Capítulo cento e quatorze: Cavaleiro da Morte: Que susto!

Reiniciando o Mito A Fênix Zomba do Dragão 5005 palavras 2026-04-01 15:14:14

Página (1/3)

Era noite.

Catedral de São Domingos.

A luz da lua atravessava a espessa camada de nuvens e derramava sobre a terra um brilho turvo e indistinto. Em algum momento, uma fina névoa começara a se erguer no ar.

Sob o efeito combinado da neblina e do luar sombrio, a catedral estava envolta em sombras negras. Até as estátuas sagradas, semelhantes a obras de arte, pareciam exalar naquele momento um brilho escuro.

Dentro da catedral, fileiras de velas negras estavam acesas. Dezenas de figuras vestidas com mantos negros mantinham as mãos unidas sobre o peito, os olhos fechados, murmurando orações.

Entre a multidão estavam os estudantes do seminário, Pace e Ryder, o reitor do seminário, Julian, além dos funcionários da catedral. Praticamente todos estavam presentes, liderados pelo bispo Keith.

À frente de todos, uma figura misteriosa de rosto indistinto estava ajoelhada sobre um dos joelhos. Com o suco obtido ao esmagar insetos, desenhava no chão um círculo mágico de um pentagrama invertido, relacionado à fé infernal.

Alguns homens de manto negro trouxeram caixas de madeira e uma estátua de uma divindade maligna, metade humana e metade inseto. O mago negro Quinton também foi trazido à força.

Ao contemplar a atmosfera sinistra do local, Quinton pareceu perceber o que estava acontecendo. Prorrompeu em maldições e gritos, tentando livrar-se das amarras e fugir dali.

A figura misteriosa lançou-lhe um olhar. No mesmo instante, Quinton revirou os olhos e caiu em um sono silencioso.

A figura abriu uma das caixas e cobriu a estátua metade humana e metade inseto com um tecido funerário sagrado de tonalidade sombria. Em seguida, ordenou que colocassem a estátua e Quinton sobre o círculo mágico do pentagrama invertido.

As orações começaram.

O ritual de descida havia sido oficialmente iniciado.

Murmúrios de preces saíram dos lábios dos homens de manto negro. À medida que o ritual avançava, suas emoções se tornavam cada vez mais exaltadas.

Eles sentiam a atenção do “Senhor” e seus corações se enchiam de esperança e confiança no futuro, mergulhando em uma satisfação sem precedentes.

Essa satisfação tornou-se cada vez mais intensa, transformando-se gradualmente em loucura.

As chamas negras das velas cresceram violentamente, e a escuridão envolveu a catedral. Acompanhada por orações devotas, toda a construção mergulhou em uma atmosfera estranha, sagrada e solene.

O pentagrama invertido irradiou uma luz fria e sinistra. Sob o tecido funerário sagrado, a estátua começou a se contorcer lentamente. Veios negros se estenderam para fora e, como insetos, rastejaram por todo o corpo de Quinton, penetrando nele pela boca, pelo nariz, pelos ouvidos e pelos olhos.

Quinton estremeceu em espasmos. Suas mãos se ergueram bruscamente, os dez dedos abertos, como se tentasse abraçar alguma coisa.

O tecido funerário sagrado explodiu em uma luz vermelha e incandescente, semelhante a chamas ardentes ou sangue escarlate. Um odor sanguinolento espalhou-se por todos os cantos da catedral.

Uma mente poderosa, impossível de descrever em palavras, surgiu subitamente. Desceu sobre a estátua e, em seguida, correu pelos veios negros até penetrar no corpo de Quinton.

Cinco minutos.

Dez minutos.

Uma hora...

No instante anterior ao clarear do céu, a estátua sob o tecido desapareceu. O pano de linho marrom e sombrio caiu no chão, e o círculo mágico do pentagrama invertido parou de girar.

— Ah, o mundo dos homens!

— Eu voltei...

