Capítulo 140: A Salvação de Todos os Seres
Eu já sabia que tinha fracassado, mas não podia ficar de braços cruzados enquanto aquela figura de névoa negra insultava a moça sem pudor.
Recitei repetidamente os mantras de exorcismo que meu terceiro tio me ensinara e o Sutra do Coração birmanês, mas nada daquilo surtia efeito diante da cena. De repente, percebi que meu tio provavelmente subestimara a situação; não se tratava apenas de um contágio por energias negativas, mas, muito provavelmente, de algum tipo de entidade maligna agindo deliberadamente.
Sem que eu percebesse, passou-se uma hora. A figura de névoa negra, como se estivesse satisfeita, começou a desvanecer. A névoa pairava sobre o corpo de Zhou Chunhui, cuja pele apresentava um rubor doentio, enquanto seu estado de inconsciência se aprofundava.
Cessei as orações, cabisbaixo e desolado. Limpei os olhos com as mãos e só então notei que estava chorando; não sabia nem quando as lágrimas haviam começado a cair.
O velho Zhou agarrou meus ombros: "Xiao Wang, como é? Como está minha filha?!"
Respondi honestamente: "Não tenho como ajudar. Os mantras de exorcismo que meu terceiro tio me ensinou não funcionaram com sua filha."
O rosto do velho Zhou tornou-se lívido. Ele desabou no chão, murmurando repetidamente sobre como aquilo era possível.
Meu humor estava péssimo. Olhando para a jovem inconsciente e pensando na humilhação que sofrera por algo que eu não conseguia deter, sentia-me impotente e angustiado. A melancolia era absoluta.
Lá fora, as pessoas ouviram o movimento e começaram a chamar. Fui até a porta e a abri; eles entraram em um tropel. Uma mulher correu para perto da cama, resmungando: "E então? O que aconteceu?"
Um homem riu com escárnio: "Basta olhar para a cara do velho Zhou para saber que o exorcismo falhou."
A mulher abraçou Zhou Chunhui, com os olhos marejados: "Minha sobrinha é tão digna de pena." Ela se levantou de repente e apontou o dedo para o meu nariz, gritando: "Para mim, vocês dois, tio e sobrinho, não passam de dois grandes charlatões!"
"Você não pode falar assim, eu fiz o meu melhor", retruquei.
"Fez o seu melhor?" A mulher se aproximou, quase cutucando meu rosto com o dedo: "Nós vimos tudo pela janela. Você ficou sentado no chão, resmungando um monte de bobagens e não fez mais nada. Está tentando enganar quem? Acha que somos crianças fáceis de tapear?"
Respondi sem forças: "Eram mantras de exorcismo birmaneses."
A mulher virou-se para o velho Zhou: "Não estou falando de você, mas conheço tantos taoístas e monges que qualquer um que eu chamasse resolveria. Você foi justamente confiar em alguém de Mianmar. Aquele lugar é tão pobre que nem celular eles têm; que tipo de pessoa com verdadeiro conhecimento poderia vir de uma terra tão selvagem? Se a saúde da sua filha se complicar por causa disso, não haverá arrependimento no mundo que dê jeito."
O velho Zhou, de cabeça baixa e olhos vermelhos, aproximou-se e disse: "Xiao Wang, obrigado por esta noite. Depois acertarei o seu pagamento."
Eu queria mencionar a figura que possuíra a moça, mas desisti. Se o velho Zhou soubesse que sua filha fora abusada por algo daquela natureza, provavelmente daria com a cabeça na parede. Já que eles podiam contratar alguém mais qualificado, cedo ou tarde descobririam; decidi não me intrometer.
Balancei a mão: "Deixe para lá, não fiz nada, não preciso de pagamento."
O velho Zhou retrucou: "Então não vou mais incomodá-lo."
Era um convite claro para que eu me retirasse.
A mulher me encarou: "O que está esperando? Vá embora! Inútil! Quer que a gente te leve numa liteira?"
Eu não tinha dignidade para ficar ali. Saí do pátio de cabeça baixa. Enquanto caminhava, alguém me alcançou; era a irmã Wu, a babá da casa. Ela parecia um pouco sem jeito: "Jovem, o patrão me pediu para acompanhá-lo até a saída."
Enquanto cruzávamos a sala de estar, entendi tudo: "É medo de que eu roube algo?"
A irmã Wu ficou ainda mais constrangida: "Não pense besteira."
Com o rosto pálido, fui colocado para fora do "Jubaozhai" e a porta se fechou atrás de mim.
Dei um chute na parede ao lado, sentindo uma pontada no tornozelo; a frustração era impossível de conter. Já passava da uma da manhã, o mercado estava silencioso, nem uma alma viva, apenas o som ocasional de caminhões pesados na estrada lá fora.
Eu me sentia na escuridão total, como se tivesse caído em um abismo sem fim.
Se agora eu não tinha sequer um lugar para dormir, o que eu estava fazendo da vida?
Não fui muito longe; agachei-me em um beco para fumar, pensando no ritual, e quanto mais pensava, mais perturbado ficava.
Joguei a bituca no chão, pensando em procurar um hotel para descansar, mas desisti. Com o meu estado psicológico atual, mesmo que me deitasse, passaria a noite em claro. Era melhor caminhar e deixar o vento soprar.
