Capítulo Cento e Quarenta e Dois: Uma alma sã habita em um corpo sã, e isso não é vergonhoso
"Chefe, há um detetive que diz se chamar Kerr à sua procura."
A assistente Kelly bateu na porta aberta da sala e disse a Wayne, que escrevia furiosamente: "Ele está na sala de reuniões, quer encontrá-lo?"
Wayne olhou para o relógio confuso; havia apenas uma hora desde que ele ligara para Kerr: "Peça-lhe para esperar mais dez minutos. Diga que estou muito ocupado e é melhor arranjar uma desculpa para ele ir embora. Esse sujeito é muito problemático."
Dito isso, Wayne abaixou a cabeça e continuou a escrever seu diário.
Recentemente, as exigências de Verônica vinham se tornando cada vez maiores. A cada sessão de treino, ela exigia a continuação do diário. Deus é testemunha, seu diário do futuro já estava escrito até março do próximo ano.
Quem pede a continuação de um diário assim? O que ele escrevia era um diário documental, focado na realidade — não, sem uma experiência real, era difícil inventar coisas do nada.
Ainda bem que ele havia adquirido o hábito de ler e vinha estudando livros ultimamente, especialmente livros de história, onde aprendeu muitas anedotas e truques. Caso contrário, se estivesse de mãos vazias, não conseguiria inventar tudo aquilo.
Meia hora depois, Wayne largou a caneta e colocou o diário de forma bem visível em sua mesa.
Ele se levantou, espreguiçou os braços e caminhou descontraidamente em direção à sala de reuniões, acelerando o passo apenas ao chegar à porta, exibindo um ar de desculpa por estar atrasado: "Desculpem a demora, estou realmente muito ocupado. Vamos, conversamos no caminho."
"Para onde?"
Kerr ficou um pouco confuso, sem entender o que estava acontecendo.
"Você não me convidou para almoçar? Combinamos agora pouco pelo telefone." Wayne ostentou uma expressão de surpresa.
Foi você quem aceitou, eu não aceitei nada.
Kerr pousou a xícara de café: "O café de vocês é bom. Achei que seria algo barato, não imaginava que você fosse tão generoso."
"Meus clientes frequentam a alta sociedade e são altamente educados. Um café barato reduziria o padrão da agência de detetives. Uma vez que o cliente desenvolve um sentimento de desprezo, na hora de cotar o preço..."
Wayne continuou por reflexo, mas calou-se a tempo no meio da frase e disse irritado: "Não mude de assunto, para onde vamos almoçar?"
"Eu não vou pagar. Que graça tem dois homens almoçando juntos? Aqui é Londan, as pessoas vão entender mal. Deixe minha irmã Mona nos substituir."
Kerr deu de ombros e olhou curioso para Wayne: "Do seu ponto de vista estético superficial, ela é absolutamente linda, tem um bom corpo e uma personalidade razoável. Você não planeja conquistá-la?"
Vocês, clérigos, por que falam e agem como cafetões?
Ela é uma freira, não uma dama da alta sociedade!
Wayne revirou os olhos. A ida de Mona à agência de detetives tinha claramente um propósito; ele teria que estar muito entediado para dar em cima dela. Com esse tempo todo, era melhor cultivar a afinidade com as três embarcações.
Deixando esse motivo de lado, ele era muito dedicado ao amor. No dia em que conheceu Mona, ele não sentiu o palpitar de um primeiro amor; ir atrás dela ativamente seria o mesmo que cobiçar o corpo dela.
Bah, que canalha!
"Wayne, estou te fazendo uma pergunta. O que há de errado com a minha irmã?"
Quem te mandou fazer essa pergunta? O Vaticano?
"Ela é velha demais, já passou dos trinta. Eu sou diferente, ainda sou jovem, mereço uma garota de dezoito anos."
Wayne respondeu de forma evasiva, esperando que Kerr levasse o recado de volta ao Vaticano: ele era um homem sério, não caía na lábia de mulheres. Em vez de perder tempo com ele, era melhor focarem mais nos demônios de Londan.
"A propósito, falando na detetive Mona, você já avisou a família dela para irem buscar o corpo?" Wayne lembrou.
