Capítulo 146: As Ruínas Perdidas, A História Enterrada
As ruínas da Cidade dos Gigantes estavam envoltas em trevas, profundamente sepultadas sob a terra por eras incontáveis.
Wayne olhou intrigado para o obelisco ao longe. Era imenso, majestoso, erguendo-se diretamente até o topo da montanha, sendo ainda mais alto que a própria Montanha Elemental.
Portanto, por que ninguém o havia descoberto?
Wayne não se referia ao grupo da Igreja da Morte — estes não contavam, pois eram apenas recém-chegados àquela era, assim como ele.
Ele se referia aos antigos.
Com um monumento tão colossal, bastaria escavar um pouco para desenterrá-lo; descoberto num dia, estaria totalmente cortado no dia seguinte, pronto para ser levado e exposto no museu de Windsor, ostentando a grandeza da nação.
Então, por que ninguém o havia descoberto até hoje? Afinal, entrar ali não era difícil!
Wayne não conseguia encontrar uma explicação lógica e suspeitava que houve alguma artimanha oculta naquele lugar. Inconscientemente, ergueu a mão para conjurar uma muralha de terra, bloqueando a fenda de entrada na parede de rocha.
As armadilhas com gatilho que ele deixara foram superadas uma a uma: esporos miragem, esporos soporíferos e esporos parasitas combinados de tal forma que ele tinha certeza de que qualquer mortal comum pereceria instantaneamente, enquanto os magos perderiam ao menos uma camada de pele. Ele dispunha de tempo de sobra para procurar a lousa de pedra.
— Não há tempo para distrações. Meus olhos são bons, vi um grandalhão. Vamos dar uma olhada lá.
A ponta do dedo de Wayne estalou, lançando uma bola de fogo que flutuou à frente para iluminar o chão, tomando a liderança e ordenando que Mona caminhasse na frente.
Andem logo, tomem cuidado para não pisar nas armadilhas.
As ruínas da Cidade dos Gigantes transbordavam uma concentração densa de quatro elementos, com um teto tão alto quanto dois esgotos de Londres e meio. Se toda a área de mineração possuísse uma concentração elemental tão exagerada, a Montanha Elemental fazia jus ao seu nome e não havia sido batizada por engano.
— Mona, você conhece a história de como a Montanha Elemental recebeu esse nome?
— Não sei.
Mona balançou a cabeça. A Montanha Elemental não era nenhum ponto estratégico militar e raramente aparecia marcada nos mapas detalhados.
Quando a mina de cobre ainda funcionava, as pessoas a mencionavam; depois que a mina foi abandonada, os moradores de Silent Hill foram se mudando gradualmente, a maioria indo trabalhar nas fábricas das grandes cidades, tornando o lugar ainda mais esquecido.
Quanto à origem do nome da Montanha Elemental, Mona aplicou o conhecimento adquirido recentemente, sugerindo que Wayne não deveria analisar os problemas sempre sob a perspectiva de um mago: ouro, prata, cobre e ferro também não eram elementos?
— Ora, você aprendeu rápido.
Wayne não obteve uma resposta definitiva e não quis desperdiçar células cerebrais tentando deduzir. Se a Montanha Elemental já havia sido um santuário de cultivo no passado, isso não importava; e se fosse? Ele nem sequer pertencia àquela época.
Os dois avançavam cada vez mais rápido na escuridão, sem disparar uma única armadilha ao longo do caminho. Talvez os mecanismos estivessem danificados pelo tempo, talvez as armadilhas fossem destinadas apenas a criaturas de grande porte — como os próprios gigantes —, ou talvez simplesmente não houvesse nenhum mecanismo ali. Wayne chegou ao obelisco meia hora antes do previsto.
Tratava-se de um pilar quadrado com o topo pontiagudo. Visto de longe, erguia-se alto e imponente; de perto, ao inclinar a cabeça para cima, nem mesmo era possível enxergar o topo.
Wayne estimou grosseiramente: apenas um dos lados da estrutura quadrada tinha mais de trezentos metros de comprimento, e a altura total...
Era definitivamente muito maior do que a Montanha Elemental.
