Capítulo 38: Não fique triste, papai, a Jiu Jiu está aqui
Página 1 de 3
A dor física não desaparecia tão depressa.
Aquela dor de cabeça o acompanhava havia muito tempo e, nos últimos meses, parecia se agravar cada vez mais. Pei Zheng sabia que todos ao seu redor estavam preocupados com ele.
Ainda assim, não tinha a menor intenção de consultar um médico.
No começo, fora por falta de tempo; ainda havia outras coisas com que precisava se ocupar. Depois, quando se acostumou gradualmente à dor, passou a achar que não era nada importante. Por fim, foi adiando, adiando, até que já não queria mais dar atenção ao assunto.
Pei Zheng já vira, no Gabinete Imperial, os registros médicos sobre dores de cabeça que o médico da corte apresentara ao imperador. Aquele tipo de enfermidade não tinha esperança de cura completa; dependia sobretudo de repouso. Somente evitando o desgaste mental e físico seria possível obter alguma melhora. Por isso, Pei Zheng não queria desperdiçar seu tempo com aquilo.
Lá fora, o céu começava a clarear. Pei Zheng estava recostado de lado, sustentando frouxamente a própria cabeça. A roupa íntima que vestia havia ficado molhada, depois seca, depois molhada outra vez, e agora grudava em seu corpo, causando um desconforto pegajoso e desagradável.
Ele olhou com certo desgosto para as próprias roupas e ordenou em voz alta a Fu Cai, que aguardava do lado de fora:
— Preparem a água.
Pei Zheng ainda sentia dor de cabeça. Em comparação com antes, ela apenas melhorara um pouco, mas ele não suportava continuar naquele estado deplorável.
Fu Cai esperava do lado de fora e não se afastara nem por um instante. Ao ouvir a ordem de Pei Zheng, mandou imediatamente que levassem a água quente, já preparada, para a sala de banho.
Os criados entraram e saíram várias vezes. Durante todo aquele tempo, Pei Zheng permaneceu sentado no mesmo lugar, sem sequer erguer as pálpebras. Quando tudo finalmente ficou pronto, ele apenas acenou com esforço, ordenando que se retirassem.
Os criados que haviam entrado já tinham ido embora. Fu Cai, porém, preocupado, arrastava os pés e se recusava a sair.
— Meu senhor, quer que eu o sirva?
Ao ouvir a voz de Fu Cai, Pei Zheng ergueu um pouco as pálpebras. Não teve coragem de repreendê-lo, limitando-se a dizer em voz baixa:
— Saia.
Fu Cai quis dizer alguma coisa, mas não ousou insistir. Naquele estado, seria justo dizer que o jovem senhor estava sujeito a mudanças repentinas de humor. Fu Cai não queria irritá-lo; o médico dissera que a raiva fazia mal à saúde.
Somente depois que todos deixaram o aposento Pei Zheng se levantou devagar. A dor de cabeça o deixava atordoado e, por um instante de distração, ele quase caiu.
Conseguiu agarrar a coluna ao seu lado e, assim, evitou passar por uma situação ainda mais embaraçosa.
Fu Cai esperou do lado de fora por um quarto de hora inteiro, até finalmente ouvir algum movimento vindo da sala de banho.
Pei Zheng mergulhou o corpo na água morna e foi afundando aos poucos. Quando a água lhe cobriu o peito, a pressão sobre o corpo lhe causou uma leve falta de ar, e só então ele recobrou a consciência.
Sem pressa, lavou o suor do corpo. Quando a água da tina começou a esfriar, enxugou as gotas da pele e vestiu uma roupa íntima limpa.
Os ruídos vindos de dentro surgiam e desapareciam, deixando Fu Cai apreensivo por um longo tempo.
Quando a porta do aposento principal se abriu e Pei Zheng saiu vestido com o uniforme oficial, Fu Cai enfim soltou um suspiro de alívio.
Lá fora, o dia já estava claro. Ao vê-lo, Fu Cai percebeu que não havia mais nada que pudesse fazer, mas ainda assim permaneceu a seu lado, servindo-o com cautela.
— Meu senhor, ainda vai ao tribunal hoje?
— Não deveria pedir licença por um dia?
Fu Cai perguntou com todo o cuidado, mas Pei Zheng recusou de imediato:
— Não é necessário.
— Não estou doente nem ferido. Por que pediria licença?
A voz de Pei Zheng era fria, e seu tom parecia tão normal que era como se Fu Cai tivesse dito algo completamente absurdo.
Fu Cai ficou sem palavras. Tinha tantas coisas entaladas no peito que quase sufocou com elas.
No dia anterior, Pei Zheng estivera naquele estado e ainda assim achava que não estava doente nem ferido?
O que exatamente se passava pela cabeça do jovem senhor?
Página 2 de 3
Fu Cai não ousou dizer o que realmente pensava. Só pôde tentar persuadi-lo:
— Meu senhor, o senhor não tirou seu descanso regulamentar no mês passado, e este mês já passou da metade. Se continuar sem repousar, como seu corpo vai aguentar?
