Capítulo cento e vinte e oito: Sem luz
No escuro, ouviu-se a voz do Terceiro Tio:
— Quantas pessoas ainda não desceram?
A voz do Magricela respondeu:
— Quatro. Além dos nossos homens, há também um de vocês, o Gordo.
Ele se referia ao Senhor Gao.
O Terceiro Tio disse:
— Todos bloqueiem a saída do túnel de saque. Não podemos deixar que acendam as lanternas e iluminem tudo.
Mal terminou de falar, ouviram-se ruídos miúdos vindos do túnel. Mais uma pessoa estava descendo. Uma luz surgiu dentro do túnel; aquele homem havia acendido a lanterna antes mesmo de chegar ao fundo.
O Magricela gritou:
— Apague a lanterna!
O homem não entendeu o que estava acontecendo. Saiu do túnel com uma expressão atônita, apontando a lanterna para todos os lados, e ainda perguntou:
— Que foi isso?
No escuro, aquele feixe de luz parecia um vaga-lume. Antes que o homem compreendesse o que ocorria, ouviu-se um assobio agudo, e alguma coisa avançou velozmente em sua direção.
À luz tênue, mal se podia distinguir Erlong reagindo com extrema rapidez. Ele chutou o homem, mas se atrasou por uma fração de segundo. O sujeito desviou o corpo, porém uma flecha cravou-se em seu ombro. Ele soltou um grito lancinante.
— Apague logo a lanterna! — berrou o Magricela.
Dessa vez, o homem entendeu. Desligou a lanterna às pressas, e tudo ao redor mergulhou novamente na escuridão.
No escuro, ele gemia de dor:
— Ai, ai, ai...
Além de seus gritos, ouvia-se o chiado do rádio comunicador. O Magricela praguejou:
— O túnel tem pouco mais de dez metros, e esse maldito rádio já ficou sem sinal. Que porcaria!
Ouviram-se novos ruídos dentro do túnel. O Magricela, tomado pela ansiedade, gritou para lá:
— Não acenda a lanterna!
O homem que descia realmente não a acendeu. Então a voz do Senhor Gao veio do escuro:
— Por que não posso acender?
Esse era o único ponto positivo do Senhor Gao: quando não entendia alguma coisa, obedecia sem questionar. Mandavam-no fazer algo, e ele fazia. Por isso escapou daquela desgraça.
O Velho Chen, o Terceiro, aproximou-se, puxou-o para um lado e começou a explicar tudo em detalhes.
Ainda havia dois homens lá em cima. Eles desceram um após o outro. O primeiro foi esperto o bastante para apagar imediatamente a lanterna. O último, porém, não teve a mesma sorte. Gritamos para que apagasse a luz, mas ele continuou sem entender. Quando tentamos salvá-lo, já era tarde. No escuro, ouviram-se vários assobios — quatro ou cinco flechas dispararam em sua direção e cravaram-se todas em seu corpo. O homem nem sequer gemeu; caiu no chão e não se mexeu mais.
No escuro, Erlong foi até ele, apalpou-lhe o nariz e disse:
— Está morto.
Todos tatearam o caminho até se reunirem. O Magricela explodiu de raiva:
— E agora? Como vamos entrar nessa tumba sem luz?
Azanamu respondeu friamente:
— Você acha que só está com pressa? Nós estamos ainda mais aflitos do que você.
— Minha senhora, então apresente logo algum plano. O que vamos fazer agora? — perguntou o Magricela.
Azanamu disse:
— Tenho uma ideia. Mas não sei se você se atreve a tentar.
O Magricela ficou paralisado por um longo momento. Só depois perguntou:
— Que ideia?
Azanamu explicou:
— Em um ambiente como este, os olhos humanos não conseguem enxergar. Mas, para o espírito maior, isso não é um obstáculo.
O Magricela perguntou o que era um espírito maior.
Erlong explicou, rindo:
— A alma de uma pessoa.
Por um instante, ninguém disse nada. A menção repentina àquele assunto tornou o ambiente ainda mais assustador.
Azanamu continuou:
— Posso extrair o seu espírito maior e fazê-lo sair do corpo. Sua alma irá à frente para explorar o caminho, enquanto seu corpo a seguirá atrás. Assim poderemos avançar.