Quinton, que dormira durante toda a noite, abriu os olhos. A partir daquele momento, deveria ser chamado de Demônio dos Mil Olhos: uma divindade maligna do inferno, um dos setenta e dois reis demoníacos, inimigo de Deus e demônio que havia descido ao mundo humano.

— Bom dia, meu respeitável senhor. Seu servo, Sigma, oferece-lhe as mais sinceras saudações. Dormiu bem na noite passada?

A figura misteriosa levou uma das mãos ao peito e fez uma reverência elegante, como um mordomo.

— Sigma, você fez um excelente trabalho.

O Demônio dos Mil Olhos levantou-se, contorcendo o corpo metade humano e metade inseto. Com um gesto, abriu um espelho de luz negra e observou o invólucro que carregava sua vontade.

Não era exatamente perfeito, mas seria suficiente.

Sigma era um seguidor do Demônio dos Mil Olhos e se autoproclamava servo de Deus. Certa vez, durante uma densa neblina, recebera a bênção do demônio e se tornara oficialmente seu discípulo, obtendo o poder que lhe fora concedido.

Mantinha-se oculto no Condado do Rio da Espada, levando uma vida reclusa e evitando qualquer problema. A Igreja sempre suspeitara da atividade de servos demoníacos no condado, mas, sem provas e incapaz de encontrar os responsáveis, todas as investigações acabavam arquivadas.

Ao contrário de outros seguidores de demônios, Sigma era extremamente racional. Permanecera à espera, recusando-se a agir enquanto a taxa de sucesso não fosse absoluta.

O Demônio dos Mil Olhos estava muito satisfeito com aquele servo. O tecido funerário sagrado, o corpo adequado para sua descida e o servo de Deus corrompido: todas as condições necessárias, por mais exigentes que fossem, haviam sido cumpridas por Sigma.

— Sigma, como devo recompensá-lo?

O corpo do Demônio dos Mil Olhos estremeceu. A parte correspondente ao inseto recolheu-se para dentro dele, e seus pensamentos caóticos se aquietaram, tornando-se indistinguíveis dos de uma pessoa normal.

Naquele momento, o Demônio dos Mil Olhos parecia um homem comum. Bastaria vestir uma calça e ficar parado no meio da rua; ninguém seria capaz de enxergar sua verdadeira natureza.

— Meu senhor, sua descida é a maior recompensa que eu poderia receber.

Sigma trouxe um terno e o colocou respeitosamente diante do demônio.

— Você falou muito bem, mas preciso lhe dar alguma recompensa.

O Demônio dos Mil Olhos olhou ao redor e fixou os olhos no tecido funerário sagrado. Com um gesto, transformou-o em um longo manto negro e concedeu-o ao seu servo mais leal e capaz.

O manto era um equipamento mágico. A mente de seu usuário podia ativar o círculo do pentagrama invertido, permitindo-lhe controlar uma habilidade própria do Demônio dos Mil Olhos:

extrair a alma e os pensamentos de outras pessoas e transformar seus poderes em seus próprios.

Como servo do Demônio dos Mil Olhos, Sigma já havia recebido uma capacidade semelhante. Ao vestir o manto criado a partir do tecido funerário sagrado, seu poder seria amplamente fortalecido.

Página (1/3)

Página (2/3)

Sigma estava profundamente confuso. Não dissera nada; somente depois de vestir o manto perguntou:

— Meu senhor, o tecido funerário sagrado recebeu esse nome por envolver o cadáver de um santo. Ele deveria ser nosso inimigo. Posso compreender que tenha rompido o selo do inferno, mas por que foi possível gravar nele um pentagrama invertido?

— Sigma, não se deixe enganar por uma história equivocada. O santo Domingos não era puro.

O Demônio dos Mil Olhos explicou ao servo:

— Ele era descendente de um demônio no mundo humano. Sua fé devota não podia alterar o sangue que corria em suas veias. Ele acreditava que, ao deixar todo o sangue de seu corpo escorrer, conseguiria cortar os laços com o pecado. Mas parte dele permaneceu grudada no tecido funerário.

