu Chaochao; ao saber que ela havia comido as frutas caramelizadas, franziu a testa, perguntando-se quando ela começou a gostar daquelas coisas.
O semblante dele ficou sombrio, e ao perceber, Fu Quan baixou a voz, temendo ter dito algo inadequado: “Jovem senhor, disse algo errado?”
Pei Zheng não respondeu, apenas acenou com a mão, dispensando Fu Quan, que, cauteloso, não ousou dizer mais nada.
Fu Quan pensou que o jovem senhor iria visitar Liu Chaochao, mas ele passou a noite estudando na biblioteca.
Chaochao não sabia o que Pei Zheng estava pensando, mas após o décimo dia, ela recebia diariamente uma espetada de frutas caramelizadas, vermelhas e brilhantes, envoltas em uma camada de açúcar cristalino.
Depois de dois dias, ela só sentia os dentes sensíveis.
Ficou intrigada com o que Pei Zheng pretendia, mas seu coração se alegrava com a atenção dele.
Ela imaginava que ele não viria mais vê-la, apenas enviaria as frutas caramelizadas, mas, para sua surpresa, no Festival das Lanternas, ele apareceu no Jardim Oeste e mandou Chunhe trocar suas roupas.
Chaochao ficou muito confusa: “Para onde o senhor vai me levar?”
Pei Zheng, agora preguiçoso para corrigir seu tratamento, simplesmente ignorou: “Hoje é o Festival das Lanternas. Vamos sair para ver as lanternas.”
Chaochao olhou para ele incrédula, sem imaginar que ele a procuraria por isso.
Pei Zheng esperava que ela ficasse feliz, mas ela não demonstrou alegria nem entusiasmo, apenas ficou parada, olhando para ele com dúvida e gesticulando cautelosamente: “Posso sair?”
Na verdade, Chaochao queria perguntar se poderia sair junto com ele.
“Claro.” Pei Zheng pegou a capa das mãos de Chunhe e a vestiu pessoalmente, saindo com ela. “Hoje a rua está animada. Chaochao, veja quais lanternas você gosta; vamos tentar ganhar uma.”
A descrição de Pei Zheng era tão tentadora que Chaochao não encontrou motivos para recusar, mesmo sabendo que não era apropriado e que no dia seguinte a governanta Zhang provavelmente iria repreendê-la, mas ainda assim queria sair com ele.
Ele segurou sua mão e saíram de casa, chegando à porta do Jardim Chuanshu. Antes que a temperatura da palma se acumulasse, Pei Zheng soltou a mão dela. Chaochao ficou surpresa, mas não disse nada, recolheu a mão silenciosamente.
Dentro da mansão, as luzes estavam acesas, e eles percorreram um longo caminho até chegarem à rua.
Do outro lado do muro, a rua estava iluminada.
De longe, ouviam-se os gritos dos vendedores ambulantes. Subiram na carruagem e Chaochao não resistiu a levantar a cortina para observar a rua, cheia de cores e lanternas penduradas nas portas dos restaurantes.
Era um pouco diferente do Festival das Lanternas em Jiangnan, mas a animação era a mesma.
As lanternas eram tão belas que Liu Chaochao não conseguia desviar o olhar.
Ao vê-la contente, Pei Zheng também se alegrou: “Mais tarde vamos ao Pavilhão da Prosperidade. Já reservei um lugar para nós, perto da janela, para que possamos ver os fogos de artifício.”
Chaochao assentiu suavemente.
A carruagem não conseguiu entrar na rua principal, então eles a deixaram e seguiram a pé. Chaochao seguia atrás de Pei Zheng, e ao olhar para o homem à sua frente, seus pensamentos começaram a vaguear.
Lembrou-se de algo: na mesma cena, na mesma noite, seu marido a havia levado para o Festival das Lanternas.
Eles não podiam pagar um restaurante com vista para os fogos, então, como todos, ficaram amontoados na ponte, tentando ver melhor. Seu marido, preocupado com a multidão, a protegia, e ela apontava para os fogos, mas ele respondia apenas com indiferença, cuidando dela com cuidado, sem sequer olhar para os espetaculares fogos.
Ela já não se lembrava como eram aqueles fogos.
Só sabia que estava muito feliz naquela época.
Enquanto pensava nisso, chegaram ao Pavilhão da Prosperidade. Chaochao olhou para o imponente edifício e seu coração deu um salto; instintivamente segurou a manga de Pei Zheng e disse que queria ir à Ponte Suzaku para ver os fogos.
Pei Zheng refletiu e respondeu com firmeza: “Chaochao, não há Ponte Suzaku na capital.”
Liu Chaochao soltou a mão; na verdade, sabia que não havia Ponte Suzaku na capital, assim como não havia seu marido ali.