Embora não soubesse que tipo de problema Mona havia encontrado, ser capaz de forçar um Mago de Prata a fazer as malas e fugir exigia no mínimo uma fé ligada ao Inferno.
"Avisei, mas ninguém se importa."
Kerr tomou um gole de café e disse sem pressa: "A situação da família dela é um pouco complicada. Eles são comerciantes e vêm sofrendo repressão de um consórcio local. Há algum tempo, tentaram barrar um concorrente e sofreram perdas pesadas. Os mais velhos da família agora estão acamados, tomando soro na veia, de onde tirariam tempo para cuidar dela?"
Dito isso, ele lançou um olhar significativo a Wayne.
Disse o que tinha a dizer, o resto você que lute para entender!
Wayne achou graça: "Vocês não são uma família reconstituída? Os mais velhos dela são os seus mais velhos, você não está preocupado nem um pouco?"
"Eu nem mesmo sou considerado um parente colateral, não tenho direito à herança, e eles também não gostam muito de mim. Saí dessa família há muito tempo para voar sozinho."
"Não entendi muito bem, explique melhor."
"Digamos assim: é como se houvesse duas agências de detetives, e uma pagasse mais, então eu mudei de agência."
O que quer dizer? Você também é da Aliança dos Magos Livres?
Wayne ficou surpreso por um instante e, pensando bem, era verdade mesmo. Kerr frequentava a Associação da Luva Branca, e a Associação da Luva Branca pertencia à família real de Windsor, tendo laços estreitos com a Aliança dos Magos Livres.
"Os mais velhos dela não conseguem levantar da cama e me contrataram com uma boa oferta para ajudar. O preço é alto, não tenho motivos para recusar dinheiro, então simplesmente aceitei." Kerr explicou o motivo de ter procurado Wayne: ir sozinho não era seguro, então ele ofereceu metade da comissão para convidar Wayne a ir junto.
"Afinal de contas, ela também é sua funcionária e foi muito explorada por você. Pelo amor da Rainha, você não quer ir comigo até a Cidade do Eclipse?"
Por que tem que ser eu?
Wayne ergueu as sobrancelhas. Ele já havia recusado várias vezes, mas no fim acabaram batendo à sua porta...
Será que é uma armadilha?
"Isso acho que não vai dar, estou muito ocupado."
"Metade já é bastante, exatos cinquenta mil soberanos, um trabalho maior que o da Associação da Luva Branca. Não importa com o que você esteja ocupado, não conseguiria ganhar tanto." Kerr colocou a xícara de café na mesa.
"Isso não é necessariamente verdade. Meus investimentos recentes deram prejuízo, mas ganhei uma mãe de graça para o meu filho, lucro certo!"
Wayne resmungou, esperando o preço subir. Falando nisso, mesmo sem os cinquenta mil soberanos, ele já planejava dar uma volta por aí.
Ele havia ascendido ao posto de Prata e precisava urgentemente de ajuda de "compatriotas". Na biblioteca de Xifi, ele encontrou uma matriz de meditação exclusiva para Magos de Ouro. Extasiado, trabalhou até tarde da madrugada e instalou trinta delas nos bueiros em uma única noite.
Depois, reduziu para apenas duas!
De medo de ficar careca!!
A matriz de meditação podia atrair os quatro elementos próximos, sendo essencialmente uma versão elemental de uma matriz de captação de espíritos. Wayne já havia usado uma antes, e o efeito fora estrondoso, com uma experiência de uso excelente.
A matriz de meditação exclusiva para Magos de Ouro era ainda mais poderosa e geralmente só era instalada nas grandes fortalezas de cada igreja. Devido ao seu efeito de extração aterrorizante, usá-la sem permissão era um ato ilegal, que o rotularia como um Mago das Trevas e o tornaria o alvo favorito dos caçadores de recompensas.
Há um ditado que diz: não se deve tosquiar a mesma ovelha o tempo todo, senão acontece como com fulano, até um cego perceberia.
Até um coelho sabe que não deve comer o mato perto da própria toca!