Um santo de fé fervorosa carregando nas veias o sangue infernal de um pecado imperdoável. O sagrado e o pecaminoso misturados em uma só coisa. Bastava pensar nisso para o Demônio dos Mil Olhos cair na gargalhada.

Embora o demônio não tivesse conseguido tentar o santo e levá-lo à queda, sendo finalmente expulso de volta ao inferno por Domingos, também não fracassara por completo. O sangue pecaminoso continuara existindo no mundo humano, concedendo ao demônio uma oportunidade de retornar.

Sigma entendeu apenas parte da explicação e mudou de assunto:

— Meu senhor, agora que o senhor desceu ao mundo humano, o que devemos fazer em seguida? Seu servo aguarda suas ordens a qualquer momento.

— Você permanecerá no Condado do Rio da Espada. Use esta catedral como base para conquistar seguidores, mas não permita que estranhos descubram que já desci ao mundo humano.

O Demônio dos Mil Olhos voltou o olhar para a distância.

— Quanto a mim, partirei para Lunden. A névoa daquela cidade pode abrir o portão do inferno. Além disso, tenho alguns amigos... Todos querem vir passar férias no mundo humano.

Ao dizer isso, o Demônio dos Mil Olhos soltou uma risada fria.

Pouco tempo antes, um de seus aliados conseguira descer ao mundo humano. Como não se preparara o suficiente, fora expulso de volta ao inferno por um mago pouco depois de chegar.

A vitória que já parecia garantida desaparecera, e sua fuga humilhante o transformara em um verdadeiro palhaço. Ele se tornara a piada mais recente do inferno.

Ao lembrar-se disso, o Demônio dos Mil Olhos passou a admirar Sigma ainda mais. Se seu servo não fosse tão excepcional, sua própria descida não teria sido tão fácil.

— Meu senhor, gostaria de acompanhá-lo até Lunden.

— Não. Você precisa permanecer aqui.

O Demônio dos Mil Olhos falou em tom severo:

— Lembre-se: não permita que ninguém descubra que já cheguei.

— Obedecerei às suas ordens.

————

8 de setembro.

Wayne chegou à catedral carregando uma mala.

Por respeito à história, além de algumas razões inconvenientes de explicar, pedira aos subordinados do escritório que copiassem cinco livros. Os manuscritos seriam levados de volta a Lunden e guardados em seu quarto.

Wayne fora à igreja naquele dia não apenas para devolver e emprestar livros. Havia outra razão:

perguntar sobre o andamento da investigação.

Já se haviam passado três dias. Alguém fazia ideia de como ele passara aqueles três dias? Todos os dias, ele ficara no escritório lendo com Otilia, a ponto de os subordinados começarem a olhar para os dois de maneira estranha.

Que absurdo!

Ficar apenas olhando não servia para nada. Por que não espalhavam logo os boatos sobre um romance no escritório?

Wayne também sabia que os seguidores dos demônios eram peritos em se esconder. Para evitar alertá-los, toda a investigação precisava ser conduzida em segredo, e nada era tão fácil quanto parecia. Ainda assim, três dias eram tempo demais. Se não recebesse notícias logo, voltaria para Lunden.

— Ora, reitor Julian, o que você também está fazendo aqui?

Assim que entrou na catedral, Wayne deu de frente com o grupo do seminário e provocou:

— Isso é descarado demais. Enfiar gente na igreja às claras... Se essa história vier a público, o bispo Keith terá uma dor de cabeça enorme.

Julian sorriu sem jeito. Ao saber que Wayne procurava Keith, apontou-lhe uma direção e saiu apressado com os estudiosos.

A expressão do reitor Julian era estranha, com um evidente ar de quem fora pego fazendo algo errado. Wayne não deu importância. Afinal, o comportamento dele realmente não estava de acordo com as regras.

Depois de perguntar aos funcionários da catedral, encontrou o bispo Keith ajoelhado diante da cruz, em confissão.