Aquela não era a primeira vez que Wayne encontrava espaços sobrepostos: a cidade de Kafuno fixada pela morte, o mundo enevoado encontrado no caminho para o Condado de Sword River, a antiga cidade em ruínas onde o Demônio dos Mil Olhos descera, e até o território de lava engolido pelo Portão do Inferno eram os melhores exemplos de sobreposição espacial.
O Continente dos Escolhidos pelos Deuses não era estável e sofria facilmente com interferências externas!
Wayne deu uma volta ao redor do obelisco e viu uma grande quantidade de ranhuras horizontais, verticais e diagonais na superfície do bloco quadrado. Essas linhas cruzavam os quatro lados do obelisco como trajetórias de transmissão de energia, conferindo-lhe um forte aspecto de ficção científica.
Wayne piscou, imaginando uma arma de aniquilação estelar que utilizava os quatro elementos como energia e, com um único disparo, faria a lua desaparecer.
A Deusa da Luz era realmente digna de pena!
Não, espere, o vizinho era a Cidade do Eclipse, então o alvo bombardeado deveria ser o sol.
Wayne colocou luvas e tocou a superfície do obelisco; a textura das partículas de rocha era evidente, indicando que não fora construído de metal.
Ele tentou canalizar um fiapo de magia. Uma luz branca se espalhou pela superfície do obelisco, enfraquecendo gradualmente até se dissipar por completo a cerca de dez metros de distância.
A condutividade mágica era excelente.
Confirmado, aquilo era mesmo uma arma de aniquilação estelar! Havia criminosos ali tentando disparar contra a deusa!
Vendo a operação de Wayne, Mona o imitou, tentando encontrar inscrições antigas nas ruínas na superfície do obelisco. A realidade, contudo, foi cruel: ela não encontrou absolutamente nada.
Os dois trabalharam por cerca de dez minutos e saíram de mãos abrevadas.
— É provável que a lousa de pedra não esteja aqui.
Mona olhou para as ruínas mergulhadas na escuridão da Cidade dos Gigantes e disse preocupada: — Vamos embora. Mesmo com um milhar de pessoas, seria difícil vasculhar todas as ruínas em pouco tempo. Vamos sair daqui primeiro para evitar que o pessoal da Igreja da Morte bloqueie nossa retirada.
E se houvesse a possibilidade de que o próprio obelisco fosse a tal lousa de pedra?
Wayne ergueu os olhos para o teto. Para os seres humanos, uma lousa de pedra quadrada tinha trinta centímetros de largura e comprimento, no máximo o tamanho de uma lápide.
No entanto, as ruínas haviam sido construídas por gigantes; era impossível que fizessem uma lousa do tamanho de uma unha. Apenas considerando o estilo arquitetônico deles, que cultuava a premissa de que "o tamanho é a justiça", quanto mais importante a coisa, maior ela era feita, de modo que a escala da lousa de pedra podia ser facilmente imaginada.
A questão era: se a sua suposição estivesse correta, será que o pessoal da Igreja da Morte sabia que a lousa de pedra era o obelisco? E se sabiam, de que forma pretendiam transportá-lo e para onde o levariam?
Uma coisa tão colossal seria extremamente chamativa em qualquer lugar; certamente havia uma maneira de encolhê-la.
Enquanto Wayne pensava nisso, um estrondo violento ecoou de longe. A muralha de terra que ele havia erguido foi brutalmente estilhaçada, um som estridente no silêncio mortal daquelas ruínas.
— Eles nos alcançaram.
As sobrancelhas de Mona se franziram. Após descansar por várias horas, ela já havia superado a fase de tontura e náusea, mas se tratasse de participar de um combate de alta intensidade, ela seria apenas um peso morto.
***
— Vamos nos esconder e encontrar um ponto de observação elevado. Deixaremos que eles explorem as ruínas; se houver muita gente, nos preparemos para fugir. — Wayne deu um tapinha em Mona e caminhou em direção à área escura atrás deles.
Primeiro, armariam uma emboscada. Se conseguiriam ou não recuperar a lousa perdida naquele dia dependia do desempenho da Igreja da Morte.
Esperava que eles não o desapontassem; caso contrário, se ele perdesse a paciência e se transformasse no Cavaleiro da Morte, a situação ficaria feia para todos.
Mona moveu-se rapidamente, mantendo-se dois passos atrás de Wayne, e aproveitou a oportunidade para estender a mão e agarrar algo à frente.
