Capítulo 135: Vendendo Relíquias Funerárias
Er Long sugeriu: "Que tal vocês ficarem para tratar o feitiço de Chen, enquanto eu vou atrás de Ajarn Namo? Podemos nos dividir em dois grupos."
Meu terceiro tio concordou e pediu que mantivessem contato por telefone.
Er Long arrumou sua mochila e levantou-se. Antes de partir, deu um tapinha em meu ombro sem dizer nada, entrou em um veículo, ligou o motor e partiu.
Na minha visão, Ajarn Namo ter levado a velha senhora não deixara rastro algum. Não sabia com base em quê Er Long a rastrearia, mas esses mestres possuem habilidades próprias e raramente revelam suas origens.
Eu, meu terceiro tio e o Sr. Gao ficamos para tratar da condição de Chen, o Terceiro. Meu tio escolheu um local protegido do vento; não podíamos entrar nas barracas, pois estavam repletas de cadáveres, o que era repugnante, então tivemos que escolher um lugar no terreno montanhoso ao ar livre. Enquanto ele tratava de Chen, eu e o Sr. Gao entramos em um veículo para tirar um cochilo.
O ferimento na perna do Sr. Gao já estava enfaixado e não apresentava perigo. Após uma noite tão exaustiva, assim que ele subiu no carro, adormeceu profundamente, roncando ruidosamente.
Deitado no banco de trás, sentia-me atordoado, com as pálpebras pesadas; nem mesmo o ronco alto conseguia me despertar.
Dormi profundamente até que alguém deu leves batidas em meu rosto. Relutante, consegui abrir os olhos e vi meu terceiro tio. Ele disse: "Chega de dormir, arrume tudo rápido e vamos embora, a polícia chegará em breve."
Ainda grogue e com a mente em branco, sem entender o que acontecia, acompanhei meu tio nos preparativos.
O feitiço de Chen, o Terceiro, parecia ter sido desfeito; sua aparência estava bem melhor, embora ainda se sentisse debilitado, e ele arrumava suas coisas em silêncio.
Não usamos os veículos que estavam ali. Carregando nossas mochilas, deixamos o vale e, assim que alcançamos um ponto elevado no bosque, ouvimos as sirenes das viaturas que se aproximavam.
Nós quatro observávamos do alto da encosta.
"Por que a polícia veio?", perguntou o Sr. Gao.
"Foi a velha senhora quem denunciou", disse alguém repentinamente atrás de nós. Viramo-nos e vimos que Er Long havia chegado.
Ele explicou: "Encontrei a velha senhora, mas não encontrei Namo. Ela a poupou e não a matou, mas... descobri que, quando a encontrei, suas funções corporais estavam muito debilitadas. Ela estava deitada ao relento e com uma perda de memória severa; não sabia responder a nada e, ao mencionar Namo, não fazia ideia de quem fosse. Namo provavelmente usou algum método para apagar sua memória. Como não consegui extrair nada, decidi usar a velha senhora para resolver a questão dos mortos. Fiz com que ela mesma chamasse a polícia e dissesse que o grupo deles foi atacado por substâncias venenosas na montanha, e que ela foi a única sobrevivente. Assim, limpamos nossas suspeitas e podemos ir embora."
Meu terceiro tio assentiu: "Er Long, você é eficiente. Qiang, quando tiver oportunidade, aprenda bem com o irmão Er Long."
Eu realmente admirava Er Long. Em termos de artes místicas, ele não se comparava ao meu tio ou a Ajarn Namo, mas, ao lidar com situações tão espinhosas, ele tinha seus próprios métodos; conseguia organizar as coisas mais caóticas com clareza.
Nós cinco saímos silenciosamente pelo outro lado da montanha e retornamos ao distrito de Longkou. Não paramos; recuperamos nossos veículos no estacionamento do hotel e saímos da cidade imediatamente. No caminho de volta, Er Long desceu do carro, dizendo ter outros assuntos a tratar, e combinou com meu tio que, assim que houvesse qualquer informação sobre Ajarn Namo, nos avisaríamos mutuamente — essa era a prioridade absoluta.
Meu tio dirigiu até em casa. Após discutirem, Chen, o Terceiro e o Sr. Gao, abalados pelo ocorrido, decidiram que não queriam mais ficar em Jiangbei e compraram as passagens de trem de alta velocidade mais rápidas para retornar naquela mesma noite. Meu tio pediu que se cuidassem e mantivessem contato.
No final, apenas eu e meu tio chegamos em casa.
Minha mãe e minha irmã estavam nos esperando e, ao verem nossa aparência exausta, ficaram preocupadas, preparando comida e água quente para o banho.
A expressão do meu tio era de profunda frustração. Ele esperava que encontrar a tumba do Marechal Chen revelasse os segredos da Caverna do Espelho, mas quem poderia prever tal reviravolta?
Percebendo seu mau humor, tentei consolá-lo, dizendo que, pelo menos, agora tínhamos um rastro claro: bastava encontrar Ajarn Namo, o que era melhor do que andar às cegas sem direção.
Meu tio suspirou: "O mundo é vasto, Ajarn Namo é uma pessoa viva, quem poderia saber para onde ela foi?"
Eu disse: "Tio, você está enganado. Nos últimos anos, a China intensificou o controle de registros civis. Hoje em dia, qualquer pessoa que viaje ou se hospede em hotéis deixa rastros! A menos que ela se desloque apenas a pé e durma em tubos de concreto na rua. Sendo Ajarn Namo uma pessoa viva, enquanto ela estiver em solo chinês, com certeza será registrada."
