Capítulo 51: De quem é a culpa?
Ao ouvir essas palavras, Pei Zheng soltou a mão dela por reflexo. Ele olhou para Chaochao, estupefato, como se fosse incapaz de aceitar o que ela acabara de dizer. Toda a sua compostura, toda a sua racionalidade, desmoronaram completamente por causa daquela única frase.
Ela disse que ia passar a odiá-lo?
Por que as coisas haviam chegado àquele ponto?
O quarto estava muito silencioso. A aparência de Pei Zheng era deplorável; ele encarava Chaochao com o olhar perdido, em completo transe.
Chaochao, naturalmente, notou a reação dele, mas não disse nada. Apenas massageou o pulso que Pei Zheng havia apertado com tanta força. Em sua pele alva havia uma marca avermelhada, o que evidenciava a intensidade da força que ele empregara momentos antes.
Pei Zheng viu aquilo com clareza. Deu um passo à frente, querendo verificar o estado dela, mas antes que pudesse se aproximar, Chaochao recuou. Aquele recuo defensivo feriu profundamente o coração de Pei Zheng.
O gesto de Chaochao foi inteiramente instintivo, pois ela jamais havia visto Pei Zheng tomado por uma fúria daquela magnitude.
Por causa daquela atitude, a atmosfera no aposento tornou-se extremamente constrangedora.
Pei Zheng perdeu a voz, limitando-se a fitá-la, parecendo querer perguntar se o que ela dissera era sincero, embora as palavras continuassem retidas em sua garganta.
Ele queria se aproximar para ver como ela estava, mas recebia o peso do medo de que Chaochao sentisse repulsa.
Tanto o que ela dissera quanto o recuo instintivo eram difíceis demais de aceitar, fazendo-o recuar por dentro.
Ainda que permanecesse de pé com falsa firmeza, ele estava em completo pânico, como alguém que, tendo quebrado um tesouro inestimável, vê-se diante de cacos espalhados pelo chão, sem saber o que fazer.
Chaochao não nutria pensamentos complexos; disse apenas, em tom calmo, que estava de partida. Nem sequer um "até logo" pronunciou antes de se virar e ir embora sem hesitar.
E Pei Zheng sequer tinha o direito de retê-la.
Enquanto Chaochao se afastava, ele permanecia na penumbra, tomado por uma sensação avassaladora de desamparo. Habituada a vê-lo sempre vibrante, orgulhoso e confiante, Chaochao sentiu um aperto inexplicável no coração ao contemplar aquela cena.
Ela lançou um último olhar rápido, mas não olhou para trás, seguindo com firmeza para o lado de fora.
Ao cruzar a porta, Chaochao hesitou por um instante sobre se deveria ver Jiujiu, mas, após um breve momento de vacilação, decidiu partir.
Se jamais cogitara um futuro, para que alimentar vãs esperanças?
Seus passos eram medidos e tranquilos. Quem a observasse pensaria que estava perfeitamente serena, sem imaginar que caminhar aqueles poucos passos exigia dela o esgotamento de todas as suas forças.
Após a partida de Chaochao, Pei Zheng continuou imóvel. Permaneceu de pé no mesmo lugar, como se estivesse prestes a fundir-se às sombras, com a frase dita por ela ecoando incessantemente em sua mente.
Ele simplesmente não conseguia aceitar. Como poderia aceitar?
Olhando para as próprias mãos, Pei Zheng começou a buscar desculpas para si mesmo. Ela dissera que o odiava apenas porque ele a machucara?
Ele apertou o próprio pulso esquerdo com a mão direita, intensificando a pressão aos poucos, até que marcas roxas circundassem a pele, antes de afrouxar lentamente os dedos.
Será que ela sentira tanta dor assim?
Foi por isso que ela disse aquilo, não foi?
Fuquan só ousou entrar no quarto quando a silhueta de Chaochao desapareceu por completo. No entanto, o olhar de Pei Zheng estava vazio, e ele não ouvia os chamados insistentes do eunuco.
Fuquan tentou novamente, chamando-o de jovem lorde.
Pei Zheng continuou sem dar a menor atenção.
Ergueu os olhos apenas para fitar a direção em que Chaochao havia partido, perdido em devaneios.
Não tendo outra alternativa, Fuquan foi ao aposento vizinho verificar se o pequeno lorde havia acordado. Sucedeu que Jiujiu, tendo caminhado demais naquele dia, dormia profundamente.
Ele ainda não despertara.