Com o jeito dele de tosquiar, embora Londan não virasse o tal fulano, trinta matrizes de captação de espíritos significavam trinta zonas proibidas elementares, o que, fazendo as contas, equivalia a trinta clareiras de calvície — qualquer cego ainda conseguiria ver.
Duas eram suficientes, não podia exagerar. Afinal de contas, os quatro elementos eram um recurso público.
Se ele realmente não conseguisse se conter e precisasse fazer algo ilegal, não era impossível: bastava encontrar um lugar com menos concentração de magos, dar um tiro e mudar de lugar, e mesmo que deixasse o lugar careca, ninguém conseguiria rastrear.
A Cidade do Eclipse, onde Mona estava, parecia um bom lugar. Ficava a cem quilômetros de Londan, bem perto do Condado de Sword River, com pouca população e nenhuma base da igreja no caminho. Instalar algumas matrizes de captação de espíritos pelo trajeto, sugar tudo e fugir — só de pensar já dava vontade.
O plano original de Wayne era dar uma sugada escondida quando fosse ao Condado de Sword River; ir para a Cidade do Eclipse daria o mesmo resultado, e depois voltar para o Condado de Sword River ainda economizaria no combustível.
Perfeito!
No entanto, ele não podia dizer isso a Kerr. Ele faturava dezenas de milhares num piscar de olhos, e para fazê-lo viajar para longe, era preciso pagar a mais.
O ideal seria subir para cento e oitenta mil!
No fim, após uma sessão de negociação e pechincha, o valor da comissão foi fixado em oitenta mil.
Wayne olhou intrigado para Kerr: "Até onde eu sei, a família dela é muito sovina. Gastando uma fortuna absurda dessas, por que iriam procurar qualquer um, por que logo eu?"
"O que quer dizer? Não entendi."
"Não, você entendeu. Foi exatamente isso que eu quis dizer."
O coração de Kerr deu um salto. Já que o assunto estava posto na mesa, ele resolveu não esconder mais, olhou ao redor e disse: "A família dela tem um informante na Associação da Luva Branca... Não olhe assim, não fui eu. A última vez, após a descida do deus maligno na Ilha do Coração de Dragão, ela me pediu para apresentá-la e conseguiu a vaga na sua agência."
"E depois?"
"Só sei disso."
Kerr deu de ombros. Ele havia perguntado, mas Mona se recusou a dizer. Seguindo o estilo operacional do Vaticano, havia uma enorme probabilidade de que nem a própria Mona soubesse o que estava procurando.
Wayne ergueu a mão e coçou o queixo. Seria possível que o Vaticano também estivesse procurando um Filho Divino ou um Cavaleiro Sagrado, e o tivessem confundido com um dos seus por ele ter expulsado o Tirano de Sangue?
"Wayne, quando você planeja partir?"
"Vou em casa pegar uma coisa, nos encontramos aqui em meia hora e depois partimos." Wayne precisava colocar o diário de volta no quarto e, de quebra, levar uma pistola para se defender.
Vivendo em Windsor, quem não teme a violência armada!
"Tudo bem, vou voltar à agência de detetives. Por acaso tenho um trabalho perto da Cidade do Eclipse; depois de encontrar a Mona, irei para Silent Hill. Nos vemos daqui a meia hora, e desta vez não se atrase."
Kerr não estava muito empenhado na missão de encontrar Mona; ele era apenas um mensageiro e não podia deixar que um pequeno assunto do Vaticano atrapalhasse seus lucros graúdos.
"Que... que colina?"
Wayne limpou o ouvido, achando que tinha ouvido mal.
"Silent Hill."
Ah, entendi, era a Vila dos Mudos!
As pálpebras de Wayne tremeram. Aquele nome parecia sinistro demais, então ele avisou por boa vontade: "Já estive no Condado de Sword River, a vida universitária por lá é muito boa, passei um bom tempo morando lá e me considero um conhecedor dos arredores do condado. Nunca vi o nome 'Silent Hill' em mapa algum."
"É um lugar pequeno, é normal não estar marcado no mapa."
"Tudo bem, se houver algum problema, ligue para a agência e a assistente me avisa. Lembre-se de me dar metade do dinheiro depois."