Conseguiu!
O corpo de Wayne enrijeceu e parou. Ele deu um tapa na mão em sua retaguarda e, extremamente sem palavras, perguntou: — Detetive Mona, o que a senhorita está fazendo?
— Estava muito escuro, acabei pisando em falso e toquei sem querer — desculpou-se Mona repetidamente. Ela não queria aquilo, seu pé simplesmente escorregara.
Quem acreditaria nisso!
Wayne revirou os olhos, apoiou-se na ponta dos pés e correu rapidamente para o oeste.
É claro que ele sabia o que Mona pretendia; ela provavelmente estava confiando na sensação tátil para tentar identificá-lo através de suas nádegas.
Era hilário: quando ele se disfarçara, modificara cada detalhe da cabeça aos pés usando a essência vital, e o formato de suas nádegas já estava completamente alterado, com uma textura totalmente diferente; era impossível ser reconhecido daquela forma.
Wayne tinha total confiança em seu disfarce; Mona poderia tocar cem vezes e ainda assim não o reconheceria.
Apesar disso, ele manteve um certo nível de cautela. A detetive agia com rapidez, precisão e firmeza, o que demonstrava que ela já começara a suspeitar.
Isso deixava Wayne intrigado, pois ele não se lembrava de ter deixado escapar qualquer pista... Se fosse o tapinha que dera ao carregá-la, qualquer homem com a saúde mental normal e traços de malícia faria o mesmo, o que não justificava suspeitas a seu respeito.
Exatamente onde fora que o erro acontecera?
Wayne quebrava a cabeça sem encontrar resposta. Mulheres inteligentes eram difíceis de lidar; ele já começava a cogitar abandonar o navio.
Mona caminhava franzindo a testa atrás de Wayne, olhando de vez em quando para a própria mão. Embora a textura não batesse, a intuição feminina dizia a ela que Wayne e Bruce muito provavelmente eram a mesma pessoa.
— Wayne, por que você não fala nada? É...
— Me chame de chefe!
— Chefe, por que você não fala nada? Será que ainda está bravo comigo? Se for isso, que tal... você tocar de volta...
— Cale a boca!
Wayne a interrompeu com um tom de censura: — Detetive Mona, lembro-me de que você é uma clériga. Sendo uma freira, seu comportamento não deveria ser tão licencioso. Se houver uma próxima vez, não venha mais trabalhar na agência de investigações.
Seu tom era extremamente sério, sem qualquer traço de brincadeira, fazendo o coração de Mona disparar ao ouvir aquilo; era exatamente daquela maneira que Bruce costumava repreendê-la.
Cada vez mais parecido!
Antes que Wayne pudesse terminar, sentiu repentinamente que a luz ao redor havia ficado muito mais clara, permitindo distinguir os contornos da arquitetura das ruínas mesmo sem o uso da visão aprimorada.
— Hehehe... —
Uma risada assustadora e bizarra ecoou no alto. Wayne ergueu a cabeça e avistou uma gigantesca cabeça de caveira no céu das ruínas.
O crânio tinha cerca de dez metros de altura, era uma criação mágica que continuava a subir como um pequeno sol, emitindo um brilho cinzento, gélido e mortal.
Afetada por aquela energia, a expressão de Mona tornou-se extremamente feia, e ela murmurou cerrando os dentes: — É um Mago Dourado. Se um mortal comum ficar banhado nessa luz por muito tempo, será afetado pelo ambiente e se transformará em uma criatura morta-viva.
— Encontre um quarto para nos escondermos; se a luz não nos atingir, não haverá problema. — Wayne apressou o passo.
***
Na fenda de entrada das ruínas, após ser brutalmente alargada pelo grupo da Igreja da Morte, o espaço agora era largo o suficiente para várias pessoas passarem lado a lado.
Fileiras de soldados esqueléticos entraram primeiro, seguidos pelos membros da Igreja da Morte liderados por Sebastian. Olhando para as ruínas subterrâneas mergulhadas na escuridão, Sebastian ergueu sua bengala de passeio.
O adorno de caveira na ponta abriu e fechou os maxilares com estalos, e uma energia semitranslucida elevou-se no ar, expandindo-se instantaneamente até atingir dez metros. Ela irradiava luz para afastar a escuridão, permitindo a todos enxergar aquele mundo com maior clareza.