Isso pareceu despertar meu tio. Ele pensou um pouco e disse: "Tenho amigos na polícia, posso perguntar a eles."
"Nesta região, se realmente quiserem encontrar alguém, nem um pássaro escapa", eu disse. "Tio, não se estresse, sempre haverá um jeito."
Meu tio sorriu e deu um tapinha em meu ombro: "Muito bem, garoto, agora você está começando a me dar conselhos."
Eu ri sem graça e disse que não era para tanto.
Descansei em casa por alguns dias, durante os quais meu tio saía constantemente para buscar contatos na polícia.
Com ele fora, aproveitei para esconder os objetos funerários que havia retirado da tumba. Peguei cinco itens no total: três contas e dois cálices de ouro. As três contas eram pequenas, provavelmente de jade ou esmeralda, com um pequeno furo no centro — imaginava que serviam em grampos ou adornos de cabeça. Não deviam valer muito, mas os dois cálices eram de ouro puro; mesmo que não fossem vendidos como antiguidades, o valor do peso do ouro já era considerável.
Eu tinha pego esses itens às escondidas e não pretendia declará-los; seriam meu pequeno fundo de reserva. O problema agora era como encontrar um lugar para trocá-los por dinheiro vivo.
Certa manhã, pesquisei no computador e encontrei um grande mercado de antiguidades na cidade vizinha, chamado Mercado de Antiguidades da Era Dourada. Funcionava aos sábados e domingos e diziam ser muito movimentado, não devendo nada a Panjiayuan.
Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha ido. Hoje era fim de semana, por que não dar um pulo lá? Vender as peças e transformar em dinheiro seria o ideal, pois guardá-las comigo era perigoso.
Hesitei, pois nunca tinha feito algo assim. Sem conhecer ninguém lá, e se me passassem a perna? Na verdade, eu já estava preparado para ser enganado, contanto que não fosse algo absurdo, mas o medo era encontrar alguém perverso que denunciasse o caso à polícia. Se eu fosse preso, como explicaria a origem desses objetos?
Enquanto pensava, meu WeChat apitou. Peguei o celular e, caramba, o Sr. Gao, de Pequim, tinha me transferido cinco mil yuans.
Fiquei confuso. Aquele velho companheiro era um pouco ingênuo, mas a esse ponto? Distribuindo dinheiro assim? Será que ele errou?
Enviei um ponto de interrogação. O Sr. Gao respondeu com um emoji de risada e uma mensagem de voz: "Irmão, as coisas que tirei da tumba já foram vendidas. Esse dinheiro é o seu pagamento pelo silêncio, obrigado por não ter contado nada na época."
Fiquei inquieto e perguntei como ele tinha vendido.
O Sr. Gao mandou outra mensagem de voz rindo, dizendo que tinha muitos contatos em Pequim; deixou as antiguidades com um amigo e, em minutos, tudo foi vendido. "Coisa simples", disse ele.
Fiquei tentado a pedir que ele vendesse as minhas também, mas desisti. Não era falta de confiança no Sr. Gao, mas sim porque, na época da exploração da tumba, eu o critiquei severamente, dizendo que não deveríamos roubar os objetos funerários. Se eu aparecesse agora com essas peças, estaria me contradizendo.
O Sr. Gao disse no WeChat que ia curtir um pouco e que nos falaríamos depois.
Embora cinco mil yuans tivessem caído do céu, eu não conseguia ficar entusiasmado. Sem conseguir ficar parado, decidi que deveria tentar a sorte no Mercado de Antiguidades.
Desta vez, não levaria tudo; levaria apenas duas contas para testar.
Avisei em casa que talvez não voltasse à noite, e minha mãe disse que tudo bem.
O mercado ficava na cidade vizinha, uma viagem de pelo menos duas horas. Decidi que passaria a noite por lá. Com a mochila nas costas, saí da vila como um ladrão e peguei o transporte.
Cheguei à cidade vizinha quase ao meio-dia. Peguei um táxi até o mercado; era realmente grande, centrado em um palácio de estilo antigo, com o mercado ocupando todo o entorno. Havia de tudo: antiguidades, livros velhos, sucatas, além de muitos vendedores de sapatos de couro e relógios. Era uma confusão, uma multidão de gente.
Dei uma volta e, entre as bancas de sucatas e antiguidades, encontrei um velho com uma cara simpática e me agachei para conversar. Ele percebeu que eu não era um comprador e, sem paciência, continuou mexendo em seu rádio. Forcei uma tosse e, ganhando coragem, fui direto ao ponto: "Tio, você compra objetos?"
"Compro, mas não aceito falsificações nem lixo", disse ele.
"Dê uma olhada nisto", tirei uma conta da mochila e entreguei a ele.
O velho colocou os óculos, examinou a peça e torceu o nariz: "Garoto, você tirou isso de algum grampo ou adorno ancestral da sua família?"
Fiquei impressionado. Aquele velho era bom.
Não respondi à pergunta: "Veja quanto vale, preciso do dinheiro com urgência."
O velho disse: "Isto foi polido de jade; o jade é bom, mas é uma pena. Se você tivesse o adorno completo, valeria muito, talvez centenas de milhares ou até um milhão. Mas só essa conta... Bom, pago três mil. Se quiser, deixe aqui; se não, leve embora e tente em outro lugar."
"O quê? Três mil?" Quase perdi a calma: "Isso não paga nem a minha passagem de ida e volta!"