Pei Zheng não estava muito disposto a ouvir aquilo, mas, como era Fu Cai quem falava, seu acompanhante de tantos anos, ainda conseguiu suportar a impaciência e responder:
— Sei muito bem o que estou fazendo.
— Meu senhor, a senhora está perguntando por suas condições — disse Fu Cai em voz baixa. — Como devo responder a ela?
Fu Cai chegara a pensar em contar a verdade, mas não tinha coragem. Tinha certeza de que, se dissesse alguma coisa imprudente, o jovem senhor poderia mandá-lo de volta para a capital.
— Diga que está tudo bem e que minha mãe não precisa se preocupar.
Pei Zheng respondeu de maneira displicente. Ao longo daqueles anos, recebera inúmeras cartas da família, todas enviadas por seus pais. O conteúdo era praticamente o mesmo: perguntavam por sua situação e queriam saber quando ele retornaria à capital.
Sua mãe também mencionara a possibilidade de levar Jiujiu de volta para a capital. Dizia que a criança já tinha cinco anos e chegara à idade de iniciar os estudos; depois de voltar, poderia receber cuidados melhores. Pei Zheng, porém, não concordara.
A capital era de fato próspera. Na residência do Marquês Pacificador do Sul, Jiujiu receberia os melhores cuidados e a melhor educação. Sua mãe contrataria para ele o melhor professor de iniciação. Mas as opiniões alheias eram assustadoras, e só depois de perguntar a Chunhe Pei Zheng descobrira quantas críticas Chaocao tivera de suportar naqueles anos.
Agora que Chaocao não estava mais ali, se ele também se afastasse de Jiujiu, a criança ficaria completamente desamparada. A quem poderia contar suas mágoas?
Pei Zheng sabia que era um filho pouco filial e, por isso, não queria preocupar os pais.
— Sim — respondeu Fu Cai, cheio de impotência.
Enquanto conversavam, chegaram ao tribunal de Liangzhou. O cargo atual de Pei Zheng era o de governador de Yongzhou, portanto ele não precisava estar ali. No entanto, o magistrado anterior fora denunciado por Pei Zheng por não cumprir seus deveres e acabara destituído. O novo magistrado ainda não assumira o posto.
Yongzhou ainda tinha um administrador regional, mas ele andava tão ocupado com as novas políticas que mal conseguia parar para respirar. Assim, muitas das tarefas do tribunal de Liangzhou haviam sido temporariamente transferidas para Pei Zheng.
Naquele dia, Pei Zheng teria de julgar alguns processos.
Sentou-se no alto estrado com uma expressão serena, observando os camponeses ajoelhados no chão e ouvindo-os falar de suas injustiças em seu forte sotaque local. O que um magistrado precisava resolver todos os dias eram questões insignificantes. Os camponeses não haviam estudado muito e costumavam contar os fatos de maneira confusa e desordenada.
Quando Pei Zheng chegara àquela região, no início, não conseguia entender uma palavra do que diziam.
Agora, porém, compreendia tudo perfeitamente.
— Excelência, faça justiça por este humilde súdito! A galinha da minha família era uma galinha poedeira!
Depois de uma série de lamentos, Pei Zheng finalmente entendeu o que acontecera. Nada mais era que a galinha de Zhang San ter voado até a casa de Li Si.
Ao descobrir uma galinha a mais em sua casa, Li Si não apenas deixara de procurar o dono, como também tivera más intenções: aproveitara a escuridão da noite para matar a galinha e cozinhá-la numa sopa.
Zhang San passara a noite inteira procurando o animal e, por fim, encontrara algumas penas manchadas de sangue diante da casa de Li Si.
Segundo Zhang San, depois de comer aquela galinha, Li Si amanhecera com o rosto corado e cheio de vigor. Até a criança magricela e morena da família parecera mais simpática.
Pelo modo como ele falava, não se sabia se estava descrevendo uma velha galinha ou algum elixir milagroso.
— Que absurdo! Por que haveríamos de comer a galinha de vocês sem motivo algum? — retrucou Li Si. — Não somos pobres a ponto de não podermos comprar uma galinha.
— Absurdo é o que você está dizendo! Sua família tinha dez galinhas. Depois de comer uma, como poderia ainda ter dez?
Os dois começaram a discutir no tribunal, uma frase de cada vez. Tudo o que diziam girava em torno de assuntos mesquinhos e triviais, mas Pei Zheng os escutava com atenção. Isso fez com que os habitantes de Liangzhou simpatizassem com ele. Pensaram que seu governador era, de fato, acessível e próximo do povo.
Nenhum deles, porém, sabia por que Pei Zheng se comportava daquela maneira.
Sua atitude era normal apenas porque ele se lembrara dos dias passados no povoado de Dongshui.
