Capítulo 47: Bolinhos de Carne de Carneiro
Capítulo 47: Bolinhos de Carneiro
Amanhã é o Solstício de Inverno. Será que, com a graça de Vossa Majestade, os eunucos poderiam ter a liberdade de sair do palácio para dar uma volta e se divertir um pouco?
Alivíada com a aproximação, Hanchuan sorriu de forma ainda mais calorosa do que o habitual, exibindo até mesmo um toque de bajulação: "O que o senhor deseja pedir? Amanhã teremos bolinhos de carneiro e sopa de bolinhos de arroz glutinoso."
Xiao Su pensou por um momento. Era raro seu amo se dignar a comer em uma barraca de rua, então o objetivo natural era comer bem e se fartar.
— Traga uma tigela de cada.
Foi o que disse Xiao Su.
Uma tigela de bolinhos continha cento e vinte gramas; uma tigela de bolinhos de arroz glutinoso era capaz de deixar qualquer um estufado.
Hanchuan franziu a levemente a testa. Isso seria sair do palácio apenas para beliscar algo?
A comida da cozinha imperial estaria tão ruim assim hoje em dia?
Hanchuan segurou duas tigelas ao mesmo tempo, bateu para ajeitar os temperos e rapidamente preparou uma tigela de bolinhos e uma de sopa de arroz glutinoso, empurrando-as para mais perto de Xiao Su.
— Dez moedas de cobre.
Xiao Su segurou uma tigela na mão esquerda e outra na direita, prestes a ir embora.
Hanchuan apressou-se em detê-lo: — Hei, cliente! O senhor tem de comer aqui, deixe as tigelas!
Fazer Vossa Majestade vir até uma barraquinha de rua para comer?
Olhando para a humilde barraca, Xiao Su imaginou o rosto gélido de seu amo caminhando em meio à multidão apinhada enquanto comia uma tigela de bolinhos fumegantes. Não pôde deixar de estremecer. Apressou-se em pousar as tigelas e tirou mais cinco moedas de cobre do bolso: — Estas tigelas, considero-as compradas por mim!
Com as sobrancelhas franzidas, Hanchuan observou Xiao Su afastar-se como alguém caminhando sobre uma corda bamba, segurando uma tigela em cada mão, temendo tanto que o caldo derramasse quanto que seus dedos fossem escaldados, avançando a passos curtos e cautelosos — a silhueta lembrava exatamente um urso domesticado no palácio a se equilibrar em uma corda.
Xiao Su virou a esquina e sumiu de vista.
Hanchuan esticou o pescoço para espiar, mas foi imediatamente apressada pelas reclamações em cadeia dos clientes que aguardavam na fila. Ela apertou os lábios e voltou a concentrar-se no cozimento.
Na carruagem, Xiao Su apresentou os bolinhos e as tiras de arroz glutinoso com entusiasmo. Duas tigelas de cerâmica rústica, consideravelmente grandes, foram postas diante de Xu Kai. Este lançou um olhar a Xiao Su, baixou os olhos sem dizer nada e pegou a colher para provar primeiro um bolinho.
Afinal, sendo nativo da cidade de Pequim, ele não deixaria de comer bolinhos no Solstício de Inverno.
Grandes tigelas de cerâmica rústica, doze pequenos bolinhos. Estavam primorosamente moldados, com cerca de três centímetros de comprimento, exalando volutas de vapor quente e aroma apetitoso. A massa era fina e a carne generosa; a película translúcida revelava vagamente pedacinhos picados de cenoura e aipo, cujas cores vermelhas e verdes se ocultavam sob a pele límpida e rosada.
Pareciam pequenas pilhas de lingotes de prata antigos, exibindo um aspecto deveras agradável.
Xu Kai comeu um a um, semicerrando levemente os olhos de satisfação.
O cordeiro não tinha o menor traço de sabor rançoso; a massa era macia e elástica, e o recheio, sumarento e perfumado. Um leve toque de pimenta szechuan e pimenta-do-reino abafara o odor peculiar da carne de carneiro, ao mesmo tempo em que despertava o sabor mais profundo guardado nas fibras da carne.
Xu Kai mastigou com atenção. Não encontrou nenhum grão incômodo de pimenta que causasse dormência excessiva, tampouco pedaços ríspidos ou abruptos de cebolinha e gengibre. Todos os sabores estavam firmemente aprisionados naquela massa fina e cheia de textura.
Ao descer, a comida parecia aquecer o corpo da cabeça aos pés.
Em pouco tempo, os doze bolinhos desapareceram em seu estômago, sem deixar, contudo, qualquer sensação incômoda de peso.
Xu Kai direcionou a colher para a sopa de bolinhos de arroz glutinoso. O caldo era tão saboroso que quase fazia morder a própria língua.
Tinha o mesmo aroma daquele mingau de ovos, carne picada e cogumelos de outrora.
Xu Kai semicerrou os olhos, devorou o conteúdo de ambas as tigelas e bateu levemente na estrutura da carruagem. Xiao Su recolheu-se, com a cabeça baixa, para recolher a louça.
Enquanto recolhia tudo, suspirava de espanto: um amo que saía do palácio era exatamente igual a um cavalo selvagem sem rédeas.
Nos dias normais, sua dieta era rigorosamente disciplinada — nunca comia fora de época, jamais se alimentava fora dos horários das refeições; um prato continha no máximo três bocados, e ele largava os pauzinhos assim que atingia oitenta por cento da saciedade.
Nada como o sabor rústico do mundo exterior.