Fucai vigiava o sono de Jiujiu e, ouvindo o burburinho vindo de fora, perguntou a Fuquan o que havia acontecido.
Fuquan balançou a cabeça com uma expressão intraduzível e, fitando o menino adormecido, sentiu um aperto no peito:
— O jovem lorde e a senhorita Liu... temo que as coisas estejam...
Fuquan tampouco sabia como explicar a situação.
Fucai mantinha um contato mais próximo com Chaochao e a conhecia melhor, tendo plena consciência de que a relação entre o jovem lorde e a senhorita Liu estava arruinada.
Contudo, aquele não era um assunto sobre o qual pudessem emitir opiniões.
Discutir quem estava certo ou errado já perdera o sentido, e, além disso, definir culpa não competia a eles.
Assim como Fuquan, Fucai sentia uma profunda pena do pequeno lorde.
Ao longo dos anos, faltara tanto, mas tanto, àquela criança.
— E então, como está o jovem lorde? — perguntou Fucai, apreensivo.
Fuquan massageou as próprias têmporas, sentindo uma dor surda na cabeça:
— Focado em nada, olhando para o nada. Chamei-o várias vezes e ele nem me ouviu. Eu pretendia ver se o menino já estava acordado para tentar apaziguar o patrão... mas, pelo visto, é melhor que ele continue dormindo.
Do contrário, se ouvisse o que a senhorita Liu dissera, quanto sofrimento não absorveria?
— Vamos para a estalagem agora ou ficaremos por aqui? — questionou Fucai, curioso. Fuquan apenas balançou a cabeça. Como poderia saber de algo?
Aquele que detinha o poder de decisão no momento nem sequer se dignava a interagir com os outros.
Notando que a noite caía e compreendendo que não podiam prolongar aquela situação, Fucai pegou o menino no colo, levou-o para o quarto ao lado e perguntou a Pei Zheng quais seriam os passos seguintes.
Se deveriam permanecer na estalagem ou retornar à pousada oficial.
Fucai não nutria grandes expectativas de resposta, mas, ao ver Jiujiu, Pei Zheng pareceu finalmente recobrar os sentidos. Ele se aproximou, contemplou a criança adormecida e estendeu lentamente a mão para tocar de leve a bochecha macia do menino. O toque suave despertou nele uma torrente de confusão.
Ele realmente não compreendía como as coisas haviam chegado àquele ponto. Antigamente, decerto, não era assim.
Pei Zheng recordava-se de um passado distante, quando ambos aguardavam juntos a chegada do filho. Após o nascimento de Jiujiu, o rosto de Chaochao também transbordava de alegria.
Eles haviam discutido nomes para a criança.
Naquela época, o coração de Pei Zheng estava repleto de júbilo e expectativa, dedicando-se seriamente a escolher um nome.
Contudo, cada sugestão fora vetada por ele próprio ou por Chaochao, em meio a hesitações e indecisões.
Porque amavam demais, zelavam em demasia, querendo legar a Jiujiu o que havia de melhor no mundo. Um nome acompanharia a criatura por toda a vida, logo, não podia ser escolhido de qualquer maneira.
Por que, então, tudo se transformara naquilo?
Encarando Jiujiu, Pei Zheng sentiu uma culpa corrosiva brotar em seu interior. Sabia que a culpa era inteiramente sua; Chaochao não desgostava da criança — pelo contrário, amava Jiujiu profundamente. O que ela recusava era a sua presença.
E, por rejeitar a ele, afastava-se também do filho. Ao recordar o semblante cheio de expectativa que Jiujiu ostentara, Pei Zheng sentiu a angústia sufocá-lo.
Tomou o menino dos braços de Fucai, apertando-o contra o peito enquanto uma sensação avassaladora de impotência o invadia. Diante da serenidade do sono de Jiujiu, foi tomado por um pavor súbito: não fazia ideia de como encarar a criança.
Como explicaria a Jiujiu que fora o próprio pai quem expulsara a mãe, condenando-o a anos de mágoa e sofrimento?
Pei Zheng aterrorizava-se com a possibilidade de ver a decepção estampada no rosto de Jiujiu.
— Ficaremos aqui mesmo — disse Pei Zheng em tom monótono. — Já está tarde, não tirem a criança daqui para evitar que pegue resfriado.
Ele acomodou Jiujiu na cama e passou a vigiar o sono do filho pessoalmente. Uma vez dadas as ordens, Fucai e Fuquan dividiram as tarefas: um foi à estalagem buscar Chunhe, enquanto o outro permaneceu de guarda junto a Pei Zheng e Jiujiu.