— Vossa Excelência, vim devolver os livros.

Wayne franziu a testa.

— O que está acontecendo? Você não disse que investigaria os servos do demônio? Por que está agindo como se nada tivesse acontecido?

Keith ficou surpreso por um instante e balançou a cabeça.

— Não há nada que eu possa fazer. O inimigo se escondeu profundamente, e várias pistas terminaram em becos sem saída. Só posso esperar que ele mesmo revele alguma falha.

— Isso é passivo demais. Não posso ficar para sempre no Condado do Rio da Espada. Voltarei hoje para Lunden. Se descobrir alguma coisa, avise Darcy. Ele me telefonará.

Wayne fez um muxoxo. A eficiência daquela gente era deplorável. Como a Igreja havia chegado àquele estado?

Grandes empresas eram assim: lentas e enroladas, concentrando toda a energia em ganhar dinheiro. Como um estrangeiro contratado, Wayne apenas cumpria o serviço pelo qual era pago e não tinha vontade de se intrometer. Depois de insistir mais duas vezes, explicou o motivo de sua visita.

— Devolver os livros...

Keith franziu a testa. De fato, havia algo assim. Balançou a cabeça, desculpando-se, e explicou que estivera tão ocupado nos últimos dias que não tivera tempo sequer de pôr os pés no chão. Não descansara nem de dia nem de noite, e sua memória começara a falhar.

— Desde que nenhum garoto tenha se machucado...

Wayne murmurou baixinho e acompanhou o bispo Keith até o depósito do jardim. O homem parecia distraído naquele dia, talvez por ter passado várias noites em claro. Seu estado era péssimo; ao entrar, sequer assinou o registro.

Wayne precisou lembrá-lo. Só então Keith reagiu.

Na terceira área do depósito, Wayne escolheu livros antigos conforme as exigências de Otilia. Como a investigação continuava sem produzir resultado, ele não pretendia permanecer mais tempo no Condado do Rio da Espada. Dessa vez, levaria alguns livros a mais.

Não muitos. Apenas pouco mais de vinte, o suficiente para alimentar a jovem amante da literatura.

Pouco depois, franziu novamente a testa e apontou para a estante:

— Bispo Keith, alguém veio ao depósito nos últimos dias? Lembro-me de que, há três dias, havia aqui algumas biografias muito interessantes. Agora desapareceram.

Página (2/3)

Página (3/3)

Keith pareceu refletir. Após um momento, balançou a cabeça:

— Talvez tenham sido outros clérigos. Tenho passado os últimos dias investigando e não prestei atenção ao depósito.

Mas ninguém assinou o registro de entrada e saída, não é?

Além disso, é necessária sua assinatura pessoal para entrar e sair do depósito.

Wayne examinou Keith de cima a baixo. Depois de algum tempo, disse:

— Descanse bastante. Seu estado está péssimo. Assim, não apenas será incapaz de investigar; se algum cultista aparecer à sua porta, você nem conseguirá impedi-lo de entrar.

Keith aceitou a crítica com um sorriso amargo e ajudou Wayne a empacotar os livros antigos. Não reclamou nem mesmo quando Wayne levou de uma só vez trinta obras raras.

— Esse sujeito está muito estranho. Anda com os passos vacilantes e parece abatido, um caso típico de excesso de trabalho. Será que ele realmente fez mal a algum garoto?

Carregando uma mala enorme, Wayne deixou a catedral enquanto resmungava consigo mesmo.

Depois que Wayne partiu, o bispo Keith encontrou Sigma, que estava folheando livros antigos. Ao ouvir o relato, o cenho de Sigma se franziu profundamente.

O poder concedido a ele pelo Demônio dos Mil Olhos era extremamente forte. Podia controlar os pensamentos e a vontade de alguém sem deixar vestígios. Porém, essa capacidade também tinha uma falha: se não assumisse pessoalmente o controle, Keith agiria apenas de acordo com as ordens mais básicas.