Enorme!
O forte impacto visual fez com que todos abrissem os olhos arregalados, respirando com dificuldade e soltando exclamações de admiração.
— Porra! — (múltiplas vozes)
A escala das ruínas da Cidade dos Gigantes dispensava maiores descrições; bastava escolher qualquer caminho reto ao acaso para que os soldados esqueléticos presentes pudessem caminhar lado a lado por ele.
Sebastian deu leves batidinhas com a bengala em sua mão e, após recitar um breve encantamento, convocou seus três orgulhosos cavaleiros esqueléticos.
Todos os três cavaleiros vestiam armaduras; a couraça preta tinha um design quase idêntico ao do Cavaleiro da Morte, e suas espadas estavam penduradas nos flancos dos cavalos.
Contudo, a semelhança na aparência não significava que a força fosse a mesma. Para fortalecer a combatividade dos três cavaleiros esqueléticos, Sebastian os equipara com armas de fogo modernas.
Dois dos cavaleiros carregavam metralhadoras pesadas, com cintas de munição enroladas nos braços, enquanto o terceiro levava um rifle de precisão nas costas e duas carreiras de granadas atadas à cintura.
Os tempos avançavam, e os magos precisavam acompanhar o ritmo da modernidade; caso contrário, em vez de mais tarde, seriam alvejados na cabeça por um rifle de precisão a oitocentos metros de distância ainda ao meio-dia.
Nesse aspecto, Sebastian era claramente superior aos outros Magos Dourados.
Enfeitiçar aviões, canhões e couraçados estava prestes a se tornar realidade!
Com a ajuda do crânio branco flutuante, a visão de Sebastian expandiu-se novamente. Observando de cima, ele conseguiu ter uma visão panorâmica de todas as ruínas da Cidade dos Gigantes e, em questão de dez segundos, avistou os dois pequenos ratos fugindo para o oeste.
— Óscar, há dois ratos no oeste. Leve um esquadrão de soldados esqueléticos para eliminá-los; se puder capturá-los vivos, traga-os até mim para que eu os transforme pessoalmente em servos esqueléticos. Se não puder capturá-los vivos, traga os cadáveres — ordenou Sebastian.
Na frente da multidão, um minerador corpulento deu um passo à frente. Ele possuía uma fisionomia que Wayne invejaria profundamente: um rosto cheio de carne endurecida que dispensava maquiagem para interpretar um vilão; bastava postar-se ali para parecer um.
Óscar reuniu os subordinados de seu posto avançado e partiu em desabalada carreira à frente de cinquenta soldados esqueléticos.
Sebastian franziu levemente a testa, lembrando-se de Dunn, que fora morto pelo mago da natureza. Para prevenir imprevistos, recitou um encantamento complexo e longo.
No alto, as órbitas oculares do gigantesco crânio brilharam com uma luz negra e emitiram risadas estridentes. Dois corvos de energia totalmente negros bateram as asas e voaram na direção em que Wayne e Mona se encontravam.
Com a adição da maldição da morte, aquilo se tornava infalível!
— Os demais, venham comigo... —
Sebastian olhou para o obelisco ao longe, maravilhando-se por o oráculo transmitido pelo Cavaleiro da Morte não ser falso, e um sorriso irônico curvou os cantos de sua boca: — Ruínas perdidas, história soterrada, todo o passado eventualmente retornará ao abraço da morte. Não é isso, afinal, uma espécie de destino?
***
O crânio branco emitia risadas estridentes, e duas corvos negros voaram de suas órbitas oculares, disparando diretamente em direção a Wayne e Mona, que se escondiam nas profundezas das ruínas.
As habitações das ruínas eram excepcionalmente grandiosas; Wayne acabara de escalar uma muralha alta quando viu de longe a maldição despencando do céu.
A Deusa da Morte reinava soberana. Seus três subordinados detinham o poder divino desde a era primordial, administrando o reino divino para a deusa, razão pela qual as maldições da morte eram geralmente divididas em três tipos.
Wayne tivera a infelicidade de provar a maldição de Griu, o Observador, uma vez anterior. A situação dele não fora grave; os verdadeiros azares foram Villy e Chris — a primeira mudou de sexo, enquanto a segunda não apenas mudou de sexo como também de espécie.