O Magricela gaguejou:
— I-Isso é verdade? Você está falando sério? Parece uma piada.
Azanamu respondeu friamente:
— Experimente e verá.
Houve um breve silêncio no escuro. Então o Magricela disse:
— Por que eu tenho de tentar? Por que não faz isso com um dos seus homens?
Erlong perdeu a paciência:
— Afinal, vai tentar ou não? Depois não venha reclamar quando seguirmos em frente e deixarmos vocês para trás. Se não conseguirem nos acompanhar, a culpa será de vocês.
O Magricela permaneceu calado por alguns instantes e então gritou:
— Dagang, venha cá.
A voz de um subordinado respondeu:
— I-Irmão Magricela, o que foi?
Sua voz tremia. Aquele homem chamado Dagang sabia muito bem o que o Magricela pretendia fazer.
O Magricela disse:
— Dagang vai ser o primeiro a tentar. Você consegue realizar o ritual nele?
Azanamu respondeu:
— Coisa simples. Venha seguindo a voz. Vou realizar o ritual de separação da alma.
Esperaram algum tempo. Azanamu começou a ficar impaciente:
— Onde ele está?
No escuro, o Magricela chamou:
— Dagang! Dagang!
Ninguém respondeu. O Magricela começou a xingar:
— Onde diabos você se meteu? Seu covarde! Acha que fingir que morreu vai resolver alguma coisa? Quando sairmos daqui, você vai ver o que vou fazer com você!
O Magricela chamou então outro homem. O sujeito simplesmente permaneceu calado, sem responder nem sequer dar sinal de que ouvira. Não estava disposto a se envolver.
Dos quatro homens que o Magricela trouxera consigo, dois estavam fingindo silêncio no escuro, um estava morto e outro gravemente ferido. Agora só restava ele.
Azanamu disse:
— Afinal, você vai fazer isso ou não? Daqui a pouco seguiremos em frente, e você não conseguirá nos acompanhar.
No escuro, o Magricela cerrou os dentes e bateu o pé no chão:
— Está bem, eu faço. Esse ritual tem algum efeito colateral?
Azanamu respondeu:
— Fique tranquilo. Enquanto eu estiver aqui, garanto que tudo voltará ao normal.
Ouviram-se passos leves e fragmentados no escuro. O Magricela devia ter se aproximado de Azanamu. Em seguida, começaram os murmúrios de uma oração, baixos, profundos e rápidos. As palavras passavam velozmente por sua boca, impossíveis de compreender.
Cerca de cinco ou seis minutos depois, a voz cessou. Azanamu perguntou:
— Está vendo?
O Magricela ficou estupefato:
— Minha nossa! Estou vendo! É uma enorme sala de pedra, cercada por pedras dos quatro lados. Um pouco à frente, à esquerda, há um túnel. Parece que dá para entrar por ele. Ah...
De repente, sua voz se elevou, como se tivesse visto algo aterrorizante:
— Eu... como posso estar vendo dois de mim?
— Não entre em pânico. Agora sua alma está fora do corpo. Esse outro você que está vendo é o seu corpo — explicou Azanamu. — Pode avançar. Seu corpo o seguirá atrás.
O Terceiro Tio acrescentou:
— Na verdade, continua sendo você, como antes. A única diferença é que sua alma e seu corpo estão separados por cerca de um metro.
Erlong disse:
— Você vai à frente e nos conduzirá. Nós o seguiremos. Então, rapazes, vocês não vão conosco?
Dagang, que continuava fingindo silêncio, respondeu:
— Isso, isso mesmo. Nós não vamos.
Erlong disse:
— Então façam o favor de levar o ferido e o cadáver de volta à superfície pelo túnel de saque. Depois expliquem ao pessoal lá fora tudo o que aconteceu.
Dagang e os outros pareceram ter recebido um indulto. Prometeram, batendo no peito, que fariam exatamente aquilo e pediram que ficássemos tranquilos.
Logo depois, ouviram-se passos e o ruído desordenado de alguém carregando um corpo. Pelo som, era possível perceber que todos haviam subido de volta pelo túnel.
O Magricela gritou atrás deles:
— Seus ingratos! Podiam ao menos deixar alguém aqui comigo!
