Capítulo 28: A guerra entre mãe e filho

Concubina muda Míxia 3805 palavras 2026-07-30 06:21:55

Naquela noite, as luzes do pátio principal permaneceram acesas até o amanhecer, o mesmo ocorrendo no escritório de Chuan-Shu-Yuan. Nem a Senhora Ruan nem seu filho, Pei Zheng, conseguiram pregar o olho.

No quarto de hóspedes, Ruan Mengqiu foi visitar a mãe e, ao notar sua expressão inquieta, não pôde deixar de se preocupar: "Mãe, o que aconteceu? A senhora está estranha desde o dia, houve algum problema?"

Sempre que a Senhora Lin via Ruan Mengqiu, lembrava-se de quando a filha voltara chorando aos prantos. Agora, sentia-se aliviada por a jovem ter juízo e, após aquele dia, nunca mais ter mencionado o nome de Pei Zheng, tratando-o apenas como seu primo. Por isso, a Senhora Lin não achou apropriado contar-lhe certos assuntos, preferindo desviar o foco: "Aquele rapaz que sua tia mencionou, o que achou dele?"

A Senhora Ruan sempre fora muito atenciosa com a sobrinha e a pretendente escolhida era de boa família. Embora o rapaz ocupasse apenas um cargo de sexto grau, os mais velhos acreditavam que, dado o seu ritmo de ascensão, ele teria um futuro promissor.

Ruan Mengqiu outrora abrigara sonhos vãos em relação a Pei Zheng, mas, ao testemunhar a atitude dele para com Liu Chaochao, desistiu de vez. Uma preferência tão descarada, que até quem estava de fora via claramente; quem desejaria se intrometer entre os dois? Mesmo que conseguisse se casar com Pei Zheng, de que serviria se o coração dele pertencia inteiramente a Liu Chaochao? Ruan Mengqiu sentia-se grata por ter despertado a tempo.

Um leve rubor surgiu em seu rosto enquanto ela acenava suavemente com a cabeça, demonstrando estar plenamente satisfeita com o pretendente.

"Sendo assim, quando seu pai chegar, discutiremos o assunto. Se estiver tudo bem, marcaremos o compromisso", disse a Senhora Lin, sentindo-se radiante.

Ruan Mengqiu também estava satisfeita. Ela mesma não imaginava que seria capaz de esquecer tão facilmente. No caminho vindo de Qingzhou, seus pensamentos estavam todos voltados para o primo, imaginando como ele estaria. Ao reencontrá-lo, sentiu que ele não mudara nada: continuava frio, distante e um tanto insensível. A cumplicidade entre sua tia e sua mãe a alegrava, mas a atitude do primo permanecia um mistério. Ela ainda pensava que, por serem primos, haveria uma certa proximidade, mas ao levar-lhe uma sopa, nunca imaginou que seria tratada daquela forma. A humilhação daquele dia ainda estava fresca em sua memória e ela não desejava revivê-la.

Sendo uma jovem criada com todo o mimo pelos pais, por que deveria se humilhar por um homem que já amava outra? Além disso, Ruan Mengqiu percebeu que, desde que ela não tivesse intenções inapropriadas, Pei Zheng era o melhor dos primos; ele até mandara investigar o rapaz com quem ela estava se encontrando, de forma discreta e sem alarde. Por isso, ela lhe era grata.

"Mãe, a briga entre o primo e a tia foi por causa da Concubina Liu?", perguntou Ruan Mengqiu em voz baixa, fazendo a Senhora Lin sobressaltar-se. Ela sabia que a filha estava crescida e não pretendia esconder tudo, mas aquilo era um assunto interno da Mansão do Marquês de Zhennan. A Senhora Lin já estava envolvida demais e não queria que Ruan Mengqiu se complicasse. "Não diga nada, não pergunte nada. Apenas faça companhia à sua tia e, se seu primo aparecer, mantenha distância", advertiu a Senhora Lin. Ruan Mengqiu concordou; no fundo, ela também não queria saber os detalhes, pois sabia que, quanto menos soubesse, melhor.

A Senhora Ruan permaneceu sentada até a metade da noite, sem conseguir dormir, ignorando os conselhos da Ama Zhang. Sem alternativas, a ama ajoelhou-se e implorou: "Senhora, não se torture assim, meu coração dói ao vê-la desse jeito."

Ao ouvir aquele tratamento de tempos passados, a Senhora Ruan sorriu amargamente. Torturar-se? Ela não queria isso, mas seu filho a estava encurralando. "Você viu a postura de Ting-Tong... ele está determinado a manter essa criança, não é?", perguntou a Senhora Ruan. Embora não soubesse exatamente o que Pei Zheng dissera, a Ama Zhang via tudo. O herdeiro não tinha intenção alguma de abrir mão do bebê, mas a Senhora Ruan não o queria.