Xiao Su suspirou em silêncio, pesando na mão aquela tigela de cerâmica rústica — uma tigela daquelas, se usada para criar peixes no Palácio Qianqiu, seria considerada uma honra imerecida para os animais!
A carruagem partiu lentamente do canto do muro, seguindo discretamente pela Porta Xusi em direção ao sul da cidade, só empreendendo o regresso ao palácio próximo ao meio-dia. Tão logo retornou ao Palácio Qianqiu, Xu Kai retirou da gaveta do móvel externo uma caixinha de sândalo vermelho de acabamento refinado, entregou-a a Xiao Su e deu-lhe algumas instruções em tom sussurrado.
Controlando o impulso de erguer as sobrancelhas e contendo o turbilhão de pensamentos que se agitavam em seu íntimo, Xiao Su manteve a cabeça baixa e assentiu.
Passado o Solstício de Inverno, o clima tornou-se gradualmente mais frio. Hanchuan passou dois meses deitada na cama, entregue à preguiça — ou melhor, a preguiça significava apenas suspender temporariamente o negócio de entrega de doces. As vendas da manhã continuavam firmes: assim que os cem bolinhos eram vendidos, ela empurrava seu carrinho de volta para o Beco Tiezhu.
Por coincidência, Xixi estava desocupado naqueles meses, de modo que os dois frequentemente combinavam de ir ao mercado de vegetais do leste à tarde para examinar os produtos frescos e pechinchar boas mercadorias.
Com a chegada do inverno, Hanchuan passou a ansiar pela neve.
Os nabos, as couves e as vagens soterrados pela neve pesada tornavam-se ainda mais doces e saborosos.
O açougueiro Jia reservou um belo naco de carne de acém bovino para Hanchuan, convidando-a a levá-lo para casa e provar o frescor: — Eu pretendia lhe reservar uma pata inteira de boi; os tendões serviriam para um ensopado de pasta de soja, os cascos poderiam ser preparados bem picantes ao molho forte, e a carne fatiada fina seria perfeita para um caldeirão, frita rapidamente com duas variedades de pimenta, ou cozida no caldo picante e fervente!
Xixi ouviu aquilo com tanta água na boca que quase babou: — E a pata de boi?
O açougueiro Jia coçou a parte de trás da cabeça, sem graça, e soltou uma risadinha: — Alguém pagou a mais e levou...
Hanchuan: ——
Xixi: ——
Então por que o senhor veio me contar isso?
Apesar de não haver uma pata inteira de boi, ainda restava um bom naco de acém.
Babando copiosamente, Xixi guardou a carne dentro da cesta de bambu.
Hanchuan olhou ao redor, sem ver a garotinha que vendia flores de osmanthus dias antes: — Tio Jia, onde está aquela menina que me vendeu as flores no outro dia? Já faz vários meses que não a vejo. Ela parou de montar barraca no mercado do leste?
O açougueiro Jia enfiou as mãos nas mangas e estalou a língua: — Essa menina tem um destino sofrido! Foi comprada como criada por uma família dona de uma loja de óleos. Dizem que é criada, mas, na prática, não passa de noiva infantil do filho tonto deles. Pancadas e xingamentos são o pão de cada dia, e frequentemente se ouve a patroa gritando desaforos.
O açougueiro Jia fez um gesto com o queixo para o lado leste: — Sabe por que a menina foi à feira vender flores de osmanthus daquela vez? O filho tolo daquela família quebrou um vaso, e a patroa alegou que a menina não soube cuidar do jovem amo, exigindo que ela pagasse pelo prejuízo. Caso contrário, ameaçaram reter a escritura de compromisso e vendê-la para um bordel...
A garotinha não teve outro jeito senão ir catar flores caídas e sem dono nas montanhas para vender...
Lembrando-se dos olhos vermelhos de choro da menina naquele dia, Hanchuan apertou os lábios e olhou na direção leste. A porta da loja de óleos permanecia firmemente fechada; talvez estivessem fechados durante a tarde.
De volta ao Beco Tiezhu, o vovô Hong já havia retornado para casa.
Hanchuan assumiu o comando da cozinha no dia seguinte. Colocou anis-estrelado, folhas de louro, pimenta sichuan e pimenta-do-reino em um pequeno saquete de gaze que mergulhou na água fervente, utilizou a água da nascente que o vovô Hong guardava na adega subterrânea, iniciou o cozimento do molho aromático e amarrou firmemente o acém bovino com uma corda de cânhamo, deixando-o em formato perfeitamente quadrado. Hong Xixi ficou vigiando o fogo do fogão por duas horas inteiras.
A carne de acém foi içada.
Hong Xixi teve até vontade de chupar a corda de cânhamo que amarrava a carne.
Hanchuan cortou a carne bovina em fatias bem finas e as reservou. Em seguida, picou dois pequenos pedaços de carne, refogou-os até dourarem e acrescentou cenoura, cebola, ervilhas e grãos de milho, deixando tudo fritar em fogo alto antes de cobrir o arroz cozido que sobrara do almoço.
Hanchuan não se esqueceu de regar com duas colheradas do molho aromatizado.
O caldo penetrou nos grãos alongados de arroz, e o perfume misturou-se ao vapor quente, invadindo as narinas.
A senhora Cui, vendo que seu sogro saboreava aquela refeição com enorme prazer, criou coragem e seguiu os passos de Hong Douguang de perto, conversando com ele em tom sussurrado.
Suas palavras foram trazidas pelo vento, alcançando de rompante os ouvidos de Hanchuan:
— Trata-se de um professor da escola particular do leste da cidade, de sobrenome Nie. É uma boa pessoa e possui bens de raiz...
(Fim do capítulo)