Capítulo Cento e Quarenta e Quatro: O Monge

Segredos da Feitiçaria Sombria O Programador Desinibido 3269 palavras 2026-03-31 18:55:52

O Mestre Wuchan riu à gargalhadas: "Quem sabe, você pode tentar a sorte."

Com uma expressão de desespero, eu disse: "Wuchan, vamos parar com as brincadeiras, que horas são estas?"

O Mestre Wuchan acenou com a mão: "Vá, vá, pode ficar tranquilo." No fim das contas, ele não disse se iria ou não.

Entrei no ônibus com a passagem e o veículo partiu. Através da janela de vidro, olhei para o Mestre Wuchan lá embaixo. Ele não estava olhando para mim, mas exibia uma expressão um tanto melancólica e distante.

Cada vez mais eu achava que aquilo não ia dar certo; será que ele realmente não viria?

Uma vez dentro do ônibus, já não havia como voltar atrás, então tive que me resignar. Pensei que, afinal de contas, Wuchan era um mestre respeitável e não faria uma infantilidade dessas de faltar com a palavra.

Cerca de uma hora de viagem depois, cheguei aos arredores da cidade e, após me informar com o motorista, desci.

Segui pela estrada na montanha, caminhei por mais vinte minutos e, exausto, finalmente avistei um pequeno templo com um portão vermelho próximo a um estacionamento. Olhando para a entrada, o templo não era muito grande, ostentando uma placa de madeira com três caracteres: "Templo Luoshui".

Comprei uma garrafa de água mineral na lojinha ao lado e, enquanto bebia, quatro ou cinco jovens saíram de uma van. Eram todos rapazes, armados com porretes, e o líder apontou um bastão para mim: "Você é o Wang?"

Quase engasguei com a água. Quando foi que fui arrumar confusão com esses marginais? Apavorado, apressei-me em responder que sim.

O grupo se aproximou e o líder disse: "Não precisa ter medo, fomos contratados pelo patrão Zhou para te dar apoio. Sabes do que se trata? Desta vez é para pegar um monge?"

Concordei rapidamente com a cabeça.

Os rapazes entreolharam-se e o líder comentou: "Já batemos em todo tipo de gente, mas nunca em um monge. E este é um lugar sagrado do budismo."

Os outros capangas caíram na gargalhada, bajulando o chefe: "O irmão Gang realmente tem o dom da palavra."

Eu não estava com cabeça para rir; suava frio dos pés à cabeça e logo intervim: "Rapazes, não tenham pressa. Eu não sou o organizador desta ação, também estou esperando alguém."

"E a pessoa?", perguntou o tal de Gang.

Olhei para a estrada que descia a montanha. Em plena luz do dia, a vista alcançava longe, mas não havia viva alma. Do Mestre Wuchan, nem sinal; nem mesmo um pássaro voava por ali.

Não tive escolha senão pedir que esperassem, garantindo que ele logo chegaria.

Era o início do outono e o sol brilhava forte. Os rapazes refugiaram-se sob o beiral do templo, fumando entediados e jogando conversa fora.

Esperamos desde as três da tarde até quase as cinco, e do Mestre Wuchan nem sombra. Meu coração afundava cada vez mais, parecendo cair no abismo de um penico.

Gang jogou uma imensidão de bitucas de cigarro no chão: "Olha aqui, meu camarada, dá para ser mais pontual? Já vou avisando: independentemente de conseguirmos pegar o monge hoje, nossa diária não vai ter um centavo a menos."

"Sem falta, sem falta", respondi prontamente.

Eu não tinha nenhuma forma de contato com o Mestre Wuchan; nem número de celular, nem WeChat. De repente, dei-me conta de um problema crucial: se o Mestre Wuchan realmente me desse um bolo e desaparecesse para sempre, sem falar em encontrá-lo, ele tinha acabado de me ferrar de vez! Deixar-me sozinho ali, sem poder ir nem ficar, se algo grave acontecesse com Zhou Chunhui, eu nem se me jogasse no Rio Amarelo conseguiria limpar minha barra.

Após mais meia hora de espera, os capangas, extremamente irritados, gritaram para mim: "Chefe, estamos com tanta fome que nossas barrigas estão grudando nas costas!" E exigiram que eu lhes pagasse um banquete.