Por isso, o impasse. "Não se preocupe, sempre haverá uma solução", consolou a ama, embora ambas soubessem que a solução exigiria que um dos lados cedesse. Restava saber quem teria o coração mais duro e quem valorizaria mais os laços familiares. Ao que parecia, a Senhora Ruan era a mais propensa a ceder.

A Ama Zhang sugeriu: "A senhora deve manter os criados de boca fechada e aguardar. Se o herdeiro deseja a criança, terá que vir lhe implorar. Caso contrário, mesmo que nasça, não será reconhecido oficialmente." Um filho de concubina podia ser incluído na genealogia, mas, sem o consentimento da Senhora Ruan, seria apenas um bastardo.

O que a Ama Zhang e a Senhora Ruan previam, Pei Zheng também sabia. Trazer a criança ao mundo era fácil, o problema viria depois; ele precisava de um nome, de um status e de um lugar naquela casa. Por isso, no final, Pei Zheng teria de recorrer à mãe. Ele apenas ponderava sobre o momento e a forma de fazê-lo.

Às quatro da manhã, Chaochao acordou grogue, sentindo-se exausta e com uma sede abrasadora. Ao se levantar, notou Pei Zheng sentado no quarto, lendo um livro, sem saber há quanto tempo. Ele percebeu o movimento e aproximou-se: "Por que acordou? Sente-se mal?"

Chaochao o olhou, confusa, perguntando-se o que ele fazia ali. Pei Zheng não respondeu; apenas tocou a testa dela com o dorso da mão e, ao notar que a febre baixara, sentiu-se aliviado. Ele lhe contou o que ocorrera: Chunhe, que a vigiava, notara a febre alta durante a noite e buscara ajuda. O médico diagnosticara um resfriado. Pei Zheng passara a noite aplicando compressas frias até que a febre cedesse.

"O médico disse que, se a febre baixasse, não seria necessário tomar remédios", explicou ele. Embora não entendesse de medicina, não tomara decisões precipitadas. Chaochao, que não se lembrava de nada e apenas sentia que dormira profundamente, tocou os olhos de Pei Zheng, perguntando se ele estava cansado.

"Não estou", ele respondeu, e era verdade. Ele não estava cansado. Após a febre dela baixar, ele continuou sem sono, imaginando como seria o filho deles, sentindo uma alegria genuína e a firme determinação de protegê-lo.

Ao saber que ela estava com fome, pediu a Chunhe que preparasse algo. Chunhe perguntou o que ela desejava. "Wontons", disseram Pei Zheng e Chaochao ao mesmo tempo. Chunhe saiu apressada para cozinhá-los.

Chaochao sorriu, perguntando como ele sabia. "Quando você não sabe o que quer, sempre pede wontons", respondeu ele, demonstrando o quanto a conhecia. Aquilo a deixou feliz. No entanto, uma preocupação a inquietava; ela segurou a mão de Pei Zheng e, após gesticular, viu-o rir abafado, o que a fez soltar a mão dele, irritada.

Pei Zheng, vendo-a tão viva, sentiu-se encantado e a consolou: "Não é culpa sua, é o bebê que está com fome." Embora ele tentasse aliviar, a preocupação de Chaochao persistia. Ela confiava em Pei Zheng, mas a situação exigia mais do que confiança; ela queria saber o plano dele. Ele a tranquilizou, dizendo que conversaria com a mãe e protegeria a criança, embora não entrasse em detalhes.

Ao servirem os wontons, Chaochao, sentindo-se enjoada, não conseguiu comer, embora estivesse faminta. Pei Zheng, tendo passado a noite em claro, comeu as duas tigelas. Vendo isso, Chaochao sentiu inveja, e o som de seu estômago a fez corar. Pei Zheng, contudo, não riu; apenas perguntou o que ela gostaria de comer, mas ela não conseguia pensar em nada.

Nesse momento, o vigia noturno passou pela ruela da mansão. Embora ainda estivesse escuro, o mercado da manhã já começava a funcionar. Pei Zheng pediu a Chunhe que a vestisse. "Vamos sair", disse ele, tratando o assunto como algo natural.

Após saírem pela porta lateral, Chaochao ainda estava atônita. Pei Zheng segurou sua mão com firmeza, dizendo que no mercado havia muitas comidas exóticas e que, se ela gostasse de algo, deveria lhe contar. Ao caminharem um pouco, viram as barracas com todo tipo de iguarias. Chaochao, curiosa, puxou o braço dele e perguntou se podia comer aquelas coisas.

Pei Zheng achou a pergunta estranha: "São comidas de mercado, é claro que pode comer."