Sigma tinha motivos para suspeitar que Wayne já descobrira alguma pista.

— Qual é o nível de poder desse sacerdote?

— Muito alto. É um mago de prata. Foi ele quem arruinou nosso plano da última vez.

Keith respondeu curvando-se, humilde como um servo.

— Ele voltou para Lunden?

— Sim.

— ...

Sigma permaneceu em silêncio, absorto em pensamentos. Já controlara a catedral e o seminário, mas ainda não tocara na base da Igreja da Natureza. Agora percebia que, mesmo tentando evitar chamar atenção, a atenção inevitavelmente acabara batendo à sua porta.

Não havia alternativa. Teria de agir.

— Um mago de prata...

Sigma pegou o telefone ao lado e discou um número.

Ele não podia afastar-se demais de seus alvos controlados. No mínimo, não poderia deixar a cidade universitária. Sem sua intervenção direta, o grupo de subordinados à sua disposição era formado por completos inúteis, incapazes de lidar com um mago de prata.

Mesmo que conseguissem derrotá-lo e matá-lo, os vestígios da magia fariam a situação, já complexa, mergulhar completamente no caos. Felizmente, a magia não era a única maneira de tirar a vida de alguém.

Um acidente de carro ou um disparo bastariam.

————

Rodovia 114.

Como o andamento da investigação não avançara nem um pouco, Wayne não pretendia ficar. Entregou a mala a Otilia e dirigiu sozinho de volta a Lunden.

Para se familiarizar com o caminho, dirigia devagar. Ao entrar na Rodovia 114, reduziu ainda mais a velocidade.

A névoa que encontrara na ida permanecia viva em sua memória. Ele suspeitava que fosse uma masmorra avançada, uma projeção de algum mundo, semelhante a certas lendas urbanas de Lunden.

Wayne não queria entrar novamente por engano em uma masmorra avançada. Por isso, diminuiu a velocidade e soltou a pomba-branca pela janela para ajudá-lo na navegação.

Se surgisse uma névoa densa, deveria fazer meia-volta imediatamente.

A névoa não apareceu. Mais adiante, porém, ele viu dois carros de passeio que haviam colidido por trás. Os dois motoristas estavam parados na estrada, acusando-se mutuamente.

Era muito perigoso!

Wayne buzinou para alertá-los. Seu carro andar devagar não significava que os outros motoristas também o fariam. Se queriam discutir, que fossem para o acostamento; não deveriam colocar a própria vida em risco nem criar problemas para os demais.

Assustados com a buzina, os dois motoristas deram um salto e, em uníssono, levantaram o dedo do meio para o carro preto que se aproximava.

Wayne não deixou barato. Baixou o vidro e retribuiu o gesto.

Ele não era exatamente generoso, e apenas retribuir não bastava. Então fez a pomba-branca lançar uma pequena bomba do alto, deixando um pouco de corretivo em cada um deles.

O carro preto não havia percorrido nem quinhentos metros quando, de repente, sete ou oito homens vestidos de preto surgiram da mata dos dois lados da estrada. Empunhando armas de fogo, apertaram os gatilhos diretamente contra o veículo, transformando-o em uma peneira sob uma saraivada de tiros.

Com um estrondo, uma bola de fogo alaranjada ergueu-se e rolou sobre si mesma. Uma espessa coluna de fumaça negra subiu, enquanto as chamas envolviam completamente o carro.

Os assassinos não partiram imediatamente. Queriam ver a pessoa viva ou o cadáver. Seu alvo era um mago; uma explosão não significava necessariamente sua morte. Precisavam contemplar o corpo com os próprios olhos.

Bang!

A porta retorcida do carro foi arremessada para fora com violência.

Sob o olhar horrorizado dos assassinos, um esqueleto vestido com uma armadura negra saiu em passos largos das chamas. Ele levou a mão à cabeça envolta em fumaça negra e moveu a mandíbula:

— Isso quase me matou de susto. Por um triz, achei que fosse morrer.

Página (3/3)