Passei o resto da madrugada circulando pelo mercado, com a cena do fracasso e os insultos daquela mulher ecoando na mente. Eu era mesmo um inútil?
De repente, lembrei-me de ligar para o meu terceiro tio. Precisava lhe contar o resultado e pedir que pensasse em outra solução.
Liguei, mas o telefone estava desligado. Tentei várias vezes, em vão. Deixei uma mensagem no WeChat, mas não houve resposta.
Era evidente que meu tio também estava enfrentando problemas na Mongólia Interior.
Caminhava com um sorriso amargo. Meu controle emocional era deplorável; um simples contratempo e eu já me sentia como se estivesse morto. Se fosse Zhang Hong no meu lugar, o que ele faria? Provavelmente, no primeiro insulto, ele teria respondido à altura. Era grosseiro, sem dúvida, mas satisfatório. Por que eu não conseguia ser assim?
Vaguei a noite toda. Às cinco da manhã, com o céu clareando, comi uma tigela de tofu em uma barraca de café da manhã. Estava tão exausto que temi desmaiar ali mesmo. Aluguei um quarto em uma pensão barata e apaguei.
O sono não foi reparador; tive muitos pesadelos bizarros. Dormi pouco, mas o cansaço era tanto que não conseguia despertar.
Quando acordei, já passava do meio-dia. Fiquei sentado na cama, atordoado, sentindo-me como se tivesse levado uma paulada. Aquela soneca só servira para me deixar ainda mais letárgico. Lavei o rosto e tentei ligar para meu tio novamente, mas o telefone continuava desligado.
Minha cabeça estava a mil. Não tinha como ajudar meu tio, pois os problemas dele eram certamente mais complexos que os meus.
Após refletir, decidi voltar ao Jubaozhai. Tinha saído de forma muito covarde na noite anterior. Precisava esclarecer as coisas e queria tentar novamente. Se não desse certo, paciência; admitiria que estava além da minha capacidade. Não era por falta de vontade, mas por falta de poder.
Saí da pensão e fui até lá. No caminho, planejei como responder àquela mulher caso ela me insultasse novamente. Desta vez, não seria gentil; se ela me ofendesse, eu devolveria. Ser um cavalheiro na sociedade não servia de nada; quem é bom demais acaba sendo pisado.
Ao chegar à porta do Jubaozhai, encontrei-a trancada. Havia um aviso colado: "O proprietário está ausente. Fechado por um dia. Pedimos desculpas."
Senti uma frustração imensa, como se tivesse socado o ar.
Após o fim de semana, o mercado estava deserto. Os estabelecimentos eram fixos, e as bancas ambulantes haviam desaparecido.
Dei mais umas voltas, sem coragem de voltar para casa. Não podia aceitar aquele fim.
Decidi esperar mais um dia e tentar a sorte novamente quando o Jubaozhai reabrisse.
Ao anoitecer, entrei em um restaurante. Embora não tivesse muito apetite, não queria me privar. O local era bem situado; da janela, podia-se ver todo o Mercado de Antiguidades da Era Dourada, com o rio amarelo ao longe, o que me trouxe um pouco de paz.
Como ainda era cedo, não havia muitos clientes. Pedi costelas fritas, frango ao molho e uma dose do destilado artesanal da casa.
Enquanto comia, ouvi alguém recitar perto de mim: "Vinho ralo, flores densas, perdido entre o embriagante e o florido, não sei em qual casa mora a primavera. Brincando com o sentimento à noite, quem ousaria vagar pelo mundo? As flores não deveriam lamentar a embriaguez diante da cortina, mas o vinho, no fim, traz sempre o dissabor."
Quem recitaria poesia num restaurante hoje em dia? Ou era um exibido, ou era um louco.
As pessoas ao redor olharam e eu, após um gole, também virei o rosto. Ao ver quem era, congelei.
Na mesa ao lado, um homem vestido de forma simples — calças camufladas, tênis, uma camisa básica e uma mochila militar cruzada — parecia um daqueles vendedores de panfletos.
Meus olhos brilharam e quase gritei. Não era um estranho, era o mestre Wu Chan, o lendário mestre do Monte Wudang, que sempre aparecia e desaparecia como um dragão!
"Mestre Wu Chan..."
Ele fez um sinal para que eu não chamasse atenção e sugeriu, sorrindo: "Que tal dividirmos a mesa?"
Meu coração disparou. Eu o via como um salvador; ele era um mestre de primeira grandeza!
O mestre Wu Chan pediu ao garçom que trouxesse seus pratos. Eram pratos gordurosos, como intestino de porco e pernas de pato fritas. Meu humor melhorou instantaneamente. Embora fosse um mestre, ele era uma pessoa extremamente acessível e pé no chão.
Disse, rindo: "O senhor não é monge? Por que come comida tão gordurosa?"
Ele balançou a cabeça: "Quem te disse que sou monge? Apenas ajudo ocasionalmente nos estudos dos monges nos templos. Não sou ordenado. Simplificando, sou um pesquisador do budismo."
"Como veio parar aqui?" perguntei.
"Nada de 'senhor', use o 'você'. E me chame apenas de Wu Chan. Não suporto que me chamem de mestre, fico desconfortável."
Eu estava radiante e perguntei novamente sobre sua vinda.
Wu Chan gargalhou: "Como salvar os seres sencientes sem mergulhar no mundo mortal?"