Aceitei a realidade: o Mestre Wuchan provavelmente não viria mesmo.

Fui à lojinha ao lado comprar uma pilha de comidas e bebidas, voltei e disse a eles: "Comam isso para forrar o estômago e, depois, venham comigo para o templo!"

Para eles, tanto faz: um trabalho feito, um pagamento recebido. Trabalhar para quem quer que fosse dava no mesmo.

De barriga cheia e satisfeitos, seguiram-me para dentro do templo.

Só ao entrar percebi que o templo guardava surpresas. Logo após o portão havia uma escadaria de pedra que descia. Olhando lá de baixo, o pátio era vasto, havia um lago com carpas vermelhas e muitas árvores frondosas de copas verdes e imponentes, cujos galhos estavam repletos de fitas vermelhas amarradas por fiéis devotos.

Em frente ao salão principal erguia-se um longo incensário, almofadas para ajoelhar-se e vários recipientes de bronze de diferentes formatos cujos nomes eu desconhecia. Aquele lugar parecia um verdadeiro paraíso na terra, um santuário budista.

Fiquei intrigado, pois não conseguia detectar o menor vestígio de aura demoníaca. Que tipo de monge depravado conseguiria manter um lugar daqueles tão impecavelmente organizado?

Com o coração sobressaltado, avisei o grupo: "Sigam estritamente minhas instruções e não ajam por impulso."

Os capangas deram de ombros; no fundo, também não queriam confusão. Ganhar dinheiro sem fazer esforço era melhor do que qualquer coisa.

Descemos os degraus e chegamos à entrada do salão principal, onde algumas devotas leigas realizavam suas práticas e entoavam sutras.

Elas terminaram bem na hora em que chegamos, saindo com livros sob o braço, conversando e rindo. Apressei-me em perguntar: "O monge Nengchi está no templo?"

Uma senhora idosa olhou-os com estranheza: "Procuram o abade?"

Ela avaliou o nosso grupo. Atrás de mim, aqueles rapazes usavam bonés de lado, olhares tortos e seguravam armas improvisadas; de cara, não pareciam boa coisa. Instantaneamente, um grupo de mulheres nos cercou, falando todas ao mesmo tempo: "O que vocês querem com o abade?"

Apressei-me em explicar que viemos de longe para pedir a iluminação do monge Nengchi, pois éramos todos elementos desajustados da sociedade.

O líder Gang irou-se: "Seu Wang, pare de falar merda! Quem é elemento desajustado? Olha o seu medo, fale a verdade de uma vez: viemos dar uma surra no Nengchi, façam-no sair!"

Apesar da idade avançada, aquelas guardiãs budistas não eram fáceis de lidar e começaram a gritar: "Chamem a polícia! Chamem a polícia! Ousar vir causar confusão num templo, não têm medo do inferno?"

Uma das senhoras simplesmente começou a desferir socos desajeitados em nós. Os capangas perderam a paciência e Gang esbravejou: "Suas velhas nojentas, são todas mal-acostumadas! Se perderem a paciência, vamos bater em mulheres também!"

A senhora retrucou: "Rapaz, você tem muita coragem, ousa tocar num dedo de nós para ver!"

Eu suava frio da cabeça aos pés, tentando apaziguar os ânimos no meio da confusão. Não só não consegui acalmar ninguém, como levei vários tapas daquelas mulheres, além de alguns pontapés oportunos dos capangas. Eu era a ovelha negra de todos os lados.

Fui espancado a ponto de ficar com o rosto coberto de poeira e, em pensamento, amaldiçoei o Mestre Wuchan com os piores nomes possíveis. Na próxima vez que o visse, daria-lhe uma rasteira daquelas, deixando-o inconsciente. Aquele sujeito tinha acabado comigo.

Bem no auge daquela algazarra, uma voz ecoou de dentro do salão: "Quem é que quer me dar uma surra?"

A cena silenciou-se de imediato. Todos olharam para trás e viram um jovem monge saindo das profundezas do salão. Teria por volta de vinte e poucos anos, traços extremamente delicados e refinados. Devido ao calor, não vestia a batina tradicional, mas sim uma regata preta de monge, polainas nas pernas e sapatos monásticos, parecendo ágil e impecável.