Ele e Chaocao também haviam criado galinhas. Naquela época, Chaocao economizara dinheiro para comprar mais de uma dúzia de ovos e pedira uma galinha emprestada a um vizinho para chocá-los.
Chaocao andava muito ocupada. Durante o dia, precisava trabalhar para outras pessoas e, ao voltar, ainda tinha de alimentar as galinhas.
Página 3 de 3
Pei Zheng estava em casa se recuperando dos ferimentos, parecendo um inútil. Por isso, oferecera-se para alimentar as galinhas. O problema era que não sabia como fazê-lo: sempre que tentava, a galinha saía correndo de um lado para o outro.
Pei Zheng levara um susto ao descobrir que a galinha podia voar!
Arregalara os olhos, profundamente confuso, pois, até então, só vira galinhas sobre a mesa de jantar.
Chaocao não dera importância ao assunto, mas Pei Zheng, por não saber alimentar uma galinha, acabara sendo alvo de comentários e olhares. Vinte e um dias depois, os pintinhos finalmente nasceram, e Pei Zheng passou de alimentador da galinha a cuidador dos pintinhos.
Embora, naquela época, tivesse esquecido completamente a vida passada, aprendia depressa. Depois que se recuperou dos ferimentos, passou a levar os pintinhos todos os dias para passear na montanha. Junto de Chaocao, criou-os pouco a pouco até que crescessem.
Antes, Pei Zheng raramente se lembrava daqueles acontecimentos tão repletos de vida cotidiana. Contudo, ao ouvir algumas palavras dos aldeões, lembranças há muito esquecidas lhe voltaram de maneira súbita.
No fundo, Pei Zheng estava feliz.
Queria possuir mais lembranças de Chaocao.
Mesmo que todos no tribunal se sentissem incomodados com a discussão interminável entre aqueles dois homens, Pei Zheng não se importava. Apenas pensava na expressão que Chaocao teria naquela época.
Naquele tempo, ela estava feliz.
Por mais coisas absurdas que ele fizesse, Chaocao sempre o aceitava.
Enquanto pensava nisso, Pei Zheng começou a usar o cargo em benefício próprio. Puxou uma folha de papel e começou a desenhar um pequeno retrato. Ao recuperar aquelas lembranças, não conseguiu evitar registrá-las.
Havia ainda algo que Pei Zheng não contara a ninguém: suas memórias estavam confusas. Ele ainda se lembrava do passado, mas já não conseguia distinguir quando cada coisa acontecera.
Pei Zheng jamais procurara um médico por causa das dores de cabeça. Fora justamente a confusão das memórias, porém, que o levara a consultar o médico imperial. Depois de interrogá-lo cuidadosamente, o médico dissera que aquilo acontecia por causa da doença da cabeça e da falta de repouso.
Bastaria tratar adequadamente a enfermidade para que a confusão das memórias desaparecesse sem necessidade de remédios.
Depois de ouvir aquilo, Pei Zheng refletira por muito tempo, com extremo cuidado, mas no fim recusara o tratamento. Entre preservar com clareza as lembranças que os dois compartilhavam e poder ver Chaocao de vez em quando, preferia a segunda opção.
Suas memórias estavam apenas confusas; não desapareceriam.
Pei Zheng desenhava abertamente um retrato de Chaocao no tribunal. A mesa do secretário judicial era muito mais baixa que a dele, e Fu Cai, sendo um criado, passava o tempo todo servindo nos fundos da residência. Assim, ninguém no tribunal percebeu o que Pei Zheng estava fazendo.
Zhang San e Li Si, ajoelhados abaixo, vendo o governador tão concentrado, reagiram de formas opostas: um abriu um sorriso satisfeito, enquanto o outro ficou carrancudo.
No fim, o processo terminou com Li Si sendo condenado a indenizar Zhang San com duas galinhas poedeiras. Pei Zheng recebeu mais uma rodada de elogios dos habitantes. Ele apenas lhes pediu, com cortesia, que voltassem para casa.
O processo seguinte dizia respeito a uma disputa entre vizinhos pela água de um poço.
A manhã passou silenciosamente. Depois de encerrar a sessão, Pei Zheng recolheu tudo o que estava sobre a mesa e levou os objetos para os fundos. Sentado no escritório, começou a organizá-los pouco a pouco.
Assim que terminou de arrumar os desenhos, o administrador regional e o secretário judicial vieram pedir para vê-lo.
Pei Zheng mandou que entrassem. Antes mesmo que o administrador pudesse prestar suas saudações, perguntou diretamente:
— Aumentou o número de comerciantes que se estabeleceram em Liangzhou?
— Respondendo ao senhor, a política já foi promulgada. Há muitas pessoas interessadas, mas as condições são realmente rigorosas, e são poucos os que conseguem cumpri-las — respondeu depressa o administrador regional, com o cenho franzido, enquanto folheava os documentos. Em seguida, acrescentou outra informação: — Os comerciantes que conseguem atender às exigências parecem não ter intenção de se estabelecer em Liangzhou. A maioria prefere esperar para ver.