Chaochao havia partido, sem deixar nenhum vestígio de sua passagem por aquele lugar, mas o coração de Pei Zheng permaneceu agitado por longas horas. Ele passou a inventar toda sorte de justificativas para iludir a si mesmo.
Embora uma resposta vaga já estivesse desenhada em sua mente, sempre que se aproximava demais da verdade, ele recuava por medo. Recusava-se a pensar no assunto, e ainda mais a tocar na realidade dos fatos.
Preferia agarrar-se a provas ilusórias, repetindo para si mesmo que as coisas não eram bem assim, que devia haver outro motivo.
Pei Zheng recusava-se a admitir que estivera errado desde o princípio.
Olhando para Jiujiu, a imagem de Chaochao inevitavelmente invadiu sua mente. Lembrou-se da sensação de segurar o pulso dela instantes antes.
Seu espírito voltou a vagar na névoa da memória. Lembrava-se de que, há muito, muito tempo, antes de recuperar as memórias, ele também segurara o pulso de Chaochao daquela maneira.
Naquela época, contudo, não fora proposital; ele apenas não sabia como controlar a força, temendo que ela caísse.
Chaochao nunca fora submissa. Naquela época, ela ainda não falava, mas afastava os dedos dele com firmeza para colocar a própria palma contra a sua.
Mostrando-lhe como devia ser feito.
Ele a dera a mão e a conduzira por caminhos montanhosos longuíssimos. O dia estava escaldante e, enquanto segurava a mão de Chaochao, suor fino brotava entre as palmas unidas. Aquela umidade pegajosa era desconfortável, mas Pei Zheng não tinha a menor intenção de soltá-la.
E, quando a sensação se tornava insuportável, ele apenas passava a mão para o outro lado para segurá-la novamente, enxugando rapidamente o suor da palma.
Mantivera a mão dela firmemente entrelaçada à sua, sem jamais cogitar soltá-la.
Aquele calor suave ficara gravado em sua alma e permanecia vivo até o presente.
Mas foi a primeira vez que se deu conta de quão pequena era a mão de Chaochao, de quão esguio era o seu pulso, parecendo prestes a quebrar ao menor esforço.
Contemplando as próprias mãos, Pei Zheng mal podia acreditar: por que cometera um ato daqueles momentos antes?
Em que momento exato ele começara a afrouxar o aperto na mão de Chaochao?
Jamais tivera tal intenção.
— Senhor, a noite já vai avançada e o senhor ainda não se alimentou — disse Fuquan, providenciando para que o estalajadeiro trouxesse algumas iguarias.
No entanto, Pei Zheng nem sequer olhou para a comida, mantendo o olhar fixo nas próprias mãos.
— Senhor, por favor, coma ao menos um bocado — insistiu Fuquan, esgotado de tanto se preocupar.
Durante todo aquele dia, Pei Zheng ingerira apenas um pouco de álcool, rejeitando qualquer refeição. Às súplicas de Fuquan, manteve-se indiferente, sem mover um único músculo do rosto.
— Saia — ordenou Pei Zheng com voz ainda branda, mas que fez Fuquan emudecer de imediato por medo de agravar o erro.
O eunuco retirou-se em silêncio, fechando a porta com suavidade.
O barulho exterior atenuou-se drasticamente, mergulhando o quarto em completo silêncio. Foi então que Pei Zheng teve a nítida sensação de ouvir a voz de Chaochao.
Embora soasse muito diferente de antes.
Desde o reencontro, ele jamais voltara a “ver” Chaochao daquela maneira.
Antes, Pei Zheng apenas vislumbrava a figura dela; agora, conseguia escutar sua voz. Ele “via” Chaochao parada junto à porta, olhando para ele com uma expressão impassível, sem alegria nem mágoa, com uma voz desprovida de fúria ou ressentimento.
Pei Zheng deveria sentir alegria, mas era incapaz de sorrir.
Ouviu Chaochao dizer que entre eles não havia mais nenhum vínculo.
Ouviu-a dizer que nunca mais se veriam.
Ouviu-a dizer também: "Pei Zheng, passei a odiar você".
A frase repetia-se incansavelmente na mente de Pei Zheng, cada vez mais nítida, destruindo qualquer possibilidade de continuar a enganar a si mesmo.
Ela o odiava?
Por que motivo Chaochao o odiaria?
Ele já havia compreendido o seu erro, mas por que Chaochao recusava-se a conceder-lhe sequer uma única oportunidade?