As devotas cercaram-no imediatamente: "Abade, há baderneiros aqui querendo agredi-lo. Fique tranquilo, com a gente aqui, não vamos deixar que tenham sucesso."

Portanto, aquele era Nengchi.

A aura daquele monge lembrava uma flor de lótus emergindo da água, imaculada. Uma pessoa assim poderia ser um monge demoníaco? Por outro lado, nunca se sabe: quanto mais o alcoólatra nega que está bêbado, e quanto mais o demônio assume feições belas para caminhar entre os mortais — histórias assim enchiam os contos de fadas e lendas de raposas e tartarugas transformadas em lindas mulheres.

O monge Nengchi abriu caminho entre a multidão e parou diante de nós: "Quem é que queria me bater?"

Nesse momento, todos os capangas apontaram o dedo para mim: "Ele!"

O monge Nengchi olhou para mim: "Foi você quem quis me bater? Não sei como pretende fazer isso, prefere bater no lado esquerdo ou no lado direito do meu rosto?"

Senti tanta vergonha que quase quis desaparecer. Dei uma tosse seca, pisquei para o monge Nengchi e disse: "Bem... pequeno mestre, poderíamos ir ali a um canto conversar? Tenho algo a lhe dizer."

O monge Nengchi sorriu afavelmente, virou-se e fez um gesto para as mulheres, indicando que não se alarmassem, e então seguiu-me com passos firmes até um local isolado.

Pensei comigo: "Wuchan, meu caro Wuchan, foi você quem me empurrou para essa fossa primeiro, então não me culpe por te vender agora."

Limpei a garganta e comecei: "Pequeno mestre, é o seguinte: há poucos dias, a filha de um antiquário veio passear no seu templo."

O monge Nengchi sorriu: "Muita gente vem aqui todos os dias. Posso não tê-la visto, e mesmo que a tenha visto, posso não me lembrar. Continue."

"Acontece que, depois que a garota voltou para casa, caiu num estado de coma profundo. Mais tarde, chamaram um mestre espiritual, e esse mestre disse..." Olhei fixamente para ele.

O monge Nengchi completou: "E esse mestre disse que eu pratico artes demoníacas, que tive desejos impuros ao ver uma bela moça e que fui eu quem a deixou naquele estado de coma?"

Bati palmas: "Pequeno mestre, você é danado de bom, acertou em cheio."

O monge Nengchi assentiu: "Imaginei que fosse isso. Desde que vim do Nordeste para esta abençoada terra e consegui me estabelecer no templo, tenho enfrentado tantas críticas, boatos e difamações de todo tipo que ouço insultos a cada hora de cada dia. Alguém neste mundo me difama, me engana, me humilha, ri de mim, me despreza, me subestima e me ludibria; como lidar com isso? Simplesmente aguento, cedo, evito, deixo para lá, suporto, respeito, ignoro e, daqui a alguns anos, veremos onde essa pessoa vai parar."

Eu realmente não conseguia decifrar aquele pequeno monge; era impossível saber, com meus olhos mortais, se ele era um monge elevado ou um demônio disfarçado. Contudo, uma coisa era certa: ele possuía um carisma magnético imenso, convencendo qualquer um com poucas palavras. Não era de admirar que o templo atraísse tantas senhoras devotas.

"E dizem que usei qual método para adormecer a moça?", perguntou o monge Nengchi.

Respondi: "Dizem que você domina a técnica de projeção astral e entrada em sonhos, invadindo os sonhos da jovem todas as noites para ter relações íntimas com ela, absorvendo sua energia yin para nutrir sua própria energia yang... Fiquei vermelho só de ouvir."

O monge Nengchi riu às gargalhadas: "Se realmente existisse tal técnica neste mundo, eu estaria disposto a abandonar os votos só para aprendê-la."

Suando copiosamente, comentei: "Pequeno mestre, por favor, não brinque com isso."

O monge Nengchi ponderou: "Tenho muita curiosidade em saber quem é esse mestre espiritual que vocês contrataram para me difamar tanto."

"Chama-se Mestre Wuchan", respondi. "Ele é um homem santo no Pico Sanhuang, na Montanha Wudang."

"Mestre Wuchan?", repetiu o monge Nengchi. "Já encontrei esse homem. Exala uma aura demoníaca, não é flor que se cheire."