A maldição do Observador não matara Wayne nem os outros, o que tinha muita relação com a personalidade de Griu: ele não gostava de matar diretamente através de curas ou pragas, preferindo fazer com que a vítima desmoronasse através do sofrimento psicológico.
Portanto, Griu, o Observador, também era conhecido como a Aranha do Azar.
Em comparação, Sene, o Juiz, não tinha tantas firulas; os corvos devoradores de almas soavam agourentos e eram diretos e implacáveis, decidindo a morte logo no primeiro golpe.
Se houvesse alguma diferença, resumia-se a morrer no ato ou definhar lentamente em meio à agonia.
Mona escalou a muralha e, ao observar os corvos que se aproximavam velozmente, sentiu um pânico intenso, invocando à força a magia de luz sagrada para erguer uma defesa.
Aquele foi o seu último pensamento coerente!
Wayne não a impediu, aguardando pacientemente enquanto Mona abria caminho por uma barreira de luz sagrada.
A risada estridente aproximou-se, e os dois corvos negros adentraram sucessivamente a projeção da luz sagrada, com o ímpeto desacelerando abruptamente.
Em seguida, um dos corvos bateu as asas e voou para fora, com os olhos brilhando em vermelho, mergulhando diretamente no peito de Wayne.
— Ah! Estou morrendo! — exclamou Wayne levemente, exibindo um semblante acinzentado de quem estava prestes a expirar.
Mona sentiu tontura e desabou sentada no chão, com as pálpebras pesadas lutando para se manterem abertas. Ela mordeu os lábios com força, usando a dor física para evitar desmaiar ali mesmo.
Sem tempo para se preocupar com a condição de Wayne, o segundo corvo avançou, recolhendo as asas para colidir contra ela.
Sem alternativa, Mona fechou os olhos com força.
Três segundos depois, abriu-os lentamente, olhando atônita para as costas que a protegiam.
— Wayne, você está bem?
Embora não soubesse que método Wayne usara para desviar a maldição, ser atingida duas vezes seguidas pelos corvos devoradores de almas tornava o efeito aterrorizante da praga muito maior do que uma simples soma.
A figura erguida à sua frente oscilou levemente, emitindo uma voz fraca que fingia suportar grande dor: — Eu estou bem... O problema é você. Se está com sono, durma, não fique resistindo à força.
Wayne não estava apenas bem; estava bom demais. A entrada do corvo em seu corpo fora como um retorno ao ninho; assim que percebeu tratar-se de um engano, dissipou-se pacificamente.
Aproveitou para dar um petisco ao Livro da Goldice.
A quantidade era pequena, mas melhor do que nada.
Wayne instou Mona a desmaiar logo, pois havia muita gente do outro lado e ele estava impaciente para se transformar e assumir o posto de líder!
Mona recusou-se a ceder, erguendo-se do chão com sua consciência exausta. Suas pernas tremiam e fraquejavam, e ela segurou a manga de Wayne para não cair: — Ainda me resta um fiapo de raciocínio... Deixe-me tentar transferir a maldição. Se fosse você, certamente conseguiria escapar.
Wayne ficou chocado com o espírito de sacrifício daquela mulher, cuja nobreza o fez sentir uma ponta de vergonha.
Pensando pelo lado positivo, pelo menos a sua intuição estava certa.
— Durma. Talvez você acorde renovada — disse Wayne com suavidade, esticando a mão para acariciar o rosto de Mona.
Um aroma doce e floral espalhou-se no ar. Mona sentiu as pálpebras pesadas, respirou com dificuldade e quase perdeu a consciência, mas ainda conseguiu agarrar a gola da veste de Wayne: — Isso... pode ser um sono eterno. Diga-me... você é o Bruce?
— Nunca ouvi esse nome, você se enganou de pessoa.
Wayne erguendo a mão, deu um leve toque na nuca de Mona, acomodando seu corpo relaxado no chão. Pensando melhor, achou que a posição não era adequada, então a ergueu nos braços, saltou por uma janela que parecia a entrada de um castelo e entrou no aposento dos gigantes.
Wayne colocou Mona deitada com cuidado, ergueu quatro paredes de terra ao redor para garantir que ela não fosse atingida pelo combate, e só então voltou o olhar fixo para a direção do obelisco.
— A caçada começou!