Aqueles homens correram como coelhos. Ninguém lhe deu atenção. Em pouco tempo, desapareceram completamente.
Agora, na câmara funerária, além do nosso grupo, só restava o Magricela.
Azanamu disse:
— Já que todos os intrusos foram embora, vamos tratar do que realmente importa. Ande logo e nos conduza.
O Magricela berrou:
— Não, não! No começo não foi isso que combinamos. Vocês não disseram que tinham um jeito de avançar sozinhos? Eu separei minha alma do corpo apenas para conseguir acompanhá-los. Por que agora querem que eu os conduza? Isso não está certo.
Antes que alguém respondesse, o Senhor Gao começou a xingá-lo:
— Que enrolação! Você ainda é homem ou não? Ande logo! Se não tem coragem, suma daqui!
— Está bem, está bem. Vocês são mesmo incríveis — disse o Magricela, rangendo os dentes. — Eu vou na frente, eu vou. Mas tratem de me acompanhar. Se se perderem, não coloquem a culpa em mim.
— Espere — disse preguiçosamente o Terceiro Tio.
No escuro, não sabíamos o que ele estava fazendo. Pouco depois, senti alguém enfiar um pedaço de corda em minha mão. O Terceiro Tio explicou:
— Amarrem a corda à cintura desse sujeito. Basta puxarmos a corda e seguirmos em frente.
Ouviram-se passos. A corda se moveu. O Magricela devia ter começado a andar.
No escuro, havia passos miúdos tanto à frente quanto atrás de mim. Eu conseguia sentir todos ao meu redor e fiquei muito mais tranquilo.
Avançamos tateando durante algum tempo. O espaço ao redor foi se estreitando, e a sensação de opressão tornou-se intensa. Comecei a respirar com dificuldade sem perceber. Estendi uma das mãos e toquei uma parede a pouca distância. Então compreendi: havíamos entrado no túnel que o Magricela mencionara.
Depois de caminharmos por muito tempo, o grupo parou.
O Magricela disse:
— Há duas portas de pedra à frente. Estão abertas. Lá dentro parece haver uma câmara funerária.
— Não entre ainda — disse Erlong. — Você consegue ver o que há dentro da câmara?
Após uma breve pausa, o Magricela começou a respirar com dificuldade:
— Há silhuetas humanas. Não consigo enxergar direito. Estão flutuando dentro da câmara.
Azanamu disse:
— São espíritos dos mortos. Você está agora no estado do bardo, por isso consegue vê-los. Espere um pouco. Vou recitar um encantamento para ver se conseguimos evitá-los.
No escuro, ouviu-se a voz de Azanamu entoando as escrituras. Depois de algum tempo, ela parou.
— Não adianta. Sem a luz das velas formando o círculo ritual, o encantamento não funciona.
O Terceiro Tio disse:
— Vou acender uma vela para tentar. Aqui não deve haver nenhum mecanismo oculto, certo?
— Isso, isso! Tente logo — apressou-se o Magricela, ansioso para voltar ao estado normal.
No escuro, o Terceiro Tio remexeu na bolsa e disse:
— Recuem um pouco. Vou até a frente acender a vela.
Ele havia pensado em tudo com cuidado, temendo ativar algum mecanismo e ferir pessoas inocentes.
Pouco depois, vimos uma luz fraca surgir a alguns metros à nossa frente: o brilho fantasmagórico de uma vela.
Estávamos havia tanto tempo no escuro que, quando aquela pequena luz apareceu de repente, quase chorei. A emoção era impossível de descrever.
Assim que a luz surgiu, ouviu-se um assobio cortando o ar. A chama foi atingida e se apagou com um estalo.
O Terceiro Tio perguntou, perplexo:
— Que tipo de mecanismo existe aqui? Ele é capaz de detectar a luz?
Meu corpo inteiro tremia.
— Já existia uma tecnologia dessas na era republicana?
— Vou tentar de novo — disse Erlong.
No escuro, vimos uma faixa luminosa atravessar o ar em velocidade vertiginosa. Era um bastão fluorescente de brilho esverdeado.
Erlong lançou o bastão. Ele girou no ar e caiu no chão. Sob aquela luz, finalmente consegui enxergar com clareza a cena diante de nós.