"Wayne, você está sensível demais, nem todo lugar tem problemas."
"Talvez..."
Em outros lugares era difícil dizer, mas um nome tão sinistro como Silent Hill definitivamente tinha problemas. Ele apostava cinquenta coroas que Kerr ia se meter com o sobrenatural nessa viagem.
---
Meia hora depois, dois carros seguiam lado a lado para fora da cidade de Londan.
Kerr ia na frente abrindo caminho, e Wayne obedecia rigorosamente às regras de trânsito, seguindo de perto a uma distância segura para dirigir.
Vendo que Kerr dirigia seu próprio carro em vez de ir junto com ele no mesmo veículo, Wayne soube imediatamente que aquele sujeito planejava dar o fora assim que chegassem. Com uma atitude tão negligente e sem a menor vontade, ele definitivamente não era do Vaticano.
Kerr trabalhava como detetive há muitos anos e conhecia muito bem as condições das estradas em Londan e arredores. Um motorista experiente não precisaba de mapas e cortava caminho o tempo todo; antes que Wayne conseguisse se orientar pelas curvas, já haviam chegado à Cidade do Eclipse.
"Que tipo de estrada esfarrapada é essa que você pegou? É estreita demais."
"Só me diga se foi rápido ou não!"
Kerr olhou para o relógio: era hora do chá da tarde. Ele levou Wayne para dar uma volta pelo vilarejo e encontrou com precisão o bar mais próximo.
A Cidade do Eclipse não era uma cidade próspera; como outras vilas rurais, sofria com a influência da industrialização, tendo uma grande parte da população migrado para as cidades, o que a fazia parecer bastante deprimida.
Sendo também um vilarejo, devido à sua localização remota e por não ter linha de trem, ficava muito atrás da Vila Enrold, que produzia muitos ovos.
Com o cenário geral daquele jeito, os negócios do bar não iam muito melhor. Quando os dois entraram, o bartender estava debruçado no balcão tirando um cochilo.
Kerr pediu uma refeição leve e uma cerveja. Vendo que Wayne havia pedido apenas dois sanduíches, ele acenou com a cabeça e elogiou: "Exatamente, num bar a gente deve beber menos. Beber demais engravida, já vi muita gente assim, que acorda no dia seguinte sem saber quem é o pai da criança."
Menos papo e coma logo, depois de comer vamos procurar a pessoa.
Wayne não se deu ao trabalho de responder a Kerr e enfiou os sanduíches no estômago na maior velocidade possível — nada elegante, mas muito adequado ao ambiente do bar.
"Wayne, não sei se você já ouviu falar, mas quem não bebe desperdiça metade da vida." Kerr ergueu a cerveja: "Beba um pouco, as bebidas da Cidade do Eclipse são famosas, todo ano tem festival de cerveja."
"Também já ouvi um ditado: quem bebe desperdiça a outra metade da vida." Wayne recusou a bebida e mandou Kerr se apressar. Com aquela lerdeza toda, se Mona estivesse fingindo, era capaz de estarem enrolando até agora.
"Ora, você é um cavalheiro, não tem paciência..."
No meio da frase, Kerr ouviu o som da porta abrindo e, por reflexo, olhou de relance para a entrada do bar.
Suas pupilas se contraíram e sua respiração travou!
Wayne franziu a testa, olhou de soslaio para a porta e viu que a recém-chegada era uma mulher forte de Windsor, pesando mais de cem quilos, ficando completamente sem palavras.
Aquele porte físico era o sonho de consumo de um fã militar — ah, não, de Kerr.
A mulher forte vestia roupas chamativas, segurando uma bolsa feminina. Embora seu visual tendesse um pouco ao estilo nouveau riche, usar ouro e prata definitivamente provava que ela não era uma trabalhadora manual passando necessidade.
Wayne mandou Kerr guardar energias: dar em cima de alguém perdia muito tempo, primeiro o ajudasse a encontrar Mona e depois ele faria o que quisesse.
"Não vai, eu sou rápido!"
Kerr ergueu a cerveja, pediu outra garrafa ao bartender e disse todo orgulhoso: "Wayne, puxar conversa não é perda de tempo. Acredite em mim, você é tímido demais. Basta caminhar até a pessoa, estender a mão e perguntar se ela tem namorado — com certeza vai ouvir um 'não', nunca falhei com esse truque."
Desperdiçou esse seu rostinho, lembre-se de continuar assim!
Wayne nem sabia de onde começar a criticar e disse sem palavras: "Desde que te conheci, meu mundo ficou cheio de obscenidades. Você não acha seu comportamento extremamente vergonhoso?"
"Um corpo saudável abriga uma alma saudável, não é vergonhoso!"
Não, você não tem nada de saudável!
Quando o bartender trouxe a cerveja, Kerr entregou uma nota e investigou algumas informações sobre a mulher forte.
O resultado não foi dos melhores: ela realmente não tinha namorado, mas era casada, e o marido ainda era o prefeito.
Kerr soltou um suspiro, desistiu da ideia de puxar conversa e reclamou com Wayne, parecendo ressentido: "O amor vem rápido e vai embora mais rápido ainda. Achei que estava apaixonado, mas mal sabia eu que cheguei tarde; a mulher que eu gostava está nos braços de outro, o romance acabou antes mesmo de começar."
"Mudando de perspectiva, você gostando de uma mulher que está nos braços dos outros, não parece muito mais confortável?" Wayne agarrou Kerr e o arrastou para fora do bar.
Na vida, a gente não deve se colocar sempre no papel da vítima. Mudando o ponto de vista, colocar-se no lugar do amante é bem mais confortável. E se a palavra "amante" soar mal, basta usar outro termo: pose de herói.
Kerr achou que o que Wayne dizia não fazia sentido algum, porque ele estava realmente com o coração partido.
Os dois chegaram ao bar onde Mona estava hospedada, entregaram uma nota e perguntaram pelo paradeiro dela.
"Sinto muito, não posso revelar o paradeiro dos hóspedes, mesmo que vocês digam ser amigos dela." O dono balançou a cabeça, demonstrando muita ética.
"Tão ético assim, por que você acabou de aceitar o dinheiro?"
Kerr tirou outra nota do bolso e a entregue: "Por favor, seja rápido, vidas estão em risco e estamos com pressa."
O dono não disse nada até que a terceira nota estivesse em suas mãos, o que finalmente despertou sua memória adormecida, levando-o a revelar as informações por iniciativa própria: "Aquela senhora parecia estar investigando alguma coisa e acabou sendo vigiada pelos policiais da cidade. Pelo que sei, todos os policiais daqui respondem ao prefeito Wales."
Wayne olhou para Kerr: e então, o prefeito também tinha um roteiro?
Kerr franziu a testa. O roteiro era um pouco complexo, muito diferente do que havia imaginado, e não parecia o estilo de atuação do Vaticano: "Vamos, vamos à delegacia perguntar. A Mona pode estar realmente em apuros."
Para dois Magos de Prata, a delegacia da cidade não era diferente de um ônibus: entravam e saíam quando queriam. Usando um feitiço de desvio óptico, até o dinheiro da passagem economizavam.
No escritório do delegado, Wayne enfiou um cogumelo na boca do delegado, que respondeu a tudo do outro lado e confessou tudo.
Silent Hill havia descoberto uma mina de ouro, e o prefeito, para embolsar aquela fortuna, usou meios ocultos e controlou muitas coisas. Mona, que passava por ali e se meteu onde não foi chamada, foi perseguida pelos capangas do prefeito e fugiu de carro direto para Silent Hill.
Que capangas são esses tão poderosos que conseguem perseguir um Mago de Prata a ponto de fazê-lo correr? x2
Wayne e Kerr se olharam, e o segundo assentiu, reclamando: "O que eu estava dizendo? A gente devia ter ido puxar conversa agora há pouco. Se você não ficasse me apressando, eu já teria tentado umas dez vezes, dez vezes! Que informação não conseguiríamos arrancar?"
Wayne revirou os olhos. Ninguém inventa tanto assim, até a mentira